• Nenhum resultado encontrado

Este estudo buscou identificar, na formação do professor da educação profissional técnica de nível médio, implicações que interferem no desenvolvimento de uma formação integral.

A análise de conteúdo, técnica utilizada nesta pesquisa, possibilitou a definição de categorias por grupos de participantes. Essas categorias foram construídas com base nos aspectos enfatizados pelos respondentes.

Na análise do Projeto Político-Pedagógico(PPP) da escola pesquisada e na análise do Plano de Ensino dos professores participantes da pesquisa, foi constatado tanto no PPP quanto nos Planos de Ensino desses professores a ausência de fundamentos que contribuem para a formação integral do aluno.

No que se refere à concepção de formação integral, os participantes da área administrativa afirmaram existir preocupação da escola com essa formação. Para esses participantes, a formação integral é entendida como uma formação necessária para o ingresso do aluno no mercado de trabalho. Entretanto, essa resposta não faz jus ao que foi perguntado, deixando transparecer a fragilidade de sua concepção. Por outro lado, os professores das disciplinas profissionalizantes entendem a educação integral como uma educação que vai além do conhecimento técnico e envolve a construção de princípios e valores, de uma postura crítica e consciente. Os professores das disciplinas componentes do Núcleo Comum foram bastante limitados demonstrando insegurança na concepção de formação integral. Na expectativa do pesquisador, esperava-se desses professores, por atuarem nas disciplinas Empreendedorismo - Ética Profissional; e Organização, Normas - Ética Profissional, depoimentos mais consistentes e mais bem fundamentados em pressupostos epistemológicos, antropológicos e éticos,

Nesse contexto da formação integral, Delors et al (2000) afirmam que “a educação é antes de mais nada uma viagem interior, cujas etapas correspondem às da maturação contínua da personalidade”. Assim, aprender a Ser foi considerado pela Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI, como um dos principais saberes, pois contribui de forma significativa para o desenvolvimento integral da pessoa, considerando a inteligência, a sensibilidade, o sentido ético e a espiritualidade.

Sobre o desenvolvimento de atividades, projetos e práticas pedagógicas relacionadas à educação integral, não houve coerência nas respostas dos participantes da área administrativa. No que diz respeito às práticas didático-pedagógicas, desenvolvidas em sala de aula e suas contribuições para a educação integral do aluno, as opiniões dos professores das disciplinas profissionalizantes foram bem diferentes. Segundo esses professores, grande parte dessas práticas são desenvolvidas com vistas ao atendimento das necessidades e das exigências do mercado de trabalho. Nas atividades didático-pedagógicas, são exigidos dos alunos conhecimentos técnicos, trabalho em equipe, responsabilidade, pontualidade e atitudes éticas. Os professores das disciplinas componentes do Núcleo Comum também não apresentaram práticas didático-pedagógicas direcionadas à formação integral dos alunos. Os alunos, das disciplinas profissionalizantes e das disciplinas componentes do Núcleo comum, em sua maioria afirmaram que as atividades didático- pedagógicas desenvolvidas em sala de aula contribuem para que eles aprendam a se relacionar e conviver com outras pessoas no ambiente pessoal e profissional. O depoimento dos alunos vai ao encontro do depoimento da maioria dos professores profissionalizante. Foi possível constatar que os professores não desenvolvem práticas didático-pedagógicas, exclusivamente, direcionadas para a formação integral dos educandos.

Não tendo sido comprovado o desenvolvimento de práticas didático-pedagógicas específicas à formação integral do aluno, fica evidente a necessidade de esses professores adquirirem conhecimentos mais amplos e específicos para o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas que contribuam, significativamente, para a formação integral do educando.

Conforme afirmam Araújo e Puig ( 2007), a construção da formação integral do educando deve ser caracterizada como um processo complexo constituído de aspectos culturais, sociais, políticos e psíquicos imbricados e relacionados entre si, que contribuem para a formação de sujeitos que pensem, critiquem, elaborem, reconheçam e decidam por si mesmo.

