• Nenhum resultado encontrado

4. METODOLOGIA

4.3 Lócus da pesquisa

4.3.3 Sujeitos participantes da pesquisa

Nesta pesquisa, consideramos dois grupos de sujeitos participantes, vinculados diretamente aos Projetos Acadêmicos Comunitários escolhidos para o estudo (PAC A e PAC B), neste sentido, temos:

• Grupo de participantes do PAC A, formado por quatro estudantes, dois professores e dois moradores da comunidade Casco Histórico de Macarao (que identificamos aqui como Grupo A). Tratados na análise de informações como:

Estudantes: E.1.MC-GA, E.2.CG-GA, E.3.EA e E.4.ER-GA, significando esta codificação E.1 a E.4 (Estudante); MC, CG, EA, ER (iniciais do nome e do sobrenome do estudante) e GA (referido ao grupo A, do PAC A).

Professores: P.1. RH-GA; e P.2.MP-GA, significando esta codificação P.1 e P.2 (Professor); RH, MP (iniciais do nome e do sobrenome do professor) e GA (referido ao grupo A, do PAC A).

Moradores da comunidade: M.1.GL-GA e M.2.ER-GA, significando esta codificação M.1 e M.2 (Morador); GL, ER (iniciais do nome e do sobrenome do morador da comunidade) e GA (referido ao grupo A, do PAC A).

• Grupo de participantes do PAC B, formado por um professor, dois estudantes e sete moradores da comunidade Santa Rosa del Ávila (que identificamos aqui como Grupo B). Tratados na análise de informações como:

Estudantes: E.1.GG-GB e E.2.RC-GB, significando esta codificação E.1 e E.2 (Estudante); GG e RC (iniciais do nome e do sobrenome do estudante) e GB (referido ao grupo B, do PAC B).

Professor: P.1.VM-GB, significando esta codificação P.1(Professor); VM (iniciais do nome e do sobrenome do professor) e GB (referido ao grupo B, do PAC B).

Moradores da comunidade: M.1.JGS-GB; M.2.VA-GB; M.3.AD-GB; M.4.VS-GB; M.5.YG-GB; M.6.NS; e M.7.JM-GB, significando esta codificação M.1 a M.7 (Morador); JGS, VA, AD, VS, YG, NS e JM (iniciais do nome e do sobrenome do morador da comunidade) e GB (referido ao grupo B, do PAC B).

Representamos, na Figura 5, os Projetos Acadêmicos Comunitários e os sujeitos participantes da pesquisa.

Figura 5 – Projetos Acadêmicos Comunitários e sujeitos participantes da pesquisa

PAC A: Projeto Acadêmico Comunitário formado por estudantes e professores do programa de Gestão Ambiental da UBV e moradores da comunidade local Casco Histórico de Macarao.

Parroquia Macarao.Caracas- Venezuela

Sujeitos participantes da pesquisa:

Dois professores, quatro estudantes e dois moradores da comunidade Casco Histórico de

Macarao

PAC B: Projeto Acadêmico Comunitário formado por estudantes e

professores do programa de Gestão Ambiental da UBV e moradores da comunidade local Santa Rosa del Ávila. Parroquia Sucre - Caracas-

Venezuela

Sujeitos participantes da pesquisa:

Um professor, dois estudantes e sete moradores da comunidade

Santa Rosa del Ávila

Lócus da pesquisa: Projeto Acadêmico Comunitário do programa de gestão ambiental da UBV

Grupo A Grupo B

Fonte: Elaboração da autora da pesquisa. 2016.

A escolha dos sujeitos participantes para os dois grupos da pesquisa correspondeu a uma amostragem não probabilística de tipo intencional, de acordo com a abordagem qualitativa e método de pesquisa participante adotados neste estudo. Este tipo de amostragem se caracteriza pela seleção dos indivíduos "com base em certas características tidas como relevantes pelos pesquisadores e participantes" (GIL, 2002, p.145), sendo este tipo de amostragem mais adequada para a obtenção de dados de natureza qualitativa (GIL, 2002).

Sendo assim, as escolhas dos sujeitos da pesquisa para ambos grupos atenderam aos critérios de participação direta, ativa, participativa no desenvolvimento dos projetos acadêmicos comunitários (PAC A e PAC B), assim como a sua disponibilidade e aceitação para participar desta pesquisa.

Neste sentido, esclarecemos que, de um total de oito estudantes que iniciaram o PAC A, em 2010, apenas quatro estudantes aceitaram participar desta pesquisa, os outros estudantes mudaram de projeto e não conseguimos estabelecer contato. Em relação à comunidade Casco Histórico de Macarao, inicialmente, tínhamos marcado a participação dos membros do conselho comunal, mas o período escolhido para o trabalho de campo coincidiu com uma série de reuniões que a comunidade tinha com os organismos do Estado Venezuelano, assim como certas mudanças e dificuldades pelas que estava passando a comunidade que impossibilitaram sua maior participação na pesquisa.

Acompanharam a orientação do PAC A, dois professores, dos quais um deles é a pesquisadora, que atuou durante um período contínuo de dois anos (2010-2012), em tal sentido, nos encontramos formando parte dos sujeitos participantes da pesquisa dentro do grupo A, o que significa uma dupla participação e desdobramento: como pesquisadora e como participante da pesquisa.

