• Nenhum resultado encontrado

A pesquisa buscou apresentar a importância dos fatores motivacionais sob o ponto de vista dos colaboradores, bem como a importância da motivação; e de se ter pessoas motivadas na organização. Tendo como seu objetivo geral, identificar os fatores motivacionais que estimulam o engajamento dos funcionários e sua prática como diferencial competitivo em uma empresa X.

Para tanto, através de um levantamento teórico e de um estudo de caso, conseguiu-se atingir os objetivos almejados nesta pesquisa, que tem como objetivos específicos: elencar os fatores que levam os funcionários a se engajarem nas operações da empresa; e identificar as práticas de gestão de pessoas utilizadas para estimular a motivação dos funcionários.

Com o levantamento teórico verificou a relevância da motivação do indivíduo, pois várias são as teorias referentes a esse tema. O ser humano, devido sua especificidade, é muito complexo, portanto quando se trata de algo interior, como é o caso da motivação, não depende só da organização ter indivíduos motivados, isso depende, principalmente, do próprio indivíduo.

Portanto, não é fácil identificar o que motiva cada colaborador, tendo a organização que buscar práticas eficientes de gestão de pessoas no intuito de ser mais assertiva o possível e utilizar essas práticas a seu favor.

A pesquisa identificou os fatores motivacionais que estimulam o engajamento dos funcionários nas operações da organização X e o resultado não foi diferente do que se evidencia na teoria. Os funcionários reconhecem como importante para se dedicar às atividades da empresa: ter um salário justo, bons benefícios, capacitação, aprendizado, reconhecimento, incentivo à participação, feedbacks, autonomia, justiça, respeito, diversidade de tarefas e conhecimento de metas e resultados. Todos esses fatores motivacionais foram classificados como muito importante ou importante, por mais de 90% da amostra.

A organização, por sua vez, busca propiciar esses fatores aos seus colaboradores, através de programas de remuneração, de cursos capacitação e treinamento, e do reconhecimento. A empresa demonstra acreditar no seu capital humano, pois investe em seu pessoal, como pode ser observado no capítulo do estudo de caso.

No entanto, verificou-se que apesar de todas as práticas de gestão de pessoas desenvolvidas pela organização, um grande número da amostra acha que existem pontos a serem melhorados. Porém, apenas 8% da amostra sugeriram alguma mudança ou melhoria.

As sugestões de melhorias foram, em sua grande parte, relacionadas a questões entre colaborador e seu gestor direto, pontos que podem ser, facilmente, resolvidos. Pois, são questões da operação, do dia-a-dia, as quais os gestores, sem muito esforço, podem seguir as sugestões dadas pelos colaboradores.

Através de uma melhor abordagem do colaborador, com uma comunicação mais profissional; criação de momentos de distração, elaborados juntamente com o colaborador; aumento do número de feedbacks, os quais devem procurar ser assertivos e objetivos; e a criação de um programa de reconhecimento particular do setor, acredita-se que os funcionários se sentiriam mais motivados, pois além de se fazer algo que os satisfizessem, os gestores iriam seguir sugestões dos próprios colaboradores, que, por sua vez, iriam se sentir importantes, pelo simples fato de terem sido ouvidos.

Portanto, diante do estudo realizado, verificam-se quais fatores motivacionais influenciam no engajamento dos colaboradores. Nota-se que a maioria dos entrevistados possui um mesmo ponto de vista, no entanto, não se devem padronizar as opiniões, pois o que pode ser importante, hoje, para um colaborador, amanhã, poderá deixar de ser, e todo o investimento da empresa em relação a determinado fator motivacional deverá ser transferido a outro fator primordial naquele outro instante. Daí a complexidade de se trabalhar com a motivação humana.

O tema pesquisado é bastante relevante e abrangente, como sugestão para continuação e elaboração de posteriores pesquisas, sugere-se estudos referente a influência dos fatores motivacionais sobre a produtividade dos funcionários, para tanto é necessário medir a produtividade dos mesmos antes da aplicação de políticas envolvendo os fatores motivacionais e analisá-la após a aplicação dessas políticas.

REFERÊNCIAS

BERGAMINI, Cecília Whitaker. Motivação nas organizações. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008. BOHLANDER, George; SNELL, Scott. Administração de recursos humanos. 14. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

BOOG, Gustavo; Madalena. Manual de treinamento e desenvolvimento: gestão e estratégias. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

BOWDITCH, James L.; BUONO, Anthony F. Fundamentos de comportamento organizacional. 6.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

CASTRO, Alfredo Pires de.; JOSÉ MARIA, Valéria. Motivação: como desenvolver e utilizar esta energia. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A.; DA SILVA, Roberto. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando com as pessoas: transformando o executivo em um excelente gestor de pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

_______. Recursos humanos. Ed. Compacta, 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

DUBRIN, Andrew J. Fundamentos do comportamento organizacional. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

FISCHER, André Luiz; DUTRA, Joel Souza; AMORIM, Wilson A. C. de. Gestão de pessoas: desafios estratégicos das organizações contemporâneas. São Paulo: Atlas, 2009. FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Comportamento organizacional: conceitos e práticas. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

GIBSON, James L. et al. Organizações: Comportamento, Estrutura e Processos. 12 ed. São Paulo: Mc Graw-Hill, 2006.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009. _______. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2008. HITT, Michael A.; IRELAND, R. Duane.; HOSKISSON, Robert E. Administração estratégica: competitividade e globalização. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008. KLUYVER, Cornelis A.; PEARCE II, Jonh A. Estratégia: uma visão executiva. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

MARCONI, Marina de Andrade.; LAKATOS, Eva Maria.; Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MARTINS, Gilberto de Andrade.; THEÓPHILO, Carlos Renato.; Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas, 2007.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Atlas, 2006.

