• Nenhum resultado encontrado

3 METODOLOGIA

3.3 Coleta de Dados

A coleta de dados é considerada uma atividade muito complexa, e deve estar dentro dos conformes para não por em risco a investigação do trabalho. Segundo Vergara (1997), na coleta dos dados o leitor deve ser informado como se procedeu a coleta dos dados utilizados para responder ao problema de estudo.

Portanto, na pesquisa bibliográfica os dados foram coletados por meio de leituras e consultas em livros, teses, artigos, textos, e outros referentes a temas que foram pertinentes para o estudo. A parte documental, os dados foram coletados em instituições que regem e tem alguma ligação ou conteúdo guardado em documentos referente a cadeia do leite do Município de Santo Cristo, em particular órgãos como EMATER e prefeitura municipal, juntamente com acesso ao site do IBGE, que concentra dados estatísticos dos municípios.

Foi diagnosticado junto a Emater de Santo Cristo, que no município trabalham 1650 produtores relacionados a produção de leite. Como este numero relaciona todos os tipos de produtores do município, e o intuito do presente estudo é estudar os produtores que comercializam o seu produto como fonte de renda, foi utilizada como base de produtores do município de Santo Cristo, os produtores cadastrados junto a Secretaria da Agricultura e pecuária, como produtores de leite e creme de leite do município. Este dado é fornecido pelo relatório que faz jus ao ano de 2014, e atinge o numero de 652 produtores cadastrados. Utilizou-se este numero, como referencia para formulação da amostra de produtores que foi entrevistada para coleta dos dados quantitativos e qualitativos.

Os dois números trazidos por Emater e Prefeitura municipal são muito distintos e tal diferença pode ser explicada pelo fato de muitos produtores apenas usarem o leite para consumo próprio, estarem aposentados e por tanto não realizam a pratica de legalização formal da venda do seu produto. Ainda, muitos produtores realizam a venda do produto em grupos, onde o total de leite é cadastrado no nome de apenas um produtor, juntando 5 ou mais produtores em uma nota fiscal apenas. Tal fato acontece para barganhar preço junto a empresas.

Sob um olhar da pesquisa exploratória, foram realizadas entrevistas em profundidade com uma amostra de produtores rurais (5 produtores), para a fim de coletar dados qualitativos sobre temas que são pertinentes ao estudo, tais como acontece o processo produtivo, formas de gestão utilizados, equipamentos usados, perspectivas futuras e outros. A amostra foi organizada de forma não probabilística por conveniência, que segundo Malhotra (2001) é uma técnica que confia no julgamento do pesquisador e não utiliza seleção aleatória. Foram

entrevistas pessoais com os proprietários das empresas rurais, geralmente o casal proprietário, com uma relação de perguntas em um roteiro de entrevista semi-estruturado(anexo B), a fim de apenas nortear o dialogo em torno do tema em questão.

Nesta etapa buscou-se dados referentes a assuntos relativos a gestão, controle das atividade da propriedade e bem como as questões da competitividade do propriedade dentro do setor leiteiro, visões de passado, perspectivas do futuro da propriedade e setor, além de proporcionar a visualização do funcionamento da parte produtiva de cada uma das propriedades visitadas. A primeira visita aconteceu no dia 11 de outubro de 2015, domingo pela manhã. As demais visitas ocorreram ate o dia 5 de novembro. Todas as visitas aos 5 produtores foram pré-agendadas via telefone ou mensagem via rede social. Buscou-se atingir territórios distintos em cada entrevista, para tanto as 5 propriedades visitadas são de localidades diferentes, descritas por: Linha Castor, Linha Divisa, Vila Sírio, Linha Rolador Baixo e Vila Bom Principio Baixo, todas do interior do município de Santo Cristo-RS.

Já a aplicação do método de levantamento ou Survey foi para com uma amostra aleatória de produtores rurais, com questionário de questões com respostas pré-definidas (anexo A), a fim de levantar dados quantitativos sobre a cadeia do leite no município de Santo Cristo. Para definir a amostra aleatória simples de produtores que participaram da pesquisa, foi utilizado como base o numero de produtores cadastrados na secretaria da fazenda como produtores de leite, chegando ao numero total de 652 produtores. Assim, utilizando um erro amostral de 5%, foi possível verificar que foi necessário uma amostra de 247,9 produtores respondentes, para atingir um nível de veracidade aceitável.

Para se atingir a um numero especifico de questionários entregues a produtores, buscou-se a colaboração junto a empresas lactas que fazem a coleta junto aos produtores rurais, a fim de realizarem a entregue dos questionários junto aos produtores e posteriormente o recolhimento do mesmo quando respondido. O questionário é composto por perguntas claras e fácil compreensão, visando ter maior compreensão perante os produtores rurais.

Deste modo, foram entregues para 250 produtores do município o questionário de múltipla escolha. Para que tal entrega tivesse êxito e fosse ter maior aceitação pelos produtores, foi realizada parceria com empresas que praticam a coleta do leite no município. Assim, os “leiteiros”, entregaram o questionário junto a propriedade do produtor de leite e este o retornava assim que respondido se possível. Tal estratégia teve êxito de 71,2%, observando que retornaram 178 questionários. Mas para fins da analise do trabalho foi possível apenas utilizar 133 questionários, sendo que o restante voltaram em branco, sem respostas.

Ainda o método de observação, que é empregado no ambiente da pesquisa e coleta dos dados, durante o estudo de caso. Foram observados fatos relevantes para o estudo, como funcionalidades do processo de produção de leite, padrões de vida, de qualidade, aspectos de qualidade dentro das propriedades, entre outros que serviram de dado produtivo para responder aos objetivos do estudo.

Documentos relacionados