De igual forma esclarecemos que a participação dos estudantes do PAC B, teve como limitante o pouco número de estudantes (cinco) que iniciaram em o PAC B em 2009, neste sentido, só um destes estudantes permaneceu no PAC por quatro anos, os demais estudantes ficaram dois anos (formaram-se como técnicos universitários) e não deram continuidade ao processo de formação, um deles morreu e não conseguimos estabelecer contato com os outros estudantes. Posteriormente, em 2012, se incorporou outra turma de três estudantes ao PAC B, dos quais um estudante aceito participar da pesquisa.

Salienta-se que o PAC B tem sido acompanhado pela orientação de uma professora desde seu início em 2009.

Importante esclarecer que não se pretendeu generalizar as informações do grupo de sujeitos escolhidos para a totalidade da população, pelo contrário, procuramos que este grupo de sujeitos, que tem tido uma proximidade maior com a experiência de trabalho entre universidade e comunidade local, façam a suas contribuições para o entendimento da teia de interações do fenômeno complexo estudado.

Os sujeitos participantes da pesquisa foram informados sobre o estudo e seus objetivos e autorizaram sua participação, assim como a divulgação dos dados da pesquisa mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), cujo modelo encontra-se em anexo e disponível em arquivo pessoal (Anexo 1).

A pesquisa de campo foi desenvolvida em dois períodos: o primeiro em maio de 2013 e o segundo em novembro 2014-fevereiro 2015; dezembro 2015-janeiro 2016.

As atividades de campo desenvolvidas no PAC A, foram registradas no diário de campo e sistematizadas, conforme o Quadro 2.

Quadro 2 – Descritivo das atividades de campo desenvolvidas. PAC A, Grupo A.

Período Descritivo de Atividade

Maio 2013

Realizamos em maio de 2013 um primeiro encontro nos espaços da comunidade Casco Histórico de Macarao com a participação de estudantes e representantes- chave da comunidade. Apresentamos nesta oportunidade os objetivos da pesquisa, solicitamos a participação dos assistentes na pesquisa, assim como a permissão à comunidade para se considerar como parte da pesquisa. Prévio a este encontro foram feitas varias conversas informais com estudantes, alguns moradores da comunidade e professor. Todos os assistentes concordaram em participar da pesquisa, mostrando disponibilidade para colaborar e formar parte da mesma.

Com o professor orientador do projeto foi marcada uma reunião na universidade em maio 2013. Apresentamos nesta oportunidade os objetivos da pesquisa e solicitamos a sua participação na pesquisa. O professor concordou em participar da pesquisa, mostrando disponibilidade para colaborar e formar parte da mesma.

Nov.2014 a Fev 2015 Dez. 2015 a

Jan. 2016

Realizamos três sessões de trabalho com os estudantes, uma delas desenvolvida de forma coletiva nos espaços da comunidade e as outras duas nos espaços da UBV.

Fizemos uma sessão de trabalho com o professor orientador do projeto na UBV. Fizemos sete sessões (Nov 2014-Fev 2015) e duas sessões (Dez 2015-Jan 2016) de trabalho em/com a comunidade. Estas sessões de trabalho envolveram a participação em reuniões, percorridos de campo, levantamento de informação, observações de campo, entrevistas, falas informais, pesquisa documental.

Fonte: Elaboração da autora da pesquisa (2016).

No caso das atividades de campo desenvolvidas no PAC B (UBV e comunidade Santa Rosa del Ávila), foram registradas no diário de campo e sistematizadas, conforme o Quadro 3.

Quadro 3 – Descritivo das atividades de campo desenvolvidas. PAC B, Grupo B

Período Descritivo de Atividade

Maio 2013

Realizamos em maio de 2013 um primeiro encontro nos espaços da comunidade Santa Rosa del Ávila com a participação de estudantes, professora e representantes chave da comunidade. Apresentamos nesta oportunidade os objetivos da pesquisa, solicitamos a participação dos assistentes na pesquisa, assim como a permissão à comunidade para se considerar como parte da pesquisa. Todos os participantes da reunião concordaram em participar da pesquisa, mostrando disponibilidade para colaborar e formar parte da mesma. Durante este primeiro encontro aproveitamos a oportunidade para conhecer a comunidade e aos estudantes, percorremos a comunidade, falamos com alguns moradores. Foi muito significativa o acompanhamento durante toda a pesquisa de campo da professora deste projeto.

Nov.2014 a Fev 2015 Dez. 2015 a

Jan. 2016

Fizemos uma sessão de trabalho com a professora orientadora do projeto na UBV para a aplicação dos instrumentos.

Realizamos sete sessões (Nov 2014 -Fev 2015) e uma sessão (Dez 2015-Jan 2016) de trabalho em/com a comunidade, participaram estudantes, professora e moradores. Estas sessões de trabalho envolveram a participação em reuniões, percorridos pela comunidade, observações de campo, entrevistas, falas informais, pesquisa documental, atividades de trabalho e lazer programadas pela comunidade.

Fonte: Elaboração da autora da pesquisa (2015).