MILKOVICH, George T. ; BOUDREAU, Jonh W. Administração de recursos humanos. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

PORTER, Michael E. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Elsevier, 1989.

ROBBINS, Stephen P. Fundamentos do comportamento organizacional. 8. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

ROBBINS, Stephen P.; JUDGE, Tymothy A.; SOBRAL, Felipe. Comportamento

organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

SCHERMERHORN, John R. Jr.; HUNT, James G.; OSBORN, Richard N. Fundamentos de comportamento organizacional. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 1999.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Biblioteca Universitária. Guia de normalização de trabalhos acadêmicos da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza: Ed. UFC, 2012. VECCHIO, Robert P. Comportamento organizacional: conceitos básicos. 6. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

VERGARA, Sylvia Constant. Gestão de pessoas. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

WAGNER III, Jonh A.; HOLLENBECK, Jonh R. Comportamento organizacional: criando vantagem competitiva. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

APÊNDICES

APÊNDICE A – QUESTIONÁRIO APLICADO AOS COLABORADORES

Este questionário faz parte da pesquisa de um trabalho de monografia para conclusão do curso de Administração, da Universidade Federal do Ceará, o qual tem como tema: “A importância dos fatores motivacionais sob o ponto de vista dos colaboradores: Um estudo de caso.” Para tanto, solicito sua participação, respondendo as questões abaixo. Não é necessária sua identificação. O questionário está dividido em duas etapas, a primeira se refere aos dados do perfil do colaborador e a segunda trata de questões relacionadas ao tema da pesquisa. Desde já, agradeço sua participação.

Parte I - PERFIL DO COLABORADOR 1. Sexo: ( ) Masculino ( ) Feminino 2. Faixa etária: ( ) 20 anos ou menos ( ) de 21 a 25 anos ( ) de 26 a 30 anos ( ) de 31 a 40 anos ( ) acima de 40 anos 3. Grau de escolaridade: ( ) Ensino médio completo

( ) Ensino superior incompleto ou cursando ( ) Ensino superior completo

( ) Pós-graduação incompleta ou cursando ( ) Pós-graduação completa

4. Tempo que trabalha na empresa: ( ) Há menos de 1 ano

( ) De 1 a 2 anos ( ) De 3 a 5 anos ( ) De 6 a 10 anos ( ) Acima de 10 anos

Parte II - QUESTÕES DO TEMA

A seguir serão apresentados alguns fatores motivacionais, marque a alternativa que melhor representa sua opinião a respeito dos mesmos, de acordo com a seguinte questão:

QUAL A IMPORTÂNCIA DOS FATORES MOTIVACIONAIS, LISTADOS ABAIXO, PARA O SEU MELHOR ENGAJAMENTO NAS OPERAÇÕES DA EMPRESA?

1. Seu salário.

( ) Muito importante ( ) Importante ( ) Pouco importante 2. Os benefícios ofertados pela empresa.

3. O reconhecimento que recebe de seus superiores quando tem um bom desempenho. ( ) Muito importante ( ) Importante ( ) Pouco importante

4. O fato de seus superiores mostrarem interesse em saber sua opinião; um pouco mais sobre você, seus desejos e anseios.

( ) Muito importante ( ) Importante ( ) Pouco importante

5. Ser incentivado a participar, dando sugestões para um melhor desempenho de suas atividades e funcionamento da empresa.

( ) Muito importante ( ) Importante ( ) Pouco importante 6. Receber feedback sobre seu trabalho.

( ) Muito importante ( ) Importante ( ) Pouco importante 7. Ter conhecimento dos objetivos, metas e resultados da empresa. ( ) Muito importante ( ) Importante ( ) Pouco importante 8. Receber treinamentos frequentemente.

( ) Muito importante ( ) Importante ( ) Pouco importante 9. Realizar tarefas diversificadas.

( ) Muito importante ( ) Importante ( ) Pouco importante 10. Ter autonomia para desenvolver suas atividades e tomar decisões. ( ) Muito importante ( ) Importante ( ) Pouco importante

11. A transparência e justiça em relação aos processos de remuneração, premiações e/ou promoções. ( ) Muito importante ( ) Importante ( ) Pouco importante

12. Se você pudesse sugerir algo para incentivar a motivação dos funcionários da empresa a qual faz parte, que sugestão você daria? Caso contrário você pode opinar por não fazer nenhuma sugestão, caso esteja satisfeito e não queira mudar nada.

( ) Não quero mudar nada, estou satisfeito em tudo com meu trabalho

( ) Acho que algumas coisas poderiam melhorar, no entanto prefiro não opinar ou sugerir algo. ( ) Gostaria de mudar algo. Sugestão: __________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

Documentos relacionados