• Nenhum resultado encontrado

5. CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES

5.1 Conclusões

Em seu livro “A Vantagem Competitiva das Nações”, Porter (1990) argumenta que a competitividade das indústrias está relacionada à existência de um diamante nacional ou regional favorável, formado por 04 (quatro) determinantes: condições de demanda, condições de fatores, pela existência de indústrias correlatas e de apoio e pela natureza da estratégia, estrutura e rivalidade das empresas.

O estudo do cluster de jogos digitais de Pernambuco, um dos principais pólos desenvolvedores de jogos do país, no entanto, identificou que os determinantes não são igualmente importantes para a construção e principalmente, para a sustentabilidade da vantagem competitiva numa indústria.

A pesquisa identificou na condição de fatores e na natureza da estratégia, estrutura e rivalidade das empresas, os principais determinantes da competitividade nacional do cluster de jogos de Pernambuco, apesar de algumas considerações que diferem dos achados de Porter (1990) e que serão destacadas a seguir. A condição de demanda e a existência de indústrias correlatas e de apoio mostraram-se menos importantes para a explicação das vantagens competitivas em âmbito nacional, mas serão para a competitividade futura do cluster, principalmente, internacionalmente.

Os altos impostos, a pirataria e, a dificuldade de acesso aos jogos nacionais, o que reduz sensivelmente o mercado interno, além do fraco relacionamento com

indústrias correlatas tem limitado a competitividade das empresas de jogos, principalmente em âmbito internacional. Diante dessas dificuldades as empresas do

cluster têm buscado identificar nichos de mercado não atendidos ou mal atendidos,

em que novos modelos de comercialização possam ser tentados. Além disso, já está em andamento um plano de aproximação de indústrias correlatas como cinema, animação e música, por meio da criação do Pólo de Conteúdo. Essas ações serão essenciais para aumentar a competitividade futura do cluster.

A condição de fatores foi apontada como um dos pontos fortes do cluster de jogos de Pernambuco. Ao contrário de indústrias intensivas em recursos naturais, nas quais os recursos são, em sua maioria, herdados, as empresas baseadas em conhecimento, como as empresas de jogos, precisam criar a maioria dos seus fatores de produção. Na visão de Porter (1990, p. 90), mais do que os fatores herdados por uma localidade, são os fatores criados internamente os mais importantes para a obtenção de vantagem competitiva

Em apenas 10 anos, o cluster de jogos de Pernambuco desenvolveu um estoque respeitado de fatores de produção para a indústria de jogos: recursos humanos qualificados e especializados e uma base de conhecimento interdisciplinar gerado a partir da interação entre as empresas e a Academia, são apenas alguns deles. Dada sua natureza, são fatores adiantados e especializados, portanto, são fontes potencialmente mais sustentáveis de vantagem competitiva.

No caso dos recursos humanos especificamente, a sua mobilidade apresenta- se como uma ameaça à competitividade futura do cluster, pois embora seja fonte de vantagem competitiva, esta pode ser destruída com a saída em massa de profissionais, fato que já ocorreu na indústria. Diante dessa constatação, a retenção de recursos humanos qualificados, além da contínua interação entre a Academia e as empresas, torna-se um fator crítico para a competitividade futura do cluster.

A natureza da estratégia, estrutura e rivalidade das empresas também se mostrou importante para explicar a competitividade atual do cluster, no entanto, diferentemente de Porter (1990) no decorrer da pesquisa não foram encontradas evidências de rivalidade explícita entre as empresas constituintes do cluster, pelo

contrário, a maioria dos entrevistados ressaltou a boa convivência entre as empresas como um dos pontos fortes do cluster.

A atuação das empresas em segmentos diferentes (entretenimento para dispositivos móveis, advergames, outsourcing de arte,...) e o bom relacionamento entre os executivos das empresas, muitas vezes anterior ao surgimento das empresas foram apontados como razões para a inexistência de rivalidade entre as empresas. Outro fator relevante para esse clima é a possibilidade de um mesmo comprador adquirir produtos de duas ou mais empresas, pois, no mercado de jogos, os produtos não são mutuamente excludentes.

