• Nenhum resultado encontrado

Na elaboração do presente trabalho propôs-se analisar a Quinta da Avessada, Favaios, com o objetivo de apresentar propostas para dinamizar a sua oferta/experiência enoturística e comunicação online. De forma a alcançar este objetivo, definiram-se os seguintes objetivos secundários:

 Identificar (potenciais) benefícios do uso das redes sociais no Marketing turístico;  Caracterizar o Enoturismo (Oferta e Procura) a nível nacional e internacional;  Identificar (boas) práticas de comunicação online de empresas de referência em

Enoturismo (contexto nacional e internacional);

 Caraterizar a Região Demarcada do Douro (onde se localiza a Quinta da Avessada);

 Identificar aspetos cruciais para a dinamização da oferta/experiência e para a comunicação online.

A definição dos objetivos secundários foi essencial na orientação da pesquisa bibliográfica e nas técnicas usadas para a recolha de dados, como também para o desenvolvimento das propostas apresentadas no âmbito da oferta/experiências enoturística e da comunicação online.

Através da leitura bibliográfica, demonstrou-se a importância que a atividade de Marketing turístico desempenha na satisfação da procura turística e no cumprimento dos objetivos organizacionais, bem como no auxílio à criação de vantagens competitivas para as empresas turísticas. Das estratégias competitivas que foram analisadas, constatou-se que a comunicação é decisiva, tanto para o sucesso competitivo das empresas turísticas, como também para o desenvolvimento da atividade enoturística. Abordar a comunicação obriga a estudar o papel das redes sociais, devido à sua influência quer no comportamento de turistas e potenciais turistas, como também no desempenho das empresas turísticas.

Conclui-se que a presença ativa nas redes sociais deve figurar nas opções estratégicas de uma empresa enoturística, pois, desta forma será possível apresentar uma inovação contínua no desenvolvimento da sua oferta, assegurando a personalização e autenticidade da experiência enoturística. Esta conclusão levou à análise de práticas de comunicação

online, através de websites, páginas de Facebook de empresas enoturísticas distinguidas

143

Através da análise efetuada aos websites, foi possível identificar aspetos que poderão ser incluídos no website da Quinta da Avessada, contribuindo para que este se torne numa das principais fontes de informação da Quinta da Avessada. Da análise às páginas de

Facebook, também foi possível identificar aspetos que devem ser incluídos na página de Facebook da Quinta da Avessada com o intuito de atrair mais visitantes e aumentar o

envolvimento por parte dos usuários. No que diz respeito à análise de conteúdo das aplicações móveis, identificaram-se aspetos que permitirão dinamizar a experiência enoturística durante e após a visita à Quinta da Avessada. Em suma, verifica-se a aposta na apresentação de websites, páginas de Facebook, e aplicações móveis para comunicar a diversidade de serviços oferecidos, para interagir com o segmento alvo, e para servir também de canal de distribuição das empresas enoturísticas.

Igualmente, o estudo do Enoturismo foi essencial para evidenciar ideias de reflexão no que respeita à oferta e procura enoturística. Desta forma, foi possível reconhecer as diferentes abordagens e modalidades da oferta enoturística. E, pelo lado da procura enoturística, identificaram-se as principais características do perfil do enoturista, bem questões a colocar no questionário realizado aos visitantes da Quinta da Avessada, e aspetos essenciais para o desenvolvimento de experiências enoturísticas.

Conclui-se que no desenvolvimento de experiências enoturísticas, além dos aspetos mencionados na revisão bibliográfica como fatores de enquadramento, fatores influenciadores e fatores de sucesso, é fundamental a integração de serviços (sendo imprescindível a colaboração de todos os intervenientes da oferta enoturística) e o conhecimento do perfil do enoturista. Desta forma, uma empresa enoturística poderá garantir a criação de valor e a satisfação do turista.

A Quinta da Avessada beneficia da localização na Região do Alto Douro Vinhateiro, classificada como Património Mundial pela UNESCO, da integração no projeto “Aldeias Vinhateiras”, além da notoriedade dos vinhos do Porto e do Moscatel de Favaios. No entanto, apresenta alguma dependência de operadores turísticos, reduzida atividade nas redes sociais, ao mesmo tempo que se depara com o crescimento da concorrência. Face a este contexto, as propostas apresentadas relativas à oferta/experiência enoturística visam o fortalecimento dos aspetos, identificados pelos visitantes da Quinta da Avessada, determinantes para a satisfação da visita, assim como a sua articulação com aspetos referidos na revisão bibliográfica. No que concerne à comunicação online, as propostas

144

apresentadas visam, essencialmente, contribuir para uma comunicação mais ativa e abrangente, e uma maior interação com visitantes e potenciais visitantes. Assim, a Quinta da Avessada poderá destacar-se no setor enoturístico, reforçando a sua notoriedade e posicionameno.

10.1. Limitações

Tal como qualquer trabalho de investigação, durante o seu percurso de execução, a autora deparou-se com dificuldades e limites.

A aplicação dos questionários ao visitante da Quinta da Avessada apresentou-se como a maior dificuldade na realização deste trabalho. De forma a não influenciar a experiência do visitante, o questionário foi entregue no final da visita, porém estas visitas são caracterizadas por um rigoroso horário, não tendo sido possível, muitas vezes, chegar a um leque mais diversificado e a um maior número de inquiridos, em particular o cliente de cruzeiros.

Embora, durante a entrevista realizada ao proprietário da Quinta da Avessada, este tenha mencionado que o seu cliente e público-alvo é maioritariamente estrangeiro, cliente de cruzeiros, não foi possível aplicar o questionário junto deste segmento por ser considerado um “cliente exclusivo”, de acordo com a Quinta da Avessada. Assim, a aplicação dos questionários foi limitada a pequenos grupos organizados em Portugal e clientes individuais. Por conseguinte, o resultado dos questionários não apresenta o perfil do visitante de cruzeiro.

10.2. Recomendações para estudos futuros

Uma vez que na realização do presente trabalho a aplicação dos questionários mostrou- se limitada, seria significativo estender a aplicação dos questionários a um maior número de visitantes estrangeiros, posto que estes são considerados os clientes prioritários da Quinta Avessada, de acordo com a entrevista realizada ao seu proprietário. Desta forma, obter-se-ia um conhecimento mais profundo sobre o segmento alvo, permitindo responder às suas necessidades e desejos da melhor forma possível.

145

No presente trabalho, foram abordadas, essencialmente, duas variáveis do Marketing mix Turístico: Produto e Promoção (Comunicação Online) da Quinta da Avessada. No entanto, considera-se que seria pertinente realizar, no futuro, um estudo que abordasse as demais variáveis: Produto, Preço, Promoção, Distribuição, Pessoas, Processo, Elementos físicos, e Parcerias. Deste modo, a Quinta da Avessada poderia definir estratégias para cada uma das variáveis com a finalidade de responder de forma holística, às necessidades, desejos e expetativas dos seus visitantes.

No campo das investigações em Enoturismo, seria interessante investigar o impacto das redes sociais na promoção das empresas enoturísticas em Portugal, ou seja comparar os resultados destas antes e depois do uso das redes sociais como ferramenta de Marketing. Por fim, seria também interessante analisar o impacto dos reviews online na decisão de compra do visitante enoturístico.

146