• Nenhum resultado encontrado

CONCLUSÕES E SUGESTÕES DE PRÓXIMOS TRABALHOS

Equação 5.1 Cálculo de Intersecção de Aspectos

6 CONCLUSÕES E SUGESTÕES DE PRÓXIMOS TRABALHOS

6.1 Conclusões

O tema competitividade continua atual e a partir das análises, discussões dos resultados gerados pela aplicação do modelo proposto estabeleceu-se as conclusões da presente pesquisa. Quando do desenvolvimento do trabalho, adotou-se como pontos de partida as seguintes perguntas de investigação, como manifestações do problema à ser endereçado:

a. Desenvolver um modelo de seleção ponderada para definição de estratégias competitiva, contemplando um conjunto de aspectos ambientais, capaz de expressar visualmente a abrangência da aplicação destas iniciativas em uma dada organização

A respeito desse tema, observou-se na literatura consultada e catalogada através do estudo do estado da arte a possibilidade de desenvolver um modelo nesta área do conhecimento.

Desta forma, o modelo proposto aporta com sua capacidade de representação gráfica a abrangência de dadas iniciativas nos aspectos ambientais de uma dada organização, tornando prática a tomada de decisão.

b. Mapeamento de práticas atuais e/ou desejáveis de uma organização para construir um modelo abrangente do impacto de suas decisões estratégicas, com o objetivo de permitir a tomada de decisão pela conjugação de fatores tangíveis e intangíveis.

Referente a este tema, observa-se que a aplicação do modelo atingiu seu objetivo geral, a saber, o desenvolvimento de um modelo de seleção ponderada baseada em técnicas de tomada de decisão multicritérios, capaz de mapear o impacto das decisões estratégicas nos ambientes de negócio através do estabelecimento de critérios objetivos com a investigação e delimitação de fatores comuns e aplicáveis a grande maioria dos empreendimentos, fundamentado pelo referencial teórico, que padroniza o entendimento e ponto de vista à ser utilizado para avaliações dos julgadores.

Neste sentido, o novo modelo proposto baseou-se na conjugação das melhores práticas das metodologias AHP e de Foco (MF), permitindo aos usuários a apuração dos resultados sem

potenciais afetações de abordagem na discussão e validação dos julgamentos apresentados pelos métodos individuais.

A saber, no método AHP poderá ocorrer potencial quebra de confiança nas avaliações devido à falta de visão sistêmica da aplicação das estratégias priorizadas resultantes, enquanto que na Metodologia de Foco, a potencial quebra de confiança poderá ocorrer no nível de grupo de julgadores, através de seu know-how e alinhamentos sinérgicos quanto aos itens de avaliação e manifestação dos níveis de importância.

A validade destas conclusões que partiram do problema a que se buscou responder pode- se afirmar que os objetivos gerais foram atingidos, resultando em modelo proposto que permite aos tomadores de decisão a identificação pela visualização gráfica, através de um mapa em formato de radar, da extensão do impacto da aplicação e/ou manutenção de dada estratégia particular nos ambientes de negócio como um todo, de forma holística, criando oportunidade de aprendizado coletivo e aplicação de práticas de melhoria contínua na busca da vantagem competitiva no nível esperado pelos responsáveis do empreendimento.

Em relação aos objetivos específicos conclui-se que foram atingidos, a partir das seguintes observações:

a) No referencial teórico identificou-se os métodos de decisão mais utilizados para aplicação de ações e recursos, destacando-se neste a utilização como base dos estudos de estado da arte de métodos de decisão multicritérios onde o autor ponderou e determinou o método aplicável à problemática que seria delineada conforme vantagens e desvantagens reconhecidas na literatura especializada.

b) Na elaboração do questionário para aquisição das avaliações dos julgadores das estratégias, relacionou-se 43 ações que abrangiam os ambientes internos e externos de negócios, tratando de aspectos tangíveis e intangíveis, conforme referencial teórico.

Gerou-se também rol de atributos relevantes para os ambientes de negócios, a saber, 17 fatores relacionados ambiente externo (Ciência e Tecnologia, Mercados e Clientes, e Sociedade e Governos) e 17 fatores relacionados ambiente interno (Capital Humano, Mercadológicos e Organizacionais). Suas conceituações foram sintetizadas para fins de uniformização no entendimento e leitura dos avaliadores.

c) Comprovou-se no modelo proposto a aderência dos julgamentos conforme índices de consistência adequados ao uso na pesquisa aplicada, ou seja, superior a 90%, obtidos no tratamento estatístico dos julgamentos realizados pela população estudada através

dos testes de normalidade Shapiro-Wilk e coeficiente de confiabilidade Alfa de Cronbach.

Na conclusão do tratamento estatístico, explorou-se adicionalmente a possibilidade de redução de dimensões através do método de Análise de Componentes Principais e resultou em matriz não-positiva definida em razão da alta correlação de seus fatores. Adicionalmente purificou-se as estratégias analisadas do nível de 43 para 10 fatores, observando-se nestes que a aplicação dos testes de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) retornou em padrão inferior mínimo ao ideal para análise e, portanto, conclui-se que neste caso pelo descarte da potencialidade de redução de dimensões. Avaliou-se também nas etapas clássicas dos métodos base AHP e MF que os julgamentos realizados atenderam aos padrões qualitativos requeridos e, portanto, suas resultantes foram validadas para geração do mapeamento descrito no modelo proposto.

d) Aplicou-se o novo modelo em ambiente empresarial e seus resultados foram comparados com os mencionados no referencial teórico da competitividade organizacional a fim de explicar sua relevância no papel da manutenção e desenvolvimento empresarial.

