• Nenhum resultado encontrado

É preciso entender os procedimentos metodológicos que nortearam o estudo. Portanto nesta etapa foi apresentado o tipo de pesquisa que foi utilizado, a coleta e a análise dos dados. Constituiu-se como uma das partes mais importantes do estudo, pois se a metodologia for bem feita, se torna possível alcançar os melhores resultados.

Aaker, Kumar e Day (2013), afirmam que o objetivo da pesquisa é uma declaração, pois sua terminologia é a mais precisa possível, de quais informações são necessárias. Mas esse objetivo precisa ser elaborado a fim de que se obtenha informações que assegurem a satisfação do propósito da pesquisa.

Quanto à forma de abordagem (GIL, 2002), a pesquisa foi quantitativa. Quantitativa é o tipo de pesquisa que considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-las e analisá-las.

A abordagem quantitativa significa quantificar opiniões, dados, nas formas de coleta de informações, assim como também com o emprego de recursos e técnicas estatísticas, conforme nos traz Oliveira (1999).

Richardson (1989), este método caracteriza-se pelo emprego da quantificação, tanto nas modalidades de coleta de informações, quanto no tratamento dessas através de técnicas estatísticas, desde as mais simples até as mais complexas.

Quanto aos objetivos (GIL, 2002) ou fins (VERGARA, 2004), a pesquisa se classificará como exploratória e descritiva.

A pesquisa exploratória, primeiramente foi desenvolvida com a revisão da literatura através de levantamentos bibliográficos sobre o comportamento do consumidor. Conforme Gil (2002), as pesquisas exploratórias têm como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a constituir hipóteses. Tem como objetivo o aprimoramento de ideias ou a descoberta de intuições.

Malhotra (2001), afirma que o principal objetivo da pesquisa exploratória é trazer a real compreensão do problema enfrentado pelo pesquisador. A pesquisa exploratória é utilizada nos casos em que é necessário definir o problema com uma maior precisão, identificar os cursos relevantes de ação ou obter dados adicionais antes de se desenvolver uma abordagem. Já de acordo com Vergara (2004) a pesquisa exploratória é realizada em área na qual a pouco conhecimento acumulado e sistematizado.

Contribuindo com a ideia Cooper e Schindler (2003), afirmam, pela exploração, os pesquisadores desenvolvem conceitos de forma mais clara, estabelecem prioridades, desenvolvem definições operacionais e melhoram o planejamento final da pesquisa. Esses ainda defendem que o objetivo da exploração

é desenvolver hipóteses, e não testar. E segundo Malhotra (2001), a pesquisa exploratória é caracterizada pela sua flexibilidade e versatilidade com respeito aos métodos, pois são empregados protocolos e procedimentos formais de pesquisa.

A presente pesquisa teve como embasamento dados bibliográficos, através de pesquisa em livros e artigos, no qual foram selecionados assuntos relacionados com o processo de compra do consumidor e seu comportamento.

Os meios para Vergara (2004) ou procedimentos técnicos para Gil(2002) classificam-se como bibliográfica e documental.

Bibliográfica, por ser um estudo elaborado com fundamentação teórica com base em materiais publicados por autores que falam sobre o tema estudado. Segundo Vergara (2004), a pesquisa bibliográfica é o estudo sistêmico desenvolvido com dados publicados em livros, revistas, jornais, rede eletrônicas; apresenta formato analítico para qualquer que seja o formato de pesquisa, mas pode esgotar- se na mesma. Já segundo Gil (2002), a pesquisa bibliográfica é desenvolvida tendo como base materiais já elaborados, constituídos em livros e artigos específicos. Neste estudo, teve fundamentação teórica de livros e de TCCs passados que falam sobre o estudo, embora poucos, mas também se buscou se embasar em TCCs sobre vestuário.

Classifica como documental, pois para realizar o estudo foram utilizados documentos descritos. Documental, pois foram utilizados materiais documentais descritivos do tema de estudo. Segundo Vergara (2004) a pesquisa documental é realizada em documentos conservados no interior de órgãos públicos, registros, anais, regulamentos, circulares, ofícios, memorandos, balancetes, comunicações informais, filmes, microfilmes, fotografias e outros.

A pesquisa descritiva envolve a análise de entrevistas estruturadas através de um questionário com atributos relacionados ao comportamento das consumidoras, que utiliza a escala Likert com 5 categorias de respostas e de perguntas espontâneas, onde a pessoa expressou livremente o que pensa a respeito.

Foi descritiva, pois não indagou sobre quais as razões ou condicionamentos de concordância destes sujeitos com o tema. Buscou avaliar as atitudes com relação ao assunto. Conforme Vergara (2004), a pesquisa descritiva expõe características de determinada população ou de determinado fenômeno. Gil (2002), afirma que as pesquisas descritivas têm como objetivo primordial a descrição das características

de determinada população ou fenômeno, ou ainda, o estabelecimento de relações entre variáveis.

Pelo método de Survey foi criado um questionário seguindo alguns fatores: entre esses foi definido: O quê, que informações são necessárias se obter no referente estudo; Quando seria aplicado, até quando se pretenderia colher os dados; Onde iriam se abordadas as pessoas a serem entrevistadas; Por quê, porque estamos obtendo as informações dos entrevistados; Maneira, de que maneira as informações que são necessárias serão obtidas.

A pesquisa se classifica também como de levantamento, também conhecida como enquete ou survey. Gil (2002) explica que a coleta de dados primária é via sondagem de opinião através de um problema, este pode ocorrer por meio de entrevistas com formulários elaborados com perguntas, geralmente fechadas.

Segundo Malhotra (2001), os surveys podem envolver o uso de perguntas exploratórias (abertas), ou estudos causais (experimentos) são muitas vezes feitos por surveys. Elas podem ser transversais e longitudinais.

Documentos relacionados