Quanto à formação acadêmica, os depoimentos dos participantes, de modo geral, apontam deficiências em sua formação para desenvolver a educação integral do aluno. Os participantes da área administrativa buscam suprir essa lacuna deixada pela formação acadêmica por meio de frequentes leituras, da participação em cursos de aperfeiçoamento e por meio de estudos e pesquisas. Por outro lado, os professores das disciplinas

profissionalizantes e das disciplinas componentes do Núcleo Comum, apontaram apenas lacunas deixadas na formação técnica sem mencionar formas para suprir essas lacunas.

Os depoimentos apresentados confirmam a importância de incluir na formação dos professores, particularmente, daqueles que atuam na educação profissional técnica de nível médio, conhecimentos voltados para a formação profissional e conhecimentos relacionados à formação da cidadania componentes indispensáveis para uma formação integral.

A respeito dos aspectos positivos relacionados à formação integral do aluno, a maioria dos participantes, tanto da área administrativa quanto das disciplinas profissionalizantes e mais os professores das disciplinas componentes do Núcleo Comum, asseguraram que trabalhar aspectos relacionados à formação integral do aluno traz grandes benefícios. No depoimento de todos os alunos matriculados, tanto nas disciplinas profissionalizantes quanto os matriculados nas disciplinas componentes do Núcleo Comum, também, foi possível verificar os benefícios decorrentes da inclusão desses aspectos valorativos. Nesse sentido, reiteradamente, foi possível constatar a necessidade de incluir no PPP da escola aspectos que contribuam com a educação integral do aluno.

No que concerne às dificuldades em trabalhar aspectos da formação integral do aluno, não houve consenso nos depoimentos apresentados. A maior dificuldade apresentada pelos participantes diz respeito à formação dos professores, que se mostra extremamente técnica , o que implica o desconhecimento da importância da formação integral do aluno. Outras dificuldades mencionadas pelos professores, tanto das disciplinas profissionalizantes quanto das disciplinas componentes do Núcleo Comum, referem-se ao desinteresse dos alunos e ao comodismo dos docentes.

Torna-se, também, bastante evidente que a escola busca atender às necessidades e às exigências do mercado de trabalho, deixando em segundo plano a formação integral que transcende a formação profissional técnica. Nesse contexto, faz-se necessário discutir ações educacionais no sentido de garantir o equilíbrio entre a formação técnica e a formação humanística. Como salienta Morin (2005), além de outros estudiosos, o equilíbrio entre a ciência e a consciência é fundamental para uma formação na sua integralidade.

No que diz respeito ao interesse dos alunos da educação profissional técnica de nível, a maioria dos professores não só das disciplinas profissionalizantes mas também das disciplinas componentes do Núcleo Comum, afirma que os educandos buscam qualificar-se profissionalmente para enfrentar a competitividade do mercado de trabalho.

Outros aspectos relacionados à formação integral do aluno foram apresentados pelos participantes da pesquisa, ao afirmarem que o CEP/ETB deve proporcionar ao aluno atividades que despertem o seu espírito empreendedor, fazendo com que o aluno passe a acreditar na sua capacidade de empreender e de ser diferente. Isso possibilitará a formação integral do aluno. A formação pedagógica dos professores também foi mencionada, salientando-se a necessidade e a importância de conhecimentos didático- pedagógicos para desenvolver, com competência, ações que contribuam para a formação integral.

Os resultados da pesquisa sinalizam a necessidade de incluírem-se, na proposta pedagógica da escola, ações que possam contribuir para a formação integral do aluno, incitando- o a interpretar o mundo e atuar como cidadão pertencente e integrado à sociedade.

Nesse cenário, é importante que o educador encontre elementos e subsídios necessários para a contextualização, a organização e o planejamento das atividades pedagógicas relacionadas à formação integral do aluno.