Esta dissertação trouxe ainda as seguintes contribuições principais: (1) avanço no estado da arte da aplicação de modelos de decisão multicritérios na competitividade organizacional, pela identificação de lacuna não preenchida de mapeamento e aplicabilidade na definição das ações (estratégias) e reações (impactos) no empreendimento como um todo, em linha com a visão holística requerida nos ambientes internos e externos para manutenção e/ou melhoria do estado competitivo; (2) caracterização de ferramentas de decisão multicritério como fenômeno emergente de práticas para manutenção e/ou criação de vantagem competitiva, e (3) desenvolvimento de uma ferramenta para mapeamento do impacto de decisões estratégicas.

Como contribuições adicionais, acredita-se ter (i) atualizado o procedimento para busca de revisão sistemática a partir da apresentação de critérios de transparência da aquisição e tratamento de dados, (ii) potencialmente encorajar pesquisadores e praticantes do tema competitividade a aplicar esforços na expansão do conhecimento desses modelos como ferramenta de sustentabilidade e desenvolvimento empresarial.

Finalmente, o autor acredita que não somente a iniciativa privada, mais nomeadamente a indústria, poderá se beneficiar da aplicação do modelo proposto, e sim demais setores da economia devido a velocidade de mudanças demandada pela sociedade e governos, ciência e

tecnologia e mercados, em sua busca pela melhor aplicação de recursos físicos e financeiros em direção da obtenção do estado da competitividade adequado ao momento do empreendimento. A partir destas considerações, a validade e consistência do modelo, conclui-se assim que a proposta desta dissertação, o desenvolvimento de um Modelo de Seleção Ponderada para Definição de Estratégias Competitivas foi atingido.

Destaca-se que o modelo proposto pode ser usado em uma empresa de médio porte, assim aportando maiores capacidades de gestão de suas estratégias e busca por vantagens competitivas.

Dentro de suas limitações, observou-se que a geração dos vetores de prioridade AHP pode não ser de fácil aplicação sem previa instrução formal e treinamento dos envolvidos em sua execução.

Observou-se também que a aplicação do modelo requer tempo de depuração de dados estatísticos.

Destas limitações, conclui-se que a aplicação do modelo em empresas de menor capacidade financeira pode ser afetada por seu custo de capital humano especializado requerido para execução das análises e etapas requeridas.

6.2 Sugestões para próximos trabalhos

O modelo de Modelo de Seleção Ponderada para Definição de Estratégias Competitivas conforme delineado e proposto neste trabalho, traz a luz das considerações apresentadas, a sugestão de objetivos adicionais que poderão ser investigados como futuros temas de pesquisa: Proposta 1: O desenvolvimento de um modelo delimitado em fatores críticos de sucesso notados em empresas líderes de seus segmentos, para tal mapeando o estado da arte relacionado a suas estratégias e atributos e desses definir as práticas aplicáveis que poderão ser utilizadas como base para uma nova matriz do Modelo de Seleção Ponderada para Definição de Estratégias Competitivas. Sugere-se como base desse, a análise de empresas premiadas conforme um ou vários prêmios mundiais da excelência em gestão (Deming Prize, MBNQA, EFQM Excellence Award, PNQ).

Proposta 2: no presente trabalho estudou-se a criação do modelo e sua aplicação foi validada através de aplicação de questionário em ambiente empresarial. Sugere-se que o

trabalho seja ampliado de forma a mostrar a relação de integração estratégica de toda a cadeia de valor envolvida no segmento de atividade analisado e assim comprovar potenciais diferenciais de uma empresa frente seu mercado competidor.

Proposta 3: a criação de um Índice de Competitividade gerado a partir de valoração dos impactos das prioridades estratégicas, fundamentado pelo alinhamento do estado atual da organização e seu competidor líder do mercado analisado. Esse Índice poderá ser construído conforme padrões de excelência descritos nos prêmios mundiais em gestão.

Referências

AAKER, D. A. Strategic market management. [S.l.]: John Wiley & Sons, 2008.

ADAMCSEK, E. The Analytic Hierarchy Process and its Generalizations. Budapeste, Hungria. 2008.

AGOSTINHO, O. L.; BATOCCHIO, A.; SILVA, I. B. D. Technology and Business

Strategies - Methodology for Correlation and Priorization Using Knowledge Management. EUROMOT 2008: The Third European Conference on Management of

Technology. Nice, França: International Association for Management of Technology. 2008.

AGOSTINHO, O. L.; BATOCCHIO, A.; SILVA, I. B. D. Proposal of Methodology to

Balance, Correlate and align Technology and Business Strategies to Competitiveness Organization Attributes. PMA 2012 Conference. Cambridge, Reino Unido: [s.n.]. 2012.

AIGINGER, K. Speed of Change and Growth of Manufacturing. Viena, Aústria. 2001.

AIRES, R. F. D. F.; FERREIRA, L. Uma Análise Sobre Reversão de Ranking no Método