• Nenhum resultado encontrado

3.2 ANÁLISE TEXTUAL DOS DISCURSOS: PARA UMA ANÁLISE DE TEXTOS

3.3.1 Representação discursiva: a noção semântica do texto

3.3.1.1 Categorias semânticas das representações discursivas: um instrumento de

3.3.1.1.4 Conexão

Os conectores são os responsáveis pelo agrupamento das proposições-enunciados. Eles têm a função semântica de ligar as palavras e as porções textuais. Adam (2011) os distingue em três tipos de marcadores de conexão: os conectores argumentativos, os organizadores e marcadores textuais e os marcadores de responsabilidade enunciativa. Adam (2011) explica que “os conectores variam de acordo com os gêneros do discurso” e dá como exemplo o gênero jurídico que, no corpo do seu texto, integram poucos conectores em comparação com os gêneros mais argumentativos, descritivos e explicativos. Em relação ao gênero em análise, a Denúncia, nós constatamos muitos conectores argumentativos e contra-argumentativos, pois tem como um de seus principais objetivos a denúncia de Dilma Rousseff e o seu pedido de impeachment.

Os organizadores textuais “exercem um papel capital no balizamento dos planos textuais” e “tem o objetivo de ajudar o leitor a construir um todo coerente” (ADAM, 2011, p. 181-182). Eles se subdividem em espaciais, temporais e enumerativos. Nos Quadros 7 e 8, detalharemos e exemplificaremos os organizadores e os marcadores textuais, bem como os marcadores de uma responsabilidade enunciativa, conforme Adam (2011).

Quadro 7 – Organizadores e marcadores textuais

Organizadores Conectores Tipos/Exemplos

Espaciais

“contribuem para a ordenação das partes da representação discursiva nos eixos maiores do tempo e do espaço”.

à esquerda/ à direita, antes/ depois, em cima/ embaixo, mais longe, de um lado/ de outro etc.

Temporais

“possuem uma propriedade interessante: a de poder se combinar, conforme a ordem de informatividade crescente.”

então, antes, em seguida, depois, após, na véspera, no dia, etc.

[E18]Reforça-se, a cada dia, a convicção de que algumas empresas foram escolhidas para serem promovidas internacionalmente e, a partir de então, participando de irreais licitações, drenar a estatal, devolvendo grande parte dos valores por meio de propinas, ou de doações aparentemente lícitas.

Enumerativos “segmentam e ordenam a matéria textual combinando, muitas vezes, valor de ordem com um valor temporal”.

Aditivos: e, ou, também, assim como, ainda.

Integração linear:de um lado,

inicialmente, primeiramente, em primeiro lugar, em seguida, depois, em segundo lugar, por outro lado, enfim, etc.

[E14] Com efeito, a máscara da competência fora, primeiramente

arranhada, no episódio envolvendo a compra da Refinaria em Pasadena pela Petrobrás.

Mudança de topicalização

“É a passagem de um objeto do discurso a outro. Esses organizadores exercem um papel importante na ênfase de um plano de texto e na estrutura de uma argumentação, mas seu valor argumentativo propriamente dito não está em questão. Eles ordenam apenas as partes de um texto dado.”

quanto a, no que concerne a, etc.

[E377] A Constituição Federal, em seu artigo 85, diz que compete à lei federal disciplinar os crimes de responsabilidade do Presidente da República, inclusive no

que concerne ao processo de Impeachment e a seu julgamento.

Ilustração e Exemplificação

“sua função é a de introduzir exemplos que dão ao enunciado um status de ilustração de uma asserção principal.”

por exemplo, assim, notadamente, etc. [E60] A realidade salta aos olhos! Ao contrário do que prega a denunciada e aqueles que lhe são próximos,

notadamente o ex-Presidente Luiz Inácio

Lula da Silva, o único golpe que se praticou foi a reeleição da Presidente; sem contar a sanha de seu Partido de se manter no poder.

Fonte: Adam (2011, p. 179-186). *Os exemplos foram retirados do corpus.

De acordo com Adam (2011, p. 189), os conectores argumentativos,

[...] associam as funções de segmentação, de responsabilidade enunciativa e de orientação argumentativa dos enunciados. Eles permitem uma reutilização de um conteúdo proposicional, seja como um argumento, seja como uma conclusão , seja,

ainda, como uma argumento encarregado de sustentar ou de reforçar uma inferência, ou como um contra-argumento.

Adam (2011) retém quatro categorias de conectores argumentativos: os conectores argumentativos marcadores do argumento, os conectores argumentativos marcadores de conclusão, os conectores contra-argumentativos marcadores de um argumento forte e os conectores contra-argumentativos marcados de argumentos fracos, como descritos no Quadro 8, que segue.

Quadro 8 – Conectores argumentativos

Conectores argumentativos Tipos Exemplos Marcadores do argumento porque, que, pois, com efeito,

como, mesmo,

aliás, por sinal etc.

[E247] Com efeito, como evidenciado em sede de Representação Criminal encaminhada à Procuradoria Geral da República, ao fazer empréstimos proibidos e não os contabilizar, a Presidente da República poderia até, em tese, ser inclusa nas iras do artigo 299 do Código Penal, que tipifica a falsidade ideológica.

Marcadores de conclusão

portanto, então, em consequência etc.

[E271] Portanto, o reconhecimento dos elementos necessários ao impedimento do Presidente da República é, sempre, um juízo político, não sujeito às garantias inerentes às decisões de cunho jurisdicional – exceção feita à forma processual -, cabendo ao parlamentar que se defronta com o processo de impeachment julgar segundo sua própria consciência.

Marcadores de um argumento forte

mas, porém,

contudo, entretanto, no entanto etc.

[E403] A população, cansada, indignada, mas ainda esperançosa na devida separação dos poderes, tem saído às ruas, para pedir o básico: observância à lei e à Constituição Federal.

Marcadores de um argumento fraco

Certamente,

embora, apesar de que, ainda que, etc.

[E396] Alguns analistas têm advertido que o processo de Impeachment seria muito custoso à nação. Não há dúvida de que será. No entanto, a sanha de poder que orienta o grupo da denunciada, a qual se torna mais clara a cada dia,

certamente se revela ainda mais deletéria. Fonte: Adam (2011, p. 189-191). *Os exemplos foram retirados do corpus

Existem outros operadores argumentativos, mas apresentamos alguns apenas para fins de exemplificação. No tópico referente à análise da representação discursiva de “Dilma Rousseff”, na sequência argumentativa, retomaremos esses operadores argumentativos com o objetivo de observar e descrever de que forma esses marcadores são utilizados no texto de modo a orientar as intenções e os pontos de vista do enunciador. Dessa forma, temos como objetivo demonstrar como esses conectores são importantes para a progressão do texto e essenciais na construção das representações discursivas.