• Nenhum resultado encontrado

O AVASUS é uma plataforma aberta e digital, que apresenta como diferencial a capacidade de ofertar um modelo de educação, ao longo da vida, que se efetiva em larga escala, o que se traduz em redução de custos no âmbito da formação humana em Saúde.

A formação mediada por tecnologias ofertada pelo AVASUS apresenta um alcance espacial que abrange todo o Brasil e envolve profissionais de diversas áreas de atuação, especialmente aquelas voltadas para a Saúde, os quais atuam em diferentes estabelecimentos prestadores desse serviço.

143

A análise dos resultados obtidos na pesquisa sobre os impactos da formação por meio do AVASUS para os serviços de saúde evidencia um cenário no qual os profissionais que realizaram cursos/módulos reconhecem as contribuições geradas nesse processo formativo para o desempenho de suas atividades laborais nos seus respectivos estabelecimentos, as quais assumem diferentes perspectivas.

No que se refere aos impactos da formação por meio do AVASUS no serviço de saúde, a investigação revelou que a aprendizagem obtida nos cursos/módulos contribui para a práxis do profissional e é aplicada nos estabelecimentos de saúde onde este atua. Nessa perspectiva, essa formação repercute na reorientação da prática do cuidado em saúde no território, seja no sentido de inserção de uma nova prática profissional ao serviço, seja no sentido de melhoria de um serviço já existente. As contribuições se efetivam, principalmente, no atendimento a demandas cotidianas do serviço de saúde, bem como a novas demandas e a situações epidemiológicas no território.

É importante ressaltar que a maioria dos profissionais que realizaram cursos/módulos do AVASUS compartilha a aprendizagem obtida com colegas de trabalho, o que repercute nos serviços de saúde ofertados e possibilita, ainda, o aprimoramento da equipe de trabalho e do trabalho em equipe. O compartilhamento de saberes pode ser entendido como uma estratégia que, indiretamente, contribui para a redução dos custos no processo de formação em saúde, na medida em que um profissional se forma e dissemina seu conhecimento. Nesse sentido, verifica-se um impacto positivo dos investimentos para a formação humana em saúde, que ocorre de forma indireta e transversal.

Os cursos/módulos do AVASUS são recomendados pela maioria dos profissionais que o realizam, especialmente para colegas de trabalho, e o principal motivo para tal recomendação é o conteúdo que apresentam. Nesse aspecto, para os referidos profissionais, o conteúdo dos cursos/módulos tem contribuído para a tomada de decisão diante de situação-problema no contexto da prática profissional. Para a maioria dos profissionais, a realização do curso/módulo no AVASUS é motivada, primeiramente, pela relação que estabelece com a atividade profissional e, em segundo lugar, pela necessidade de formação pessoal.

Considerando que no universo de cursos/módulos contemplados na pesquisa, médicos e enfermeiros se destacaram no âmbito dos respondentes, cujos locais de atuação são predominantemente centro de saúde/unidade básica e hospital geral, constatam-se evidências acerca do impacto positivo da formação por meio do AVASUS nos serviços em saúde no Brasil. Tais evidências apontam para novos itinerários de

144

pesquisa, caminhos a serem aprofundados em outros estudos quali- quantitativos que contemplem as dimensões analisadas e contribuam para a formação humana em saúde.

6 REFERÊNCIAS

ARAÚJO JUNIOR, C. F. de; MARQUESI, S. C. Atividades em ambientes virtuais de aprendizagem: parâmetros de qualidade. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. M. M. (org.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. p. 358-368.

AVASUS. 2019. Disponível em: https://avasus.ufrn.br/. Acesso em: 10 maio 2019. BARRETO, R. G.; GUIMARÃES, G. C.; MAGALHÃES, L. K. C.; LEHER, E. M. T. As tecnologias da informação e comunicação na formação de professores. Revista Brasileira de

Educação, v. 11, n. 31, p. 31-42, jan./abr. 2006.