REFERÊNCIAS

ARANHA, Maria Lúcia de. Filosofia da educação. São Paulo: Moderna, 2010.

ARAUJO, Ulisses F., PUIG, Josep Maria. ARANTES, Valéria Amorim. (org.). Educação e

valores: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2007.

ASSMANN, Hugo. Metáforas novas para reencantar a educação: Epistemologia e Didática. Piracicaba: Editora Unimep, 1996.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da

educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 23 dez.1996.

Disponível em: http://planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm> Acesso em: 21 jun. 2012.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica.

Educação profissional e tecnológica: legislação básica – Rede Federal. Brasília: MEC,

SETEC, 2008.

BUSSMANN, Antônia Carvalho. O projeto político-pedagógico e a gestão da escola. In:VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Projeto político-pedagógico: uma construção possível. 17. Ed. Campinas, SP: Papirus, 2004.

CÂMARA, Jacira da Silva. Novas concepções, novas ações: a necessidade de atualização. International cultural research network congress: exploring cultural perspectives. Alberta University, Edmonton, Canada, July 2002a.

________. A dinâmica social e a busca de novos rumos para a educação. In: Ícone. Mato Grosso do Sul, v. 10, n. 1 e 2, p. 1-15. 2003.

________. Gestão da dinâmica curricular na escola e na sala de aula. In: Revista Estadual de

Política e Administração da Educação. ANPAE. Fortaleza, p. 145 -156, 2002b.

_________. Novas Perspectivas da Educação e a Formação do Professor. XI Congresso Mundial de Educação Comparada. Korea National University of Education. Gyeongju, Korea, 2 – 6 de julho, p. 1 - 8. 2001.

CAMPBELL, Jack. (Org.). Construindo um futuro comum: educando para a integração na diversidade. Trad. Patrícia Zimbres. Brasília: UNESCO, 2002.

CARVALHO, Olgamir. Educação e Formação Profissional. Brasília: Plano, 2003.

CASÉRIO, Vera Mariza Regino. Saberes e competências do educador a partir das concepções críticas de educação. In: RIVERO, Cléia Maria L.; GALLO, Silvio. (Orgs.). A formação de

professores na sociedade do conhecimento. Bauru, SP: Edusc, 2004.

CEP-ETB. Distrito Federal. Projeto Político Pedagógico. Brasília, SE/DF, 2008.

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio et al. Ensino médio integrado: Concepção e Contradições. São Paulo: Cortez, 2005, p.83 - 105.

__________. Formação Profissional para o Trabalho Incerto: Um Estudo Comparativo Brasil, México e Itália. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Educação e Crise do Trabalho:

Perspectivas de Final de Século. Petrópolis: Vozes, 1998.

CUNHA, Luiz Antônio. O ensino de ofícios artesanais e manufatureiros no Brasil

Escravocrata. São Paulo: Unesp, 2000.

DELORS, Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez-MEC-Unesco, 2000.

DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. Introduction: The discipline and practice of qualitative research. In: DENZIN, N. K; LINCOLN, Y.S. (Edit.) Handbook of qualitative

research methods: for psychology and the social sciences. Sage Publications: 2000. p. 1-28.

FERNANDES, Carmen Monteiro. Formadores para a formação profissional. Disponível em: http://www.cefetsp.br/edu/prp/sinergia/complemento/sinergia_2001_n1/pdf_s/segmentos/artig o05v2n1.pdf>. Acesso em: 08 de nov. de 2012.

FLICK, Uwe. Uma Introdução à Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREITAS, Helena Costa Lopes de. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. In: Educação e Sociedade , Campinas, v.23, n.80, 2002.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A gênese do Decreto n. 5.154/2004: um debate no contexto controverso da democracia restrita. In: FRIGOTTO, Gaudêncio et al. Ensino médio

integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005, p. 21-56.

______. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o Ensino Médio. In: FRIGOTTO, Gaudêncio et al. Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005, p. 57-82.

