• Nenhum resultado encontrado

4. METODOLOGIA

4.3 Lócus da pesquisa

4.3.4 Caracterizando as comunidades locais participantes

4.3.4.1 Comunidade Casco Histórico de Macarao

A comunidade Casco Histórico de Macarao se encontra localizada geograficamente na Parroquia de Macarao, ao extremo sul oeste do Município Libertador, em Caracas, Venezuela, tendo como limites ao norte o Junquito, ao leste a Parroquia Caricuao, ao sul o Estado Miranda e oeste o Parque Nacional Macarao (ANDRADE et al., 2012; AULAR; RODRÍGUEZ, 2014), conforme figura 6.

De acordo com o anuário da Arquidiocese de Caracas, a Parroquia Macarao foi erigida em 1746, sendo a terceira paróquia remota de Caracas (ANDRADE et al., 2012). A comunidade recebeu o nome de Macarao em homenagem ao cacique de nome Macarao, pertencente à etnia Toromaima que faziam vida nesses espaços.

É uma comunidade rodeada por bairros populares de baixa renda; tem como vizinhos a zona industrial de Macarao e o parque nacional Macarao, compartilhando com o parque áreas verdes, especialmente na parte mais alta da comunidade.

Figura 6 – Localização por satélite da comunidade Casco Histórico de Macarao, Caracas-Venezuela

Fonte: Google Maps (https://www.google.com.br/maps). Adaptações da autora da pesquisa. 2016

Casco Histórico de Macarao está constituída pelos setores Casco Histórico, Los Angelinos, Altos La Cruz e El Volcán, salientando-se que a experiência do projeto acadêmico comunitário só se fez em/com os setores Los Angelinos, Altos La Cruz e El Volcán. Estes três setores estão organizados como conselho comunal, tendo registro como conselho comunal Los Angelinos, Altos La Cruz e El Volcán.

Os conselhos comunais são instâncias legais de participação e exercício de direito da soberania popular, definidos segundo o art.2° da lei Orgânica dos conselhos comunais de 2006 e reformulada em 2009, como:

[…] instâncias de participação, articulação e integração entre os cidadãos, cidadãs e as diversas organizações comunitárias, movimentos sociais e populares, que permitem ao povo organizado exercer o governo comunitário e a gestão direta das políticas públicas e projetos orientados a responder às necessidades, potencialidades e aspirações das comunidades, na construção do novo modelo de sociedade socialista de igualdade, equidade e justiça social (VENEZUELA, 2009, tradução nossa57).

57[...] instancias de participación, articulación e integración entre los ciudadanos, ciudadanas y las

diversas organizaciones comunitarias, movimientos sociales y populares, que permiten al pueblo organizado ejercer el gobierno comunitario y la gestión directa de las políticas públicas y proyectos orientados a responder a las necesidades, potencialidades y aspiraciones de las comunidades, en la construcción del nuevo modelo de sociedad socialista de igualdad, equidad y justicia social

Através dos conselhos comunais, as comunidades se organizam e iniciam um processo de participação, controle social e desenvolvimento de projetos que são criados e gerenciados pela própria comunidade de acordo com suas necessidades. Sendo esta uma forma de organização e participação interna e externa das comunidades, criado pelo Estado para promover o exercício direto da soberania popular em sua relação com os órgãos e entes do Poder Público.

O conselho comunal Los Angelinos, Altos La Cruz e El Volcán está formado por 53 representantes comunitários, distribuídos nos diversos comitês, entre os quais se encontram o comitê de alimentação, saúde, ambiente, terra, moradia, comunicação, esportes, outros (ANDRADE et al., 2012, p 126). Segundo o censo realizado em 2012 pelo conselho comunal, o número de habitantes nos três setores é de 1200 pessoas.

Algumas das características da comunidade Casco Histórico Macarao e seus três setores são descritos nas seguintes paginas, começando pela parte baixa antes de chegar ao setor Los Angelinos, no que se pode encontrar casas da época colonial, especialmente na parte mais baixa (por exemplo, o setor Casco Histórico), conforme Figura 7.

Estas quatro fotografias correspondem à porta de entrada da comunidade, localizada na parte mais baixa e é uma área povoada majoritariamente por pessoas com maior poder aquisitivo. Assim, podemos dizer que é a parte da comunidade que moram as pessoas com mais poder econômico, em relação aos outros setores considerados nesta pesquisa: Los Angelinos, Altos La Cruz e El Volcán.

Figura 7 – Zona colonial da comunidade Casco Histórico de Macarao. Caracas-Venezuela

Fonte: Acervo fotográfico da autora. Projeto acadêmico comunitário I e II. 2010-2012.