Na visão Porter (1990, p.137), rivalidade, particularmente, a rivalidade interna, assim como uma demanda interna exigente, pressionam as empresas a inovar. No caso do cluster de jogos de Pernambuco, apesar das ausências de uma demanda interna exigente e de uma forte rivalidade entre as empresas, as empresas do

cluster são reconhecidamente inovadoras em seus produtos e processos. O

incentivo contínuo a esse comportamento inovador, que é resultado de condições da indústria e do cluster, é essencial para o aumento da competitividade futura do

cluster de Pernambuco, principalmente em termos internacionais.

Mais do que se preocupar com o grau de competitividade atual do cluster de jogos de Pernambuco, o foco da pesquisa reside nas estratégias que devem ser perseguidas pelo cluster para aumentar sua competitividade nacional e internacional de forma sustentável. Para isso é necessário identificar os atributos estratégicos locais sobre os quais serão construídas as estratégias.

No decorrer da pesquisa foram identificados seis atributos estratégicos do

cluster, ou seja, atributos com características especiais que os credenciam a serem

fontes de vantagem competitiva sustentável. A natureza intangível desses atributos e sua influência mútua, discutida na seção 4.2 são reforçam esse potencial, no entanto para usufruir dessas vantagens o cluster deve agir para aprimorá-los, além de construir outros atributos estratégicos.

A interação entre esses atributos que precisam ser desenvolvidos e os atributos estratégicos já existentes no cluster serão as bases sobre as quais serão construídas as estratégias do cluster.

Tendo considerado os aspectos acima, retomamos a pergunta de pesquisa que norteou o presente trabalho:

Quais os atributos competitivos e as ações estratégicas que podem ser utilizados pelo cluster de desenvolvimento de games de Pernambuco para aumentar sua competitividade nacional e internacional?

O cluster de desenvolvimento de jogos de Pernambuco se apresenta como um dos principais pólos de desenvolvimento de jogos do país, no entanto, a indústria de jogos brasileira embora em crescimento, ainda não é reconhecida como um pólo relevante na indústria internacional de jogos. Sendo assim um dos principais objetivos do país e principalmente do cluster de Pernambuco deve ser tornar-se conhecido internacionalmente e para isso precisa ser mais competitivo tanto nacionalmente quanto internacionalmente. .

Para aumentar a sua competitividade nacional e internacional, os clusters devem traçar estratégias de longo prazo alicerçadas no portfólio de atributos competitivos locais que é aprimorado no decorrer do tempo.

As empresas, por outro lado, devem elaborar suas estratégias considerando os atributos locais e buscando uma interação com seus recursos competitivos. A sinergia provocada entre os atributos locais e os recursos competitivos das empresas tende a aumentar a sustentabilidade das vantagens competitivas da empresas, pois se reforçam mutuamente.

O reconhecimento da importância dos atributos locais para a definição das estratégias das empresas não quer dizer que todas as empresas de um cluster devam perseguir as mesmas estratégias, mas usar de forma inteligente os atributos locais para desenvolver estratégias mais sustentáveis.

Dentro do portfólio de atributos locais, existem atributos mais importantes do que outros para a sustentabilidade da vantagem competitiva do cluster e conseqüentemente para o aumento de sua competitividade, os chamados atributos estratégicos. O desenvolvimento de atributos estratégicos deve ser a prioridade das instituições participantes do cluster.

Para aumentar a sua competitividade nacional e internacional, o cluster de Pernambuco deve traçar estratégias de longo prazo alicerçadas em seus atributos estratégicos locais, são eles: os recursos humanos especializados, o relacionamento com a Academia, capital de risco, relacionamento com as indústrias de Cinema, Animação e Música, colaboração entre as empresas e a inovação empresarial. A estratégia do cluster deve, portanto, contemplar a utilização desses atributos estratégicos, além de desenvolver novos atributos.