_________. A Dupla Face do Trabalho: Criação e destruição da Vida. In: FRIGOTTO, Gaudêncio e CIAVATTA, Maria (orgs.). A Experiência do Trabalho e a Educação Básica. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 11-27.

FRIGOTTO, Gaudêncio.; CIAVATTA, Maria ; RAMOS, Marise. A política de educação profissional no Governo Lula: um percurso histórico controvertido. In: Educação e

Sociedade, Campinas, vol. 26, n. 92, p. 1039-1066, Especial ; Out. 2005.

GASKELL, Gareth. Entrevistas individuais e grupais. In: BAUER, Martin W.; GASKEL, Gareth. (Eds.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Trad. Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 64-89.

GOMES, Candido Alberto da Costa. O Brasil e seus futuros. Brasília: SENAI. DN, 2010. JAEGER, W. Paidéia: a formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

KERLINGER, Fred N. Metodologia da pesquisa em ciências sociais. 5ª Ed. São Paulo: EDUSP, 1980.

KUENZER, Acácia. Educação e trabalho no Brasil: O estado da Questão. Brasília: INEP, 1991.

________. Ensino de 2o Grau: o Trabalho como Princípio Educativo. São Paulo: Cortez, 1997.

________ Ensino Médio e Profissional: As Políticas do Estado Neoliberal. São Paulo: Cortez, 2001.

________. Ensino médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. São Paulo: Cortez, 2009.

LEITÃO, Cleide Figueiredo. Buscando caminhos nos processos de formação/autoformação.

Revista Brasileira de Educação. n. 27, Set/out/Nov/dez, 2004.

LEITE, Serafim. Arte e Ofícios dos Jesuítas no Brasil (1549-1760). Lisboa/Rio de Janeiro: Edições Brotéria/Livros de Portugal, 1953.

LIBÂNEO, José Carlos; PIMENTA, Selma Garrido. Formação de profissionais da educação: Visão critica e perspectiva de mudança. In: Educação e Sociedade, Campinas, Ano XX, n° 68, dez, 1999.

LUDKE, Menga.; ANDRÉ, Marli E.D. Pesquisas em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MACHADO, Nilson José. Educação: Projetos e valores. São Paulo: Escrituras Editora, 2000.

MAY, Tim. Pesquisa Social: questões, métodos e processo. Trad. SOARES, Carlos Alberto S. Netto. Porto Alegre: Artmed, 2004.

MANFREDI, Silvia. Educação Profissional no Brasil. São Paulo: Cortez 2002.

MANZINI, Eduardo J. Entrevista semiestruturada: análise de objetivos e de roteiros. In:

Seminário internacional sobre Pesquisa e Estudos Qualitativos, v. 1. Bauru: USC, 2004.

p. 01-10.

MARÍAS, Julián. La felicidad humana. Madrid: Alianza, 2005.

MENIN, Maria Suzana De Stefano, et al. Educação em valores e representações docentes: quem educa o professor? In: GUIMARÃES, Célia Maria et al. (Orgs.). Formação e Profissão

Docente. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2011. (p. 261-281).

MYERS, Michael D.; AVISON, David. Qualitative research in information systems. New Zealand: Sage Publications, 2002.

MORAES, Carmem Sylvia V. Instrução Popular e ensino profissional: uma perspectiva histórica. In: VIDAL, Diana G.; HILSDORF, Maria Lúcia S. (Orgs.). Brasil 500 anos. Tópicos em história da educação. São Paulo: EDUSP, 2001.

MORAES, Carmen Sylvia V. e FERRETTI, Celso João (coords.) Diagnóstico da formação

profissional, ramo metalúrgico. São Paulo: Artchip, 1999.

MORAES, Maria Cândida; NAVAS, Juan Miguel Batalloso (Orgs.). Complexidade e

transdisciplinaridade em educação: teoria e prática docente. Rio de Janeiro: WaK Editora,

2010.

