• Nenhum resultado encontrado

Capítulo XII – Conclusões e Implicações do Estudo

TRATAMENTO E ANÁLISE INTERPRETATIVA DOS DADOS DOS QUESTIONÁRIOS APLICADOS AOS PROFESSORES DO 1º CEB

3. Terceira Parte do Questionário

3.1.3. Contexto da Escola

Segundo a visão dos professores do 1º CEB questionados, os aspectos que se salientam, no “Contexto da Escola”, em geral, são: Desenvolvimento de Projectos Escolares; Partilha de Experiências entre Professores e Hábitos de Trabalho e Participação e Interesse dos Pais.

No Quadro 11, figuram as frequências de indicadores, registadas para cada uma dessas subcategorias. Subcategoria Professor Desenvolvimentode projectos Curriculares Partilha de exp. entre professores e hábitos de trabalho Participação e Interesse dos Pais

Frequência de Indicadores Frequência de Indicadores Frequência de Indicadores A 1 B 1 1 C 1 D 2 TOTAL 1 4 1

Quadro 11 - Frequências de indicadores registadas, para cada uma das subcategorias, dentro da categoria “Contexto da Escola”, por parte dos professores na 3ª parte dos questionários.

De acordo com