• Nenhum resultado encontrado

CLASSIFICAÇÃO DOS CONTRATOS ELETRÔNICOS

4. O CONTRATO ELETRÔNICO

4.3 CLASSIFICAÇÃO DOS CONTRATOS ELETRÔNICOS

A depender do uso que se faz do computador conectado à internet para a manifestação de vontade tendo por objetivo a formação de vínculo contratual, podemos extrair algumas características distintas.

Cesar Viterbo Matos Santolim230 classifica o que denomina de contratos por computador em três categorias distintas, conforme o uso feito do computador na formação dos contratos: computador como simples meio de comunicação, no qual o computador funciona como instrumento de comunicação de vontade já aperfeiçoada; computador como local de encontro de vontades já aperfeiçoadas, hipótese em que o computador é programado por terceiro estranho à contratação e posto a serviço das partes contratantes; e computador como auxiliar no processo de formação da vontade (contratos por computador

stricto sensu), no qual tal máquina exerce papel fundamental na manifestação de vontade

das partes contratantes.

229 VERÇOSA, Haroldo Malheiros Duclerc. Contratos Mercantis e a Teoria Geral do Contrato – O Código

Civil de 2002 e a Crise do Contrato. São Paulo: Quartier Latin, 2010. p. 227.

230 SANTOLIM, Cesar Viterbo Matos. Formação e Eficácia Probatória dos Contratos por Computador. São

Manoel J. Pereira dos Santos231 distingue, por sua vez, os contratos concluídos por computador, nos quais este tem papel determinante na manifestação de vontade das partes, dos contratos que se utilizam do computador como mero instrumento de comunicação de acordo de vontades já aperfeiçoado.

Diferentemente das classificações acima baseadas na forma de utilização do computador para formação ou comunicação do contrato, Mariza Delapieve Rossi232 propõe outra classificação para os contratos eletrônicos, dividindo-os em três categorias, quais sejam, intersistêmicas, interpessoais e interativas.

Os contratos eletrônicos intersistêmicos são aqueles formados mediante utilização do computador como ponto convergente de vontades preexistentes, ou seja, as partes apenas transpõem para o computador as vontades resultantes de negociação prévia, sem que a máquina tenha interferência na manifestação dessas vontades. As partes que figuram nesta relação contratam as regras que regerão as comunicações e transações realizadas eletronicamente, tratando-se aqui de uma comunicação intersistêmica, na qual os sistemas de computador dos contratantes se interligam para comunicação. Assim, a atuação humana e, consequentemente, a manifestação volitiva, não aparece em cada negócio jurídico realizado, mas apenas em momento anterior, quando da programação dos computadores para que ajam de determinada maneira.

Conforme menciona Mariza Delapieve Rossi233, destaca-se em referida modalidade de contratação eletrônica a utilização do Eletronic Data Interchange (EDI), mediante utilização de “padrões de documentos” ou “padrões EDI.”. Exemplo de uma operação de EDI ocorre, por exemplo, quando uma empresa se comunica com o sistema de vendas de um fornecedor, por meio do envio de documentos eletrônicos de pedido de compra, visando à aquisição de um produto.

231 SANTOS, Manoel J. Pereira dos. Aspectos Legais do Comércio Eletrônico – Contratos de Adesão. In:

Anais do XIX Seminário Nacional de Propriedade Intelectual, São Paulo, Associação Brasileira de Propriedade Intelectual, agosto de 1999, p.p. 105.

232 ROSSI, Mariza Delapieve. Aspectos Legais do Comércio Eletrônico – Contratos de Adesão. In: Anais do

XIX Seminário Nacional de Propriedade Intelectual, São Paulo, Associação Brasileira de Propriedade Intelectual, agosto de 1999, p.p. 105-106.

Os contratos eletrônicos interpessoais são entendidos como aqueles nos quais o computador é utilizado como meio de comunicação entre as partes, mas não é somente uma forma de comunicação de vontade já concebida, interagindo de forma significante na formação da vontade das partes.

Referido tipo de contrato, caracterizado pela interação humana nos dois pólos da relação, pode ser dividido em duas categorias distintas, conforme a simultaneidade da declaração e recepção da manifestação de vontade. São considerados contratos eletrônicos interpessoais simultâneos aqueles firmados por partes que estejam, ao mesmo tempo, conectadas à rede por meio de seus computadores, possibilitando que a declaração de vontade de uma parte seja recebida pela outra quase que instantaneamente, tal qual ocorre nos contratos firmados por videoconferência por computador. Já os contratos nos quais se verifica maior lapso de tempo entre a manifestação das declarações de vontade são entendidos como contratos eletrônicos interpessoais não simultâneos, tal qual ocorre com os contratos celebrados por email234.

Os contratos eletrônicos interativos, nas palavras de Erica Brandini Barbagalo235, são o “mais peculiar de todos os modos de contratar via computador”. Neste tipo de contrato, comenta a autora, uma pessoa interage com um sistema destinado ao processamento eletrônico de informações, colocado à disposição por outra pessoa, sem que esta esteja, ao mesmo tempo, conectada e sem que tenha ciência imediata de que o contato foi efetuado. Esta é a forma mais comum de contratação pela internet, evidenciada pela compra de produtos ou contratação de serviços mediante acesso aos web sites.

Normalmente, os contratos eletrônicos interativos são caracterizados pela apresentação de cláusulas unilateralmente preestabelecidas pelo proprietário do web site, sem possibilidade de discussão e alteração de tais cláusulas pela contraparte, que deverá aceitá-las em bloco se quiser celebrar o negócio, ou rejeitá-las, também em bloco, abrindo mão da contratação.

234Importante destacar que Maristela Basso entende que a toca de mensagens por email pode ser considerada

como instantânea desde que os contratantes estejam se utilizando dos respectivos computadores simultaneamente. Ressalta, todavia, que a celebração de contrato por email pode não ser instantânea se razoável período de tempo separar as manifestações de vontade. (BASSO, Maristela. Contratos Internacionais do Comércio: Negociação, Conclusão, Porto Alegre: Livraria do Advogado, p. 89).

235 BARBAGALO, Erica Brandini. Contratos Eletrônicos – Contratos Formados por meio da Rede de

Computadores, Peculiaridades Jurídicas da Formação do Vínculo. Dissertação de Mestrado defendida na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, 2000. p. 51.

A classificação dos contratos conforme o lapso temporal existente entre as manifestações de vontade das partes contratantes será importante para o estudo do momento da conclusão do contrato eletrônico, conforme veremos adiante.

4.4 FORMAÇÃO DOS CONTRATOS ELETRÔNICOS – OFERTA E