MORAES, Maria Cândida. Ecologia dos saberes: complexidade, transdisciplinaridade e educação: novos fundamentos para iluminar novas práticas educacionais. São Paulo: Antakarana/WHH – Willis Harman House, 2008.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Trad. Catarina E. da Silva, Jeane Sawaya. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.

NICOLODI, Suzana C. Freitas. A constituição da docência na educação profissionalizante de ensino médio. In: ZANCHET, Beatriz M. Boéssio Atrib, et al. ( Orgs.). Processos e práticas

na formação de professores: caminhos possíveis. Brasília: Liber Livro, 2011.

NISKIER, Arnaldo. Profissões. In: NISKIER, Arnaldo e NATHANAEL, Paulo. Educação,

Estágio & Trabalho. São Paulo: Integrare Editora, 2006.

NÓVOA, Antônio (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. NÓVOA, Antônio (Org.).Vida de professores. Portugal: Porto, 2000.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes 2007. OLIVEIRA, Ramon. A (Des) Qualificação da Educação Profissional Brasileira. São Paulo: Cortez, 2003.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2000.

PETEROSSI, Helena G. A formação do professor para o ensino técnico. São Paulo: Loyola, 1994.

PETRAGLIA, Izabel. Edgar Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

___________. Educação e complexidade – os sete saberes na prática pedagógica. In: MORAES, Maria Cândida., ALMEIDA, Maria da Conceição. (Org.). Os sete saberes da

educação do presente: por uma educação transformadora. Rio de Janeiro: WaK Editora,

2012.

RAMOS, Marise. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, Gaudêncio et al. Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

REICH, Robert B. O Trabalho das Nações: Preparando-se para o Capitalismo do Século 21. São Paulo: Educator, 1994.

RIBEIRO, Maria Luisa S. História da educação brasileira: a organização escolar. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

ROMANELLI, Otaíza de O. História da Educação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1988.

SANTOS, Sônia de Fátima Rodrigues; FURTADO, Eliane Dayse Pontes. O professor da educação profissional: desafios nas práticas pedagógicas. In: Boletim Técnico do Senac: a revista da educação profissional. Rio de Janeiro: vol. 37, n. 1, janeiro/abril, 2011.

SZYMANSKI, Heloisa; ALMEIDA, Laurinda R.; PRANDINI, Regina Célia A. Rego. Perspectivas para análise de entrevista. In: SZYMANSKI, H. (Org.). A entrevista na

pesquisa em educação: a prática reflexiva. Brasília: Líber Livro Editora, 2008, p. 9-58.

APÊNDICE A - Roteiro da Entrevista Semiestruturada com os participantes da área administrativa..

Local e data da entrevista:

___________________________________________________________________________ I – Caracterização do entrevistado 1. Nome:___________________________________________________________________ 2. Função na instituição:_______________________________________________________ 3. Faixa etária: De 21 a 30 anos ( ) De 31 a 40 anos ( ) De 41 a 50 anos ( ) Acima de 50 anos ( )

4. Sexo: Feminino ( ) Masculino ( ) 5. Formação acadêmica: Graduação _________________________________________________________________ Especialização ____________________________ Área _____________________________ Mestrado ________________________________ Área _____________________________ Doutorado ________________________________Área ____________________________ II – Aspectos Substantivos

1. Em sua opinião, o Projeto Político Pedagógico da sua escola atende às exigências da sociedade, numa visão crítica, de valorização da diversidade cultural, da dimensão cognitiva e na perspectiva da formação para a cidadania? De que forma?

2. O que entende por formação integral ?

3. Quais atividades, voltadas para a formação integral do aluno da educação profissional técnica de nível médio, são desenvolvidas na escola?

4. A sua formação acadêmica deixou alguma lacuna para atuar na gestão da escola, considerando a formação integral do aluno da educação profissional técnica de nível médio?

