• Nenhum resultado encontrado

Considerações finais

No documento Organização escolar: o tempo (páginas 153-155)

Distribuição das componentes do currículo

5.4. Considerações finais

No estudo foram analisados 1264 horários do 5.º ano de escolaridade e 1119 horários do 9.º ano de escolaridade de 231 unidades orgânicas (UO) de Portugal Continental da rede escolar pública. De seguida, apresentam-se alguns destaques que resultaram dessa análise.

As atividades letivas podem estar organizadas em unidades de tempo de 45, 50, 60, 70 minutos e unidades de tempo diferenciado, consoante a UO. A grande maioria das UO apresenta a carga horária semanal organizada em tempos letivos de 45 minutos (168 UO, 72,7%), seguida dos agrupamentos com tempos letivos de 50 minutos (25,5%).

A carga horária semanal média das disciplinas das matrizes curriculares nas turmas dos 5.º e 9.º anos não apresenta diferenças estatisticamente significativas entre as UO sem e com contrato de autonomia, à exceção da disciplina de Ciências Naturais no 5.º ano, com uma média superior nas UO com contrato de autonomia, e das disciplinas de História e de Geografia no 9.º ano, a primeira com uma média superior nas UO sem contrato de autonomia e a segunda nas UO com contrato de autonomia.

As UO dispõem de flexibilidade para distribuir os tempos pelas disciplinas de cada área disciplinar dentro dos limites estabelecidos nas matrizes curriculares. No 5.º ano dispõem de 95 minutos e no 9.º ano de 90 minutos, que resultam da diferença do tempo a cumprir e da soma das cargas horárias semanais mínimas de cada área disciplinar. Estes minutos são essencialmente utilizados para acertar equitativamente a distribuição da carga mínima do tempo a cumprir.

Salientam-se alguns casos em que a distribuição dos 95 ou 90 minutos não é utilizada para acertar os tempos ou não é equitativa. No 5.º ano esta situação é mais visível na área disciplinar “Línguas e Estudos Sociais”, em que 15,2% das UO valoriza a disciplina de Inglês em detrimento da disciplina de História e Geografia de Portugal, atribuindo uma carga semanal superior à primeira. No 9.º ano, nas UO com unidade de tempo letivo de 45 minutos, à área disciplinar “Ciências Físicas e Naturais” apenas é atribuída a carga mínima definida na matriz.

O total da carga horária semanal dos horários de 5.º ano, considerando as áreas disciplinares obrigatórias, a Oferta Complementar e o Apoio ao Estudo, varia entre 1200 e 1755 minutos. A maioria dos horários regista uma carga horária semanal de 1620 minutos (656 turmas, 52,3%). No 9.º ano, o total da carga horária semanal, considerando também as áreas disciplinares obrigatórias, a Oferta Complementar e Apoios, varia entre 1450 e 1950 minutos. A maioria dos horários apresenta uma carga horária semanal superior a 1485 minutos (1067 turmas, 95,4%).

A Oferta Complementar regista-se em 90,7% das turmas de 5.º ano de escolaridade e em 80,4% das turmas de 9.º ano. Esta oferta ocorre em diferentes áreas, tendo uma maior expressão em áreas de Cidadania (84,3% das turmas de 5.º ano e 75,8% das turmas de 9.º ano).

No 5.º ano a componente curricular de Apoio ao Estudo, de oferta obrigatória, incide sobretudo nas disciplinas de Português, Matemática e Inglês. Em 68,7% das turmas a carga horária semanal é superior a 200 minutos. Cerca de 40% dos horários, em determinados dias da semana, registam 45 minutos de apoio diário, seguindo-se os que têm 90 minutos. Ainda que com pouca expressão, alguns horários indicam 150 a 225 minutos de apoio num único dia da semana.

No 9.º ano, apesar de não estar previsto na matriz curricular, 60,9% das turmas apresentam Apoio no seu horário. À semelhança do 5.º ano, esta oferta ocorre principalmente nas disciplinas de Português, Matemática e Inglês, existindo ainda registo de apoio de Preparação para Exames.

