• Nenhum resultado encontrado

A história da moda lingerie segundo Fields (2007), revela que as mulheres não estão simplesmente mostrando seus corpos, mas sim mudanças econômicas, políticas e sociais. Portanto, o estudo do comportamento de compra de lingerie pelas mulheres não pode ser separado dos estudos sobre feminismo, indústria cultural e historia (QUINN; KALLEN, CATHEY, 2006, RIORDAM, 2007, apud, BACHA, STREHLAU, VIEIRA, 2010).

Conforme Ticianel (2008), a lingerie passou a ser uma peça fundamental para o público feminino, e sua utilização passou a ser um sinônimo de conforto, elegância e sedução.

Conforme (PRADO, 2011, apud, MULLER, 2011), “inserir moda no produto significou despertar o desejo por marcas, inovação. Com isso as confecções de moda íntima passaram a lançar coleções primavera/verão, outono/inverno”.

As mulheres estão sempre buscando coisas novas, atraentes, que as fazem se sentir bem, melhoram sua autoestima, produtos sexys, valorizando a qualidade e o preço. Afinal, o que faz as mulheres buscarem peças íntimas sofisticadas?

Por outro lado, McCarthy e Perreault (1997), descrevem que historicamente as mulheres eram vistas como o agente de compra da família, mas, com o crescimento delas no mercado de trabalho e com as compras a noite e no fim-de- semana se tornou mais comuns homens e os filhos mais velhos também tomarem decisões de compra.

Para Ticianel (2008), várias peças e acessórios que são utilizadas pelas mulheres compõem a conhecida “lingerie”, ou peças intimas: calcinhas, sutiãs, cintas-ligas, etc.

Sebrae (2014), afirma que as mulheres buscam conforto e sensualidade. A lingerie é um objeto de desejo que envolve as pessoas em mistério e fantasia, despertando o seu poder de atração.

As mulheres adoram o glamour e a sofisticação de lingeries sensuais. Peças em renda, cortes minúsculos, bordados, cetim, detalhes em veludo, estampa de onçinha, são alguns dos detalhes que fazem deste filão de roupa íntima, a arma de sedução das mulheres.

Na hora de escolher a lingerie ideal, toda mulher se preocupa em estar bonita, feminina e confortável ao mesmo tempo.

E lingerie certa, não é apenas aquela que molda o corpo da mulher, é necessário que a mesma seja confortável e estar adequado ao corpo e tamanho de quem a veste, pois se for o contrário não transparecerá beleza e sensualidade.

Conforme (TICIANEL, 2008, apud, BACHA, STREHLAU, VIEIRA, 2010), distingue no discurso publicitário de lingerie, valores de prazer sexual, valores de prazer estético e valores estéticos ou utilitários.

A lingerie é um símbolo de sensualidade e beleza, e, faz parte de um segmento que brinca com as sensações e o imaginário de homens e mulheres. A moda íntima já não é mais apenas a roupa de baixo, definitivamente se tornou um artigo de moda, algo que faz a mulher se sentir mais bonita e atraente.

Nas transformações pelas quais passou ao longo dos séculos, a lingerie acompanhou as mudanças culturais e as exigências das mulheres, principalmente durante o século 20. A evolução tecnológica possibilitou o surgimento de novos materiais, que tornou a lingerie mais confortável e durável, duas exigências da vida moderna. A história dos lingeries remonta ao segundo milênio A.C, passando por inúmeras peças como: corseletes, espartilhos, ceroulas, crinolinas e cintas. (TICIANEL, 2008, apud, BACHA, STREHLAU, VIEIRA, 2010).

A lingerie acompanhou a evolução do vestuário, a moda e as mudanças de comportamento, mas seu uso também servia para diferenciação social, podendo ser um acessório da nobreza ou caracterizando a classe trabalhadora. A partir dos anos 1920, a lingerie passou a ter outras cores além do branco. Atualmente, o consumo de lingerie não é visto somente como um produto a ser consumido, mas como um símbolo de moda, representação social, identidade, isto é, traz no seu bojo questionamentos, conquistas e transformações comportamentais das mulheres. (TICIANEL, 2008, apud, BACHA, STREHLAU, VIEIRA, 2010).

Já diziam que nas propagandas de lingerie haveria um discurso fundado nos sete pecados capitais:

Avareza. Você não vai querer emprestar para ninguém; Inveja. É o que vai sentir sua melhor amiga;

Gula. É tão macio que dá até vontade de comer;

Soberba. Você vai se sentir a mulher mais linda do mundo; Preguiça. Tão confortável que não dá vontade nem de tirar; Luxúria. Tão sensual que não há homem que resista; Ira. É o que você vai sentir se chegar em casa com uma só.

Os pecados da avareza, da inveja, da gula e da soberba estão distribuídos no sutiã; a preguiça, a luxúria e a ira estão localizadas na calcinha. O slogan “tão confortável que não experimentar é um pecado” é feito para convencer qualquer mulher a usar a lingerie, já que não usá-la implica em ser uma pecadora. Assim, pode-se observar uma contradição entre os pecados anunciados na mensagem publicitária (já que há uma sugestão tácita de cometer esses pecados) e a mensagem geral, mais ampla, de que não usar a lingerie também é pecado. (PEREIRA, 2006, apud, BACHA, STREHLAU, VIEIRA, p. 7, 2010).

Cada dia mais as mulheres estão em busca do corpo perfeito. Para (FERRAZ E CAMPOS, 2009, apud, KNOPP, 2008), a preocupação com a beleza e o corpo modelado está cada vez mais presente na vida da sociedade moderna, pois, é o centro ordenador da sua existência.

3 METODOLOGIA

Nesse capítulo apresenta-se a proposta de metodologia utilizada para o desenvolvimento deste estudo. Será apresentado, o tipo de pesquisa utilizada, o processo de coleta, análise e interpretação dos dados. É um capítulo muito importante do estudo, pois é através da metodologia que é possível alcançar os resultados.

O principal objetivo desta pesquisa é investigar as particularidades sobre determinado assunto, a fim de gerar informações úteis para compreensão do tema abordado. Segundo Malhotra (2001), a pesquisa de marketing envolve a identificação, coleta, análise e disseminação de informações de forma sistemática visando assim melhorar a tomada de decisões relacionadas à identificação e a solução de problemas (e oportunidades) de marketing.

Neste estudo buscou-se identificar qual o comportamento das consumidoras ao comprar uma lingerie, o que levam em conta na hora de comprar uma lingerie. Através disso, foi possível a construção de uma análise que possibilitou a identificação de qual o grupo de mulheres que mais compra lingerie, o que também identificou novas oportunidade, para incrementar o fluxo dos negócios das lojas varejistas da cidade de Santa Rosa, com a venda de lingeries. É possível desenvolver diretrizes, capazes de impulsionar as vendas do comércio, considerando as interpretações que revelam maior consumo em determinadas ocasiões, bem como as atitudes que são levadas em conta na aquisição de uma lingerie. Esse objetivo foi efetivado através da utilização de duas formas de pesquisa: uma de caráter exploratório e outra de caráter descritivo.

Documentos relacionados