• Nenhum resultado encontrado

Considerando os instrumentos/ferramentas/abordagens de ensino listados abaixo, coloque-os em ordem de eficiência para aprendizagem (1 para o mais eficiente e

Capít ulo

Questão 5 Considerando os instrumentos/ferramentas/abordagens de ensino listados abaixo, coloque-os em ordem de eficiência para aprendizagem (1 para o mais eficiente e

para o menos eficiente). Apresente as vantagens e desvantagens de cada uma dessas ferramentas.

Lousa (quadro e giz); transparências em retroprojetor; datashow; internet; vídeos; estudo de casos; resolução de problemas.

A presente questão teve como finalidade identificar entre alguns determinados instrumentos/ferramentas/abordagens de ensino, aqueles que os alunos consideravam mais eficientes.

A idéia de realizar esse questionamento, mesmo não estando diretamente ligado com o objetivo principal da pesquisa, é entender um pouco do perfil dos alunos, ou seja, na listagem dos sete tipos de instrumentos, alguns estão mais associados ao ensino tradicional, usualmente usados, como lousa e transparências.

Outros como datashow, internet e vídeo representam ferramentas tecnológicas mais recentes, porém, com poucas diferenças essenciais em relação aos dois citados anteriormente. E finalizando, com duas técnicas de ensino participativo, o estudo de casos e a resolução de problemas, que se baseiam na discussão em grupo, representando algo mais fundamentado em termos de método de ensino.

Vale ressaltar que foi informado aos alunos, antes da aplicação do questionário, que a resolução de problemas deveria ser entendida no contexto da problematização e sua diferença

com o estudo de casos estaria na forma de abordagem, ou seja, a resolução de problemas trabalha com um caso real ou imaginário, no qual o aluno busca a solução, sendo posteriormente discutido com o professor a maneira mais adequada para solucioná-lo.

Já no estudo de casos, o aluno trabalha com acontecimentos reais, analisando e discutindo a maneira como foi realizado o estudo e os resultados obtidos. De uma forma geral, a resolução de problemas tem uma participação mais ativa do aluno, buscando possíveis soluções.

Dentre os sete instrumentos/ferramentas/abordagens de ensino listados, a resolução de problemas e o estudo de casos foram considerados os mais eficientes, com uma ligeira vantagem para o primeiro. Esse resultado demonstra certa preferência por parte dos alunos por técnicas e métodos que favoreçam sua participação, de forma mais ativa. Inclusive, os alunos que consideraram como de baixa eficiência essas técnicas, apontaram que as mesmas apresentam a vantagem de favorecer um ensino mais participativo.

Os instrumentos indicados como de mais baixa eficiência foram à lousa (quadro e giz) e as transparências em retroprojetor, em especial este último, sendo alegado, que ambos desfavorecem a participação dos alunos e induzem ao cansaço e à desatenção. Foi apontado também como ponto fraco da lousa a perda de tempo para apresentar o conteúdo e a necessidade do aluno ter de copiar a matéria. Contudo, alguns alunos apontaram a lousa como forma de manter o aluno com atenção na aula, sendo menos cansativa que as transparências.

Já o datashow, a internet e o vídeo tiveram avaliações intermediárias, sendo o vídeo o mais bem avaliado dentre os três. O datashow teve valores bem distribuídos e a internet apontada com grau de eficiência mediana para baixa.

Os pontos fracos apontados para o datashow foram parecidos com o do retroprojetor e as vantagens indicadas foram: a possibilidades de apresentar imagens, fotos, figuras e animações com boa resolução e a facilidade de disponibilização do material para os alunos.

A internet foi apontada como uma ferramenta complementar de estudo, porém, que apresenta muitas informações erradas e não confiáveis. Já os vídeos foram considerados como uma ferramenta que facilita a visualização do conteúdo, a partir das imagens de problemas reais, contudo, as informações são apresentadas de uma maneira muito rápida, o que dificulta a assimilação.

Os alunos destacam que poderiam ser mais estimulados e a aprendizagem mais eficiente se houvesse a possibilidade de maior participação nas aulas, ou seja, se fossem usados métodos, técnicas ou instrumentos que favorecessem dinâmicas e discussões em

grupo. Essa afirmação pode ser constatada nas respostas de todas as cinco perguntas realizadas no questionário ex-ante.

Outro ponto constante nas respostas é a relação entre os assuntos abordados em sala de aula e a realidade profissional.

Várias afirmações feitas pelos discentes nas questões do questionário ex-ante já foram apontadas por outros autores em suas pesquisas, dentre eles pode-se citar Berbel (1998), Bordenave e Pereira (2002) e Giannasi e Berbel (1999).

7.2.2. Questionário Ex-Post

No final de cada uma das disciplinas foi aplicado questionário com a finalidade de avaliar a metodologia da problematização, comparando-a ao método tradicional de ensino e verificando as respostas obtidas após o contato com a referida metodologia.

Também foi possível analisar a qualidade das situações problematizadoras e do trabalho do docente na condução da disciplina, fatores preponderantes para constatar se a metodologia foi aplicada de forma adequada ou não.

No questionário ex-post foram feitas seis perguntas abertas, aplicadas conjuntamente, que são as seguintes:

1) Pela sua experiência com a disciplina, você considera que a metodologia da problematização é mais eficiente para aprendizagem que o ensino tradicional baseado em aulas teóricas seguidas de práticas? Justifique sua resposta.

2) Na sua avaliação, quais são as vantagens e desvantagens da metodologia da problematização? Justifique sua resposta.

3) O professor conduziu a disciplina de forma adequada com a metodologia da problematização? Justifique sua resposta.

4) A metodologia da problematização o estimulou a estudar fora do horário de aula os temas abordados na disciplina? Caso isso não tenha ocorrido, o que poderia mudar para estimular os alunos? Justifique sua resposta.

5) A metodologia da problematização tornou as aulas mais estimulantes e menos cansativas? Caso isso não tenha ocorrido, o que poderia mudar para propiciar maior estímulo aos alunos? Justifique sua resposta.

6) Na sua concepção, qual seria o modelo mais adequado de metodologia de ensino para ministrar aulas dessa disciplina? Justifique sua resposta.

A seguir são apresentados os resultados e considerações sobre os resultados obtidos nas seis questões feitas no questionário ex-post.

Questão 1 - Pela sua experiência com a disciplina, você considera que a metodologia da