ESTUDO | Organização escolar: o tempo 154

A organização dos horários de ambos os anos letivos privilegia o turno da manhã, com 74,5% e 78,9% das turmas do 5.º ano e 9.º ano, respetivamente, a apresentarem horários predominantemente de manhã. Seguem-se cerca de 20% dos horários com tempos letivos distribuídos pelos dois turnos do dia (horários mistos), em ambos os anos de escolaridade. Os horários predominantemente de tarde ocorrem apenas em turmas de UO de 18 e 15 concelhos no 5.º e 9.º anos, respetivamente, sobretudo nas NUTS II Norte e Área Metropolitana de Lisboa.

A média do tempo diário de permanência na escola varia entre 5h26m e 6h19m nas turmas de 5.º ano e entre 4h55m e 5h57m nas turmas de 9.º ano, consoante os dias da semana. Em ambos os anos de escolaridade, os alunos podem permanecer na escola mais de oito horas num só dia.

A duração média do intervalo de almoço é de cerca de 1h20m em ambos os anos de escolaridade. Em algumas turmas este intervalo é inferior a uma hora e em outras turmas é superior a três horas.

Os intervalos entre os tempos letivos apresentam discrepâncias quer em termos de duração quer em termos de quantidade, para o mesmo número diário de tempos. O número diário de tempos letivos registados nos horários do 5.º e 9.º anos pode variar entre três e onze, o número diário de intervalos pode variar entre um e oito intervalos e o tempo total diário de intervalos pode variar entre 5 a 90 minutos (sem contabilizar o intervalo de almoço). Por exemplo, num dia de oito tempos letivos de 45 minutos, a duração total dos intervalos, para a maioria das turmas, pode variar entre 25 e 45 minutos, distribuídos por dois a três intervalos.

A distribuição das componentes do currículo foi organizada em três grupos (A, B e C). No grupo A foram incluídas as disciplinas das áreas “Línguas e Estudos Sociais” e “Matemática e Ciências”, no 5.º ano, e das áreas “Português”, “Línguas Estrangeiras”, “Ciências Humanas e Sociais”, “Matemática”, “Ciências Físicas e Naturais”, no 9.º ano. No grupo B consideraram-se as disciplinas das áreas “Educação Artística e Tecnológica” e “Educação Física”, no 5.º ano, e da área “Expressões e Tecnologias”, no 9.º ano. No grupo C foram incluídas as componentes Educação Moral e Religiosa, Oferta Complementar, Apoio e Tutoria, nos dois anos de escolaridade.

Nos horários com unidade de tempo letivo de 45 minutos do 5.º e 9.º anos, os dias com seis, oito e nove tempos são os que ocorrem com maior frequência. No 5.º ano, em turmas com uma carga diária de seis tempos letivos a distribuição das componentes do currículo recai maioritariamente em quatro tempos de disciplinas do grupo A e dois tempos de disciplinas do grupo B. No 9.º ano, para a mesma carga diária, todos os tempos correspondem a disciplinas do grupo A. Em turmas com oito tempos diários a distribuição incide, no 5.º ano, em quatro tempos de disciplinas do grupo A, dois tempos do grupo B e dois tempos do grupo C e, no 9.º ano, em seis tempos do grupo A e dois tempos do grupo B. No caso de turmas com nove tempos diários, a distribuição recai, no 5.º ano, em quatro tempos de disciplinas do grupo A, quatro tempos do grupo B e um do grupo C e, no 9.º ano, em seis tempos do grupo A, dois tempos do grupo B e um do grupo C. Numa leitura global, ainda que se tenham identificado casos discrepantes, a grande maioria dos horários analisados segue a tendência dominante para cada uma das variáveis consideradas. Contudo, num estudo mais aprofundado, seria importante compreender as razões e os fundamentos de determinadas opções gerais tomadas pelas escolas e outras mais específicas refletidas em alguns horários.

ESTUDO | Organização escolar: o tempo 155

No documento Organização escolar: o tempo (páginas 153-155)