• Nenhum resultado encontrado

2.1- PROBLEMA DA PESQUISA

Os professores da educação profissional técnica de nível médio vivem realidades que demandam conhecimentos para um fazer mais competente e realidades que exigem também a inclusão de aspectos axiológicos da educação como parte da formação para a cidadania. As acentuadas e crescentes mudanças na sociedade exigem um perfil dinâmico e inovador do professor para melhor atuar em consonância com as mudanças e as transformações da sociedade contemporânea.

Mediante esse contexto, a pesquisa enfocará a seguinte questão: O professor que atua na educação profissional técnica de nível médio considera, além dos conteúdos cognitivos, as questões valorativas que compõem a formação do sujeito na sua integralidade? Com base nessa questão central, outras questões específicas darão percurso à pesquisa:

 Qual o perfil do professor que atua na educação profissional técnica de nível médio?  Qual a concepção do professor da educação profissional técnica de nível médio quanto

à educação integral?

 A formação do professor da educação profissional técnica de nível médio envolve as dimensões cognitivas e não cognitivas do processo educacional?

 Quais atividades didático-pedagógicas concernentes à educação integral do aluno são desenvolvidas pelo professor da educação profissional técnica de nível médio em sala de aula?

 Quais as dificuldades apresentadas pelo professor da educação profissional técnica de nível médio no que diz respeito à formação integral do aluno.?

2.2.1 – Objetivo geral.

 Analisar a contribuição do professor que atua na educação profissional técnica de nível médio para a formação integral do aluno.

2.2.2 – Objetivos específicos.

a) Delinear o perfil do professor da educação profissional técnica de nível médio; b) Identificar, no Projeto Político Pedagógico dos cursos de educação profissional

técnica de nível médio, fundamentos que contribuem para a formação integral do aluno;

c) Identificar, no Plano de Ensino do professor da educação profissional técnica de nível médio, atividades que contribuem para a formação integral do aluno;

d) Identificar, na percepção do professor de educação profissional técnica de nível médio, atividades didático-pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, voltadas para a formação integral do aluno;

e) Identificar, na percepção do professor de educação profissional técnica de nível médio, benefícios decorrentes da inclusão de aspectos valorativos para a formação integral do aluno;

f) Identificar, na percepção do professor de educação profissional técnica de nível médio, dificuldades vivenciadas em sua prática docente relativas à formação integral do aluno.

2.3 CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA

2.3.1 Tipo de pesquisa

Para o desenvolvimento da investigação, optou-se pelo uso da pesquisa qualitativa de natureza exploratória, uma vez que esse tipo de pesquisa proporciona ao pesquisador o contato direto e prolongado com os participantes e com o contexto a ser investigado. Segundo Denzin e Lincoln (2000), os pesquisadores qualitativos privilegiam os processos e não os

resultados, sendo que o interesse maior está na compreensão de fenômenos e não na descoberta de verdades absolutas.

Nesse sentido, a pesquisa qualitativa deve levar em conta, em sua análise, as significações, as percepções, o contexto e as representações dos sujeitos da pesquisa. O ambiente natural deve configurar-se como fonte direta de dados. Esses dados devem ser coletados pelo investigador, ser predominantemente descritivos com sua fidelidade obrigatoriamente preservada no processo de descrição.

Oliveira (2007) também afirma que a pesquisa qualitativa é definida como um processo de reflexão e análise da realidade por meio de métodos e técnicas que ajudam na compreensão detalhada de um determinado fato, objeto, grupo de pessoas e fenômenos da realidade. Dessa forma, é fundamental que o pesquisador seja capaz de interpretar a realidade dentro de uma visão complexa, holística e sistêmica.

Na concepção de Myers (2002), a pesquisa de abordagem qualitativa baseia-se na hermenêutica, quando busca o significado de um texto e na fenomenologia, quando o sentido para compreender os fenômenos decorre dos dados coletados, das referências indicadas e dos resultados atribuídos pela própria população investigada. A pesquisa qualitativa não busca explicar o mundo, mas sim compreendê-lo.

Ludke e André (1986) afirmam que o pesquisador deve estar sempre atento à veracidade das informações que vai construindo e deve manter o rigor de seu trabalho no intuito de receber o devido merecimento daqueles que necessitam e aguardam os resultados da pesquisa.

2.3.2 Cenário da pesquisa

Para a realização da presente pesquisa foi escolhido o Centro de Educação Profissional - Escola Técnica de Brasília – CEP/ETB. O critério estabelecido para a escolha dessa instituição foi aleatório.

No que se refere à oferta da educação profissional técnica de nível médio , o CEP/ETB é a única escola pública do Distrito Federal que oferece cursos técnicos, nas áreas de Informática, Telecomunicações, Eletrônica e Eletrotécnica.

Para os alunos matriculados no Ensino Médio, a partir da 2ª série, a formação profissional é ofertada, concomitantemente com a formação em conhecimentos acadêmicos. Os alunos que já concluíram o nível médio podem também adquirir essa formação. Anualmente, o número de alunos atendidos, nesse nível, gira em torno de dois mil.

Dentre os cursos oferecidos pelo CEP/ETB, foram selecionados para a pesquisa o Curso Técnico de Informática e o Curso Técnico de Telecomunicações. O critério de escolha justifica-se pelo fato de tais cursos apresentarem uma grade curricular com disciplinas profissionalizantes (conhecimento técnico) e com disciplinas na área de formação geral (conhecimento científico) os quais guardam identidade com os objetivos da pesquisa. Além disso, pertencem a áreas de formação profissional que contribuem para a formação de outros profissionais e, consequentemente, para a execução de suas atribuições.