5. Quais são os projetos desenvolvidos na escola que estão relacionados à formação integral do aluno da educação profissional técnica de nível médio ?

6. Existem benefícios para os docentes e discentes da escola trabalharem aspectos relacionados à formação integral do aluno da educação profissional técnica de nível médio? Quais são esses benefícios?

7. Existem dificuldades em sua prática de gestão para trabalhar aspectos relacionadas à formação integral do aluno da educação profissional técnica de nível médio? Quais são essas dificuldades?

8. O que você gostaria de acrescentar referente às implicações da formação integral do aluno da educação profissional técnica de nível médio na sua escola?

APÊNDICE B - Roteiro da Entrevista Semiestruturada com professores

Local e data da entrevista:

___________________________________________________________________________ I – Caracterização do entrevistado 1. Nome:___________________________________________________________________ 2. Faixa etária: De 21 a 30 anos ( ) De 31 a 40 anos ( ) De 41 a 50 anos ( ) Acima de 50 anos ( )

3. Sexo: Feminino ( ) Masculino ( )

4. Formação acadêmica: Graduação _______________________________________________________________ Especialização ____________________________ Área _____________________________ Mestrado ________________________________ Área _____________________________ Doutorado ________________________________Área ____________________________ II – Aspectos Substantivos

1. Em sua opinião, o Projeto Político Pedagógico da sua escola e o Plano de Ensino do professor atendem às exigências da sociedade, numa visão crítica, de valorização da diversidade cultural, da dimensão cognitiva e na perspectiva da formação para a cidadania? De que forma?

2. A sua formação deixou alguma lacuna para atuar na sala de aula da educação profissional técnica de nível médio? Qual (quais)? Como essas lacunas são supridas no cotidiano de sua prática docente?

3. Quais os principais interesses dos alunos da educação profissional técnica de nível médio em sala de aula?

4. O que você entende por educação integral?

5. Que práticas didático-pedagógicas você desenvolve em sala de aula voltadas para a formação integral do aluno da educação profissional técnica de nível médio?

6. Existem benefícios, para o aluno da educação profissional técnica de nível médio, decorrentes da inclusão de aspectos valorativos na dinâmica curricular? Quais são esses benefícios?

7. Existem dificuldades em sua prática docente em trabalhar aspectos relacionadas à formação integral do aluno da educação profissional técnica de nível médio? Quais são as dificuldades encontradas?

8. O que mais você gostaria de acrescentar no que se refere à formação integral do aluno da educação profissional técnica de nível médio?

APÊNDICE C - Roteiro da Entrevista Semiestruturada com alunos I – Caracterização do entrevistado 1. Nome:___________________________________________________________________ 2. Faixa etária: De 16 a 20 anos ( ) De 21 a 25 anos ( ) De 26 a 30 anos ( ) Mais de 30 ( ) 3. Sexo: Feminino ( ) Masculino ( )

4. Escolaridade :

Ensino Médio: ( ) Completo ( ) Incompleto Graduação: ( ) Completa ( ) Incompleta

Área_________________________________________________________________

II – Aspectos Substantivos

1. Qual o seu principal interesse como aluno da educação profissional técnica de nível médio?

2. As atividades desenvolvidas em sala de aula são relacionadas à sua formação profissional e à sua formação como pessoa?

3. Quais os benefícios da inclusão de aspectos valorativos (honestidade, responsabilidade, respeito, pontualidade, tolerância , entre outros) para sua formação profissional?

4. Quais as razões que levaram você a escolher a educação profissional técnica de nível médio?

5. Num contínuo de 1 a 10 , que nota você daria ao seu curso. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( )

6.O que mais você gostaria de acrescentar para você desenvolver e adquirir uma formação integral que contribua com a sua educação profissional técnica de nível médio?

APÊNDICE D - Termo de Consentimento Livre e Esclarecimento

Você está sendo convidado(a) a participar da pesquisa: A formação do professor da

educação profissional técnica de nível médio : implicações na formação integral do