• Nenhum resultado encontrado

3.6 Apresentação e Análise dos Dados Coletados no Questionário Final

3.6.2 Codificação Axial dos Dados Coletados no Questionário Final

O quadro 72 mostra a codificação axial com relação à análise dos códigos preliminares obtidos na codificação aberta das respostas dadas para as questões do questionário final.

Quadro 72: Categorias conceituais obtidas na codificação axial do questionário final

Codificação Aberta

(Códigos Preliminares) (Categorias Conceituais) Codificação Axial

1) Recursos tecnológicos. 18) Mediação dos professores.

Dispositivos móveis como ferramentas para promover a interação social.

2) Operações matemáticas mediadas por dispositivos móveis.

6) Importância dos dispositivos móveis para a matemática.

7) Conteúdos matemáticos e funções. 9) Dificulta o envolvimento dos alunos.

14) Utilidade nas aulas e atividades de matemática e de outras disciplinas.

Dispositivos móveis como instrumentos mediáticos que possibilitam o

desenvolvimento de conteúdos matemáticos (potencialidades e obstáculos).

3) Busca de informações. 5) Realização de pesquisas.

16) Auxiliar no desenvolvimento dos alunos.

Dispositivos móveis como mediadores entre as atividades cotidianas e os conteúdos matemáticos escolares.

Fonte: Arquivo pessoal da professora-pesquisadora

Com a análise do questionário final, a professora-pesquisadora encerrou a fase analítica dos dados brutos coletados no trabalho de campo desse estudo.

O próximo capítulo apresenta a fase interpretativa relacionada aos resultados obtidos nesse estudo, por meio da elaboração de categorias conceituais, que auxiliaram a professora- pesquisadora a compreender a problemática dessa pesquisa, bem como determinar a resposta para a questão de investigação.

CAPITULO IV

INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS DA ANÁLISE DOS DADOS ATRAVÉS DAS CATEGORIAS CONCEITUAIS

Os pressupostos da Teoria Fundamentada nos Dados que foram adotados nas fases analítica e interpretativa desse estudo possibilitaram a busca de uma resposta para questão de investigação que pudesse identificar a problemática estudada, que estava relacionada com a utilização de uma prática pedagógica diferenciada para o desenvolvimento do conteúdo de funções exponenciais direcionada para alunos do 1º ano do Ensino Médio, que foram os participantes desse estudo..

Essa prática pedagógica também está fundamentada na utilização do software GeoGebra, bem como na Teoria da Aprendizagem Móvel, que está relacionada com a utilização de dispositivos móveis em sala de aula, como, por exemplo, o smartphone, que também podem ser utilizados como recursos pedagógicos para auxiliar os participantes desse estudo na compreensão de conteúdos matemáticos relacionados com funções exponenciais.

De acordo com esse contexto, a professora-pesquisadora formulou uma questão de investigação que possibilitasse uma exploração aprofundada do fenômeno estudado nessa investigação:

Quais são as possíveis potencialidades da utilização do software GeoGebra através do smartphone como recursos pedagógicos para o desenvolvimento do conteúdo de funções exponenciais para alunos do Primeiro ano do Ensino Médio?

Nesse direcionamento, primeiramente, os dados brutos que foram coletados durante a condução do trabalho de campo desse estudo, foram definidos por meio da amostragem teórica. Em seguida, a professora-pesquisadora iniciou o processo de codificação desses dados com a utilização da codificação aberta, anotando as expressões e frases que possibilitaram a identificação dos códigos preliminares. Posteriormente, esses códigos foram organizados em categorias conceituais que foram abstraídas desses indicadores.

Em concordância com Cassiani (1994), esse procedimento possibilitou o desenvolvimento metodológico desse estudo vinculado à Teoria Fundamentada nos Dados, que possibilitou a transição da estrutura preliminar e descritiva para conceitual e, em seguida, para

o desenvolvimento de uma estruturação teórica. A figura 6 mostra um modelo simplificado do desenvolvimento da Teoria Fundamentada nos Dados que foi utilizada nesse estudo.

Figura 6: Modelo simplificado adaptado da metodologia da Teoria Fundamentada

Fonte: Elaborado pela professora-pesquisadora

Consequentemente, a professora-pesquisadora sintetizou, com o auxílio das codificações aberta e axial, as informações contidas nos dados coletados nos questionários inicial e final, nas atividades propostas nos quatro blocos do registro documental e nas observações registradas no diário de campo da professora-pesquisadora.

Essa síntese possibilitou a elaboração de categorias conceituais que auxiliaram a professora-pesquisadora na interpretação dos resultados obtidos nesse estudo. O quadro 73 mostra as categorias conceituais obtidas a partir das codificações aberta e axial que foram elaboradas durante a condução do trabalho de campo desse estudo.

Quadro 73: Categorias conceituais obtidas por meio das codificações aberta e axial

Codificação Aberta

(Códigos Preliminares) (Categorias Conceituais) Codificação Axial

1) Recursos tecnológicos. 4) Interação entre os indivíduos. 10) Mídia de comunicação. 12) Mídia social

13) Outras funções dos dispositivos móveis. 18) Mediação dos professores

Dispositivos móveis como ferramentas para promover a interação social.

2) Operações matemáticas mediadas por dispositivos móveis.

6) Importância dos dispositivos móveis para a matemática.

7) Conteúdos matemáticos e funções. 9) Dificulta o envolvimento do aluno. 11) Dependência dos dispositivos móveis. 14) Utilidade nas aulas e atividades de matemática e de outras disciplinas.

Dispositivos móveis como instrumentos mediáticos que possibilitam o

desenvolvimento de conteúdos matemáticos (potencialidades e obstáculos).

3) Busca de informações. 5) Realização de pesquisas.

8) Relação da matemática com o cotidiano. 15) Dispositivos móveis no cotidiano. 16) Auxiliar no desenvolvimento dos alunos. 17) Funções e resultados fictícios.

Dispositivos móveis como mediadores entre as atividades cotidianas e os conteúdos matemáticos escolares.

É importante ressaltar que, no decorrer da fase analítica, a professora-pesquisadora analisou as informações, interpretando esses resultados com base nos dados que foram categorizados por meio das codificações aberta e axial e, também, com a utilização da revisão teórica de literatura para a determinação das categorias conceituais acompanhadas de suas respectivas interpretações.