BOLFARINE, H. Elementos de amostragem. São Paulo: Edgar Blucher, 2005. BRASIL. Ministério da Saúde; Ministério da Educação. Programa Nacional de

Reorientação da Formação Profissional em Saúde PRÓ-SAÚDE. Brasil: Editora do

Ministério da Saúde, 2007. (Série C. Projetos, Programas e Relatórios). Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/07_0323_M.pdf. Acesso em: 10 jun. 2019. DIAS, L. C. Redes: emergência e organização. In: CASTRO, I. E. de; GOMES, P. C. da C.; CORRÊA, R. L. (org.). Geografia: Conceitos e Temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995. ELLUL, J. A Técnica e o Desafio do Século. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.

KENSKI, V. M. Educação e Tecnologia: o novo ritmo da informática. Campinas: Papiro, 2007. (Coleção Papiros educação).

LEMOS, C. L. S. A concepção de educação da política nacional de educação permanente

em saúde. 2010. 171 f. Tese (Doutorado) – Curso de Doutorado em Educação, Universidade

Federal de Goiás, Goiânia, 2010. Cap. 4. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/ bitstream/tde/1073/1/Cristiane%20Lopes%20Simao.pdf. Acesso em: 2 jul. 2018.

LOHR, S. L. Sampling: design and analysis. 2. ed. Boston/MA: Cengage Learning, 2009. MOREIRA, R. A Técnica, o Homem e a Terceira Revolução Industrial. In: KUPSTAS, M. (org.). Ciência e Tecnologia em debate. São Paulo: Moderna, 1998.

145

RAFFESTIN, C. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993.

R CORE TEAM, R. A Language and Environment for Statistical Computing. R Foundation for Statistical Computing. Vienna, Austria, 2017. Disponível em: https:// www.-project.org/. Acesso em: 20 maio 2019.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014. 384 p. 8ª reimpressão.

SANTOS, M. O país distorcido: o Brasil, a globalização e a cidadania. São Paulo: Publifolha, 2002. 221 p.125

SANTOS, M. Pensando o espaço do homem. 5. ed. São Paulo: Edusp Editora da Universidade de São Paulo, 2009. 90p.

SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo, Editora: HUCITEC, 1988. SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 18. ed. Rio de Janeiro: Record, 2014. 475 p.

SIDRIM, M. L Modelo para avaliação e monitoramento em processos de elaboração de

recursos educacionais para ambientes virtuais de aprendizagem: um estudo de caso no

AVASUS. 2018. 75 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/25287/1/ MairaLucianoSidrim_DISSERT.pdf. Acesso em: 20 maio 2019.

146

ANEXOS

Atividade profissional dos respondentes vinculados a cursos/ módulos do AVASUS – 2018 – Opção Outro

Atividade profissional N de respondentesº

Administrador de sistemas operacionais 2

Agente de saúde pública 2

Analista de suporte computacional 1

Arteterapeuta 1 Assistente administrativo 7 Assistente social 9 Auxiliar de enfermagem 9 Auxiliar de escritório 1 Auxiliar de faturamento 1

Auxiliar de orientação pedagógica 1

Auxiliar em saúde bucal 1

Biomédico 2

Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) Não

Identificado 5 Dentista 8 Digitador 2 Faxineiro 1 Fonoaudiólogo 3 Recepcionista 1 Socorrista 1

Técnico em patologia clínica 1

Técnico em segurança do trabalho 1

Trabalhador de serviços de limpeza 1

Visitador sanitário 1

Total 62

147

Tipo de estabelecimento de acordo com a categorização do CNES – Opção Outro

Estabelecimento Nº de respondentes

Central de Regulação do Acesso 2

Centro de apoio à Saúde da Família 3

Centro de Atenção Psicossocial 7

Consultório Isolado 7

Farmácia 1

Hospital/dia - isolado 1

Policlínica 4

Polo Academia da Saúde 1

Pronto Atendimento 3

Unidade de Apoio Diagnose e Terapia (Sadt

Isolado) 1

Unidade de Atenção a Saúde Indígena 3

Unidade de Vigilância em Saúde 5

Unidade Mista 4

Unidade móvel de nível Pré-hospitalar na Área de

Urgência 2

Total 44

148

Atividade profissional de quem apontou o motivo para realização do curso/módulo –Opção Outros

Profissionais (outro) Farmacêutico 1 Médico 4 Recepcionista 1 Enfermeiro 1 Auxiliar de enfermagem 4 Enfermeiro 3 Técnico de enfermagem 5

Agente comunitário de saúde 1

Total 20

Documentos relacionados