• Nenhum resultado encontrado

O planejamento do presente trabalho foi materializado em uma sequência de atividades que foi empreendida pelo pesquisador.

3.3.1 Sequência das Atividades

As seguintes atividades foram desenvolvidas:

1. Atividade 1 - Elaboração de questionário: O questionário, objeto do survey descrito na Seção 3.2, foi desenvolvido para emprego nas entrevistas face-a-face, e

2. Atividade 2 - Execução do estudo-piloto: A execução de pilot-survey, conforme previsto em Linaker et al. [91], foi um dos pontos cruciais para a pesquisa, que foram validadas as questões previstas no questionário por meio de um “ensaio”. Para a realização deste piloto foram escolhidas três empresas de software para figurar na amostra da análise inicial dos dados. Os três participantes foram escolhidos dentre os possuidores de certificação em metodologias ágeis, para que as perguntas pudessem ser ajustadas de forma coerente após a realização das três entrevistas do piloto. 3. Atividade 3 - Revisão do questionário: A revisão foi feita conforme os resultados

apontados no pilot-survey, onde algumas perguntas sofreram ajustes conforme o que se segue:

• Algumas questões abertas foram modificadas para questões fechadas, a fim de permitir análise quantitativa e coerência. Por exemplo: uma das questões abertas era “Qual o seu cargo na empresa?”, que foi modificada para uma questão de múltipla escolha, onde o entrevistado deveria marcar apenas uma opção dentre as oferecidas. Uma outra questão que foi modificada pelo mesmo motivo foi a que perguntava “Quanto tempo de experiência em projetos ágeis?”. • O questionário teve de ser enxugado, pois a primeira entrevista do pilot-survey levou cerca de uma hora para ser finalizada. Some-se a isto outros minutos gastos com a recepção do entrevistador e as conversas iniciais, o tempo ficou bastante dispendioso. Foi notório a percepção do entrevistador de que os participantes demonstraram, durante o pilot-survey, algum grau de cansaço, pois as últimas perguntas evidenciaram isto. Desta forma algumas questões foram eliminadas, e o critério para a eliminação foi a retirada daquelas que apresentavam alguma redundância. Por exemplo: A pergunta “Sobre princípios ágeis, cite quais você conhece” foi eliminada porque uma outra pergunta similar já a respondia “Na sua equipe, é possível perceber algum princípio ágil sendo empregado? Qual (is)?”. Uma outra pergunta eliminada foi “Quais são as práticas ágeis mais utilizadas?” que já era respondida em outro lugar.

• Ao observar o Apêndice E, a questão de número 12 apresentava 60 práticas ágeis para o entrevistado sinalizar se elas eram consideradas sem importância, pouco importante, importante, muito importante ou extremamente importante. Essa foi a experiência mais cansativa da entrevista. Após o pilot-survey, essas práticas foram reduzidas para 40. A Seção 6.10, Ameaças à Validade, apresenta uma análise particular a respeito disto.

4. Atividade 4 - Visitar empresas-alvo e conduzir entrevistas: As empresas consideradas alvos da pesquisa foram visitadas, localmente, como parte da atividade

de pesquisa de campo prevista para este estudo. As indicações vieram dos próprios entrevistados por meio da técnica Bola de Neve já mencionada.

5. Atividade 5 - Compilar relatórios: Esta atividade compreendeu o estudo e a classificação, bem como a análise dos resultados obtidos no survey. Esses resultados foram formatados e organizados em tabelas e gráficos.

6. Atividade 6 - Ajustes finais: De posse dos relatórios, gravações de áudio e outras documentações acumuladas durante os trabalhos de pesquisa, foram realizados os ajustes finais e a formatação do trabalho.

Capítulo 4

Resultados e Discussão

A mensuração final de qualquer trabalho é um dos meios pelos quais os dados são apresentados para uma melhor compreensão do fenômeno. Por isto, a mensuração está presente nas ciências e a real consistência do estudo empírico quantitativo somente pode ser viável se utilizadas práticas de mensuração. Desta forma, a teoria da medição em várias ciências, nela inclusa a Engenharia de Software, tem avançado bastante, por meio de análise mais apurada acerca de variáveis concretas e até de variáveis abstratas, tais como tensão, satisfação, lealdade, etc.

A pesquisa de campo realizada no presente trabalho teve por finalidade responder à segunda e terceira questões de pesquisa, (Q2) Qual a percepção das empresas sobre a adoção de práticas ágeis? e (Q3) Qual a extensão da adoção de práticas ágeis nas empresas? Para respondê-las, foram realizadas entrevistas face-a-face, por telefone e por e-mail.

A coleta de dados foi realizada durante o período de 01 de março a 10 de maio de 2017, através de entrevistas estruturadas e coletas por e-mail, cujo roteiro encontra-se evidenciado no Apêndice E. O roteiro sofreu ligeira modificação após as três primeiras entrevistas, consideradas o projeto-piloto do survey, a fim de melhorar o tempo gasto nas seções com os participantes. A pesquisa contou com 36 participantes. Todas as perguntas do questionário foram analisadas e discutidas neste trabalho. A formatação dos resultados foi o trabalho final, onde os áudios obtidos durante as entrevistas foram resumidos em um texto, com a numeração dos entrevistados utilizando-se os códigos P18 a P36, que correspondiam aos 19 participantes por meio de entrevistas face-a-face e por telefone. Em seguida, o texto foi tabulado em algumas planilhas eletrônicas para possibilitar agrupamentos e análises, e nessas planilhas foram também inseridas as 17 entrevistas obtidas por e-mail. A partir daí, os dados foram tabulados, tanto qualitativamente, pela análise, apresentação e apreciação das narrativas das respostas, quanto quantitativamente, onde utilizou-se o Programa R [124] para a plotagem dos gráficos. Os scripts utilizados para a realização das plotagens estão materializados no Apêndice F. Durante as plotagens,

algumas técnicas foram empregadas para a melhor compreensão e adaptação aos tipos de perguntas utilizadas no questionário. Nesse proceder, gráficos de barras, de colunas e também uma escala do tipo Likert [90] foram empregados para visualizar e comentar os resultados.