A instituição também oferece diversos Cursos de Formação Inicial e Continuada para Trabalhadores, também chamados de Cursos Básicos de curta e média duração.

O CEP/ETB está vinculado à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SE/DF. Iniciou suas atividades em 29 de fevereiro de 1996, sendo oficialmente regulamentado em 21 de junho de 1996, pela Resolução nº 5.505/96 do Conselho Diretor da Fundação Educacional do Distrito Federal – FEDF. O CEP/ETB possui Regimento Escolar específico, que foi aprovado pelo Parecer nº 60/2001 do Conselho de Educação do Distrito Federal – CE/DF. Atualmente, tornou-se um centro aglutinador na formação de jovens e adultos que visam à colocação no mercado de trabalho.

Está localizado na Região Administrativa de Águas Claras, no bairro Vila Areal e ocupa uma área de 78.300 m2., incluindo áreas construídas e descobertas.

A estrutura física do CEP/ETB dispõe de onze salas de aula, cinco salas de audiovisual, uma biblioteca, uma sala de Orientação Educacional, um auditório, dezessete laboratórios técnicos, um laboratório de Inglês , duas salas de Desenho Técnico, uma sala de Estágio Supervisionado, uma sala de Reprografia, uma sala para o Grêmio Estudantil, duas quadras poliesportiva, um campo de futebol , uma lanchonete, dentre outras dependências administrativas.

A pesquisa foi previamente autorizada pela direção da escola que se mostrou disponível para sua realização.

2.4 PARTICIPANTES

Para a realização da pesquisa dispuseram-se o diretor do CEP/ETB, o coordenador pedagógico do Curso Técnico em Informática e o coordenador pedagógico do Curso Técnico em Telecomunicações.

Do Curso Técnico em Informática participaram quatro professores que ministram as disciplinas Tecnologia da Informação e um professor que ministra a disciplina Ética Profissional e Empreendedorismo.

No tocante ao Curso Técnico em Telecomunicações, foram selecionados quatro professores da disciplina Telecomunicações I e um professor da disciplina Organização- Normas e Ética profissional.

Com relação aos alunos, foram selecionados três alunos do Curso Técnico em Informática matriculados na disciplina Ética profissional e Empreendedorismo e três alunos matriculados na disciplina Tecnologia da Informação. Também foram selecionados alunos do Curso Técnico em Telecomunicações, dos quais três estavam matriculados na disciplina Organização – Normas e Ética e três alunos matriculados na disciplina Telecomunicações I.

A escolha dos professores entrevistados teve por base a totalidade de professores que ministram as disciplinas selecionadas para a investigação. A escolha dos alunos entrevistados foi feita com base na indicação dos professores das disciplinas participantes da pesquisa.

2.5 INSTRUMENTOS

Para a coleta de dados foram utilizadas a análise documental e a entrevista semi estruturada.

O processo de análise documental permite, entre outros fatores, a produção, a re- elaboração de conhecimentos e a criação de meios com o objetivo de compreender os fenômenos identificados. Cabe ao pesquisador interpretar os fatos e sistematizar as informações para possíveis e futuras inferências.

De acordo com May (2004), para que os conteúdos se tornem entendidos, é necessário situá-los em uma estrutura teórica, pois isoladamente não possuem o mesmo valor.

Corroborando essa afirmação, Lüdke e André (1986 p. 39) afirmam que “os documentos constituem uma fonte poderosa de onde podem ser retiradas evidências que fundamentem afirmações e declarações do pesquisador”.

Nesta pesquisa, os documentos analisados foram o Projeto Político Pedagógico do CEP/ETB e os Planos de Curso das disciplinas: Tecnologia da Informação e Ética Profissional–Empreendedorismo e das disciplinas Telecomunicações I e Organização, Normas, Ética Profissional dos Cursos Técnico em Informática e Técnico em Telecomunicações, buscando-se identificar aspectos nos componentes curriculares que contribuam para a formação do sujeito na sua integralidade.

O uso da entrevista semiestruturada, no caso específico desse estudo, justifica-se pela possibilidade de abertura de espaços para o diálogo, num processo em que ocorram contínuos ajustes de ações com base nas respostas dadas pelos participantes. A espontaneidade e a liberdade entre entrevistador e entrevistado viabilizam o aprofundamento das questões de pesquisa.

No que concerne à entrevista semiestruturada, Manzini (2004) afirma que esse tipo de entrevista requer do pesquisador conhecimento do assunto a ser investigado para facilitar o controle do andamento da entrevista, particularmente do problema de pesquisa e de seus objetivos.

Gaskell e Bauer (2003) afirmam que a entrevista fornece os dados básicos para o desenvolvimento e a compreensão das relações entre os atores sociais e sua situação, objetivando detalhamento sobre crenças, ideologias, valores, atitudes e opiniões em relação ao comportamento das pessoas num contexto social específico.

Consubstanciando a ideia, Szymanski, Almeida e Prandini (2008) dizem que a entrevista é uma situação de interação humana, em que emergem as percepções do outro e de si, as expectativas, os sentimentos e as interpretações que partem tanto do entrevistador quanto do entrevistado. Durante o diálogo, num processo recorrente e reflexivo, ocorrem sucessivas situações de ajustes de ações e emoções.

Para Lüdke e André (1986), a entrevista é uma das principais técnicas de trabalho em quase todos os tipos de pesquisa, particularmente, nas ciências sociais. Sua grande vantagem consiste na captação imediata e corrente da informação desejada, além do aprofundamento de pontos levantados.