Seguidamente, encontramos o setor Los Angelinos (Figura 8), que apresenta outra conformação social, com menos recursos, com casas menos luxuosas, que já começam a surgir construções de casas em zonas de risco. O setor Los Angelinos encontra-se entre os 1.050 e 1.075 metros de altura, inclinação que oferece certa facilidade ainda para as construções das vivendas (ANDRADE et al., 2012; AULAR; RODRÍGUEZ, 2014). Neste setor, encontramos casas e ruas (Figura 8) em boas condições (fotografias parte superior), mas também encontramos casas situadas em zonas de perigo e escadas improvisadas (fotografias parte inferior).

Figura 8 – Setor Los Angelinos da comunidade Casco Histórico de Macarao. Caracas-Venezuela

Fonte: Acervo fotográfico da autora. Projeto acadêmico comunitário I e II. 2010-2012.

O setor Altos la Cruz, mostrado na Figura 9, esta localizado entre 1.100 e 1.175 metros de altura (ANDRADE et al., 2012; AULAR; RODRÍGUEZ, 2014). Para chegar até esse setor, é preciso subir escadas que, às vezes, são de terra e improvisadas; as construções das casas começam a ocupar áreas de difícil acesso e risco. Os serviços básicos neste setor são precários.

Figura 9 – Setor Altos La Cruz da comunidade Casco Histórico de Macarao. Caracas-Venezuela

Fonte: Acervo fotográfico da autora. Projeto acadêmico comunitário I e II. 2010-2012.

Ao continuar a caminhada pelo setor Altos La Cruz, entre 1.050 - 1325 metros de altura, encontramos o setor El Volcán (ANDRADE et al., 2012; AULAR; RODRÍGUEZ, 2014), conforme Figura 10. Este setor tem características mais rurais, pois, de fato, esta área tem uso agrícola, os caminhos são de terra e a vegetação vai tomando conta, observando-se poucos habitantes e construções de moradia mais precárias e escassas. É possível observar nas fotos o contraste com os anteriores setores, no que se refere ao uso do solo que dão conta dos desmatamentos para uso agrícola.

Figura 10 – Setor El Volcán da comunidade Casco Histórico de Macarao. Caracas-Venezuela

Fonte: Acervo fotográfico da autora. Projeto acadêmico comunitário I e II. 2010-2012.

De acordo com Andrade et al. (2012), o nome Los Angelinos foi dado pelos habitantes deste setor em homenagem a uma árvore chamada Angelinos, mas, infelizmente, esta árvore foi extinta. Por sua vez, o nome do setor Altos la Cruz faz homenagem a uma enorme cruz que está no alto da montanha formando parte de um antigo cemitério. E o nome do setor El Volcán obedeceu a uma série de formações nesse lugar semelhantes a um vulcão.

Salienta-se como atividades culturais com maior conotação da comunidade as festas da virgen del Rosario de Curucay (Figura 11), cuja lenda conta a sua aparição sobre uma árvore chamada Curucay nas margens do Rio Macarao, estando a sua imagem na igreja que leva seu mesmo nome, que está na estrada da comunidade Casco Central de Macarao (ANDRADE et al., 2012).

Outras festividades também muito comemoradas são aquelas em homenagem à virgem de Fátima, padroeira dos Portugueses (mês de maio) e as festividades da Virgem del Carmen (mês de julho) (ANDRADE et al., 2012).

Figura 11 – Igreja Rosario de Curucay. Casco Histórico de Macarao. Caracas-Venezuela

Fonte: Acervo fotográfico da autora. Projeto acadêmico comunitário I e II. 2010-2012.

É uma das poucas comunidades de Caracas que tem seu próprio cemitério (Figura 12), o qual esteve, inicialmente, situado em "túneis subterrâneos, debaixo da igreja e logo foi situado na parte sul do povoado, detrais da igreja, [...] logo foi situado nas adjacências da quebrada Los Angelinos [...]" (ANDRADE et al., 2012, p.18).

Figura 12 – Cemitério Casco Histórico de Macarao. Caracas-Venezuela

Fonte: Acervo fotográfico da autora. Projeto acadêmico comunitário I e II. 2010-2012.

Como parte da pesquisa de Andrade et al., (2012), foi feita uma avaliação ambiental na comunidade Casco Histórico de Macarao, ao enfatizar os setores Los Angelinos, Altos La Cruz e El Volcán. Esta pesquisa envolveu o levantamento e discussão dos principais aspectos físicos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, assim como o mapeamento dos principais problemas ambientais destes

setores e a proposta de medidas para minimizar os impactos ambientais causados pelos seres humanos nestas áreas.

De igual forma Aular; Rodríguez (2014) fizeram o mapeamento dos processos erosivos e movimento de terra da Quebrada Los Angelinos, o levantamento de informação sobre a problemática ambiental da quebrada Los Angelinos e suas causas, assim como a determinação de zonas de alto risco ante os movimentos de terra e apresentaram uma proposta de plano de ação para melhorar as condições atuais da quebrada Los Angelinos.