• Nenhum resultado encontrado

Considerações e resultados parciais

No documento Línguas Estrangeiras e outras áreas (páginas 87-89)

LANGUAGES AND TEACHING

5. Considerações e resultados parciais

Como primeiro passo, buscamos apoio teórico visando contextualizar e fundamentar nossas pesquisas em arcabouços teóricos que respaldassem nosso trabalho. Nesse momento, percebemos que embora haja inúmeros trabalhos relacionados ao ensino mediado por novas tecnologias, ainda há certa carência de teorias que amparem as atividades executadas no ensino a distância.

Assim, já se tornou evidente que as insuficientes produções científicas em Ensino a Distância pouco têm contribuído para o desenvolvimento de teorias nessa modalidade, já que há certa escassez de estudos e de novas metodologias de ensino que contemplem o Ensino na modalidade a Distância.

Mesmo porque, trata-se de uma área em franca expansão que carece que professores pesquisem por concepções de ensino baseadas em metodologias de ensino adequadas para essa modalidade e desenvolvam mais estudos sobre interação entre: o professor, o aluno, o conteúdo e as ferramentas digitais e Design Instrucional. Isso porque é no espaço virtual onde ocorre todo o processo de ensino e aprendizagem

Como percebemos que todo curso se constitui como um ciclo de atividades dispostos no Desenho Instrucional, vislumbramos esse mecanismo como um fator indispensável atuando como espaço para criação de ambientes virtuais de aprendizagem. É nele que vários recursos são projetados para facilitar a interação entre professor, aluno, material didático e ainda disponibilizar o conteúdo, além de direcionar ações, leituras e atividades.

Nesse caso, é por meio do Desenho Instrucional que se cria e se desenvolve ambientes para expandir e melhorar a aprendizagem de determinadas informações em contextos virtuais, o que exige um processo de planejamento e execução voltado às necessidades dos aprendizes e baseado em princípios pedagógicos, mas respeitando as características estruturais do espaço disponibilizado pelo Design Instrucional.

88 Por isso, investigamos, também, a disponibilidade e funcionamento de ferramentas, metodologia e conteúdo dispostos pelo Desenho. Observamos, sobretudo, que dispositivos e metodologias se combinaram no curso articulando teoria e prática. O conteúdo teve sua adequação à modalidade de ensino a distância, vislumbrando alternativas para o aprendizado significativo.

A importância dada ao papel do Desenho Instrucional para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem no ambiente do curso justificou um especial enfoque de nossa pesquisa nesse aspecto da modalidade a distância. Identificamos, assim, uma metodologia baseada na interação e na comunicação com o aluno.

Em todo momento do curso o professor se refere ao aluno chamando-o às atividades, tentando motivá-lo a seguir com o estudo e concluir as atividades. Ouve uma sequenciação didática do conteúdo especialmente pensada no perfil do aluno cursista (professores atuantes no ensino básico de sala regular).

Esse aspecto pôde ser vislumbrado na percepção de unidade demonstrada pelo curso, na disponibilidade e acessibilidade da página entre outros mecanismos do Desenho Instrucional que ainda nos instigam a continuar nosso estudo.

Nessa perspectiva, pudemos perceber que o curso analisado agrega em seu desenho inúmeras possibilidades de aprendizagem e se enquadra na chamada epistemologia moderna agregando abordagens empirista, inatista e dialética. Pode-se verificar que disposição dos ícones favorece o acesso rápido por parte do aluno que não precisa procurar muito para encontrar a informação e/ou atividade desejada.

É um curso que é fundamentado por abordagem empirista, pois, o estudante buscando à qualificação recebe instruções do tutor que substitui o professor e segue orientações prontas recebidas por meio dos dispositivos do curso de modo sequencial. As tecnologias são tidas como as ferramentas e o conteúdo sistematizado se torna o plano de modelagem do curso sendo disposto pelo desenho instrucional por meio do qual o aluno adquire a capacitação e aprende fazendo.

Por outro lado, o curso também agrega a características da abordagem inatista que privilegia a independência intelectual do cursista em sua capacidade auto-didática, em saber estudar sozinho não necessitando do auxílio do professor. Nesse caso, essa abordagem colaborou para reforçar a autonomia do aluno na busca pelo conhecimento, significando, de acordo com esses princípios, que o curso foi bem planejado e que o estudante foi valorizado em suas capacidades.

De outro modo, a troca, o diálogo com o outro, o sentido de cooperação e construção coletiva foram estimulados. O individualismo foi premiado, mas a coletividade

89 também. Essa característica do curso o inscreve também de abordagem dialética. Nesse caso, o seu formato busca garantir a evolução adequada da aprendizagem do aluno numa visão da formação continuada. O curso sustenta a aprendizagem e, por meio do tutor, tenta manter um relacionamento individualizado, tendo em vista o bom desempenho e o desafio da aprendizagem.

Trata-se de um curso de estilo interdisciplinar que envolve todo o processo de formação do professor de forma sistematizada e disposta pelo design instrucional de maneira acessível e de fácil manuseio. É relevante salientar que o curso oferece acesso também a pessoas com necessidades especiais como: cegos, surdos e pessoas com baixa visão. Ele disponibiliza recursos que favorecem a formação de todos no verdadeiro sentido da inclusão.

É por isso que o conteúdo desse curso de modalidade on-line, ou seja, um ensino por meio de atividades realizadas em ambientes virtuais tornou-se um elemento motivador para o aluno que associa o estudo mediado pelo computador ao lazer e ainda podendo realizar as atividades em horários que melhor lhes convier. Dessa forma, além disso, o computador e suas tecnologias utilizados como recurso didático pode levar o aluno a um aprendizado significativo e prazeroso.

Nesse aspecto, consideramos aprendizado significativo uma aprendizagem que pressupõe o oferecimento ao aluno de informações relevantes que relacionadas aos conceitos já ou pré-existentes em sua estrutura cognitiva tendem a influenciar na aprendizagem e no significado atribuído aos novos conceitos aprendidos (AUSUBEL, 1980). Assim, buscamos rever as formas atuais de ensino já que a forma de ensino on- line se constitui bastante diferente do ensino na modalidade presencial e até mesmo diferente do ensino a distância por meio de material impresso.

Em outro contexto, como o ponto de partida teórico desse estudo assimila uma concepção de ensino baseada na interação e nossa hipótese inicial era de que o processo interativo em cursos on-line se constituía como pressuposto relevante para a construção do conhecimento e da autonomia na busca pelo ensino e pelo aprendizado.

Entretanto, ao analisar o número de acesso, de participação, grau e formas de interação por meio de ferramentas como chats, fóruns, diários entre outros, tivemos resultados não muito motivadores, já que a participação por esses mecanismos foi tímida e, muitas vezes, teve que ser forçada por meio de postagem de atividades avaliativas nesses dispositivos.

No documento Línguas Estrangeiras e outras áreas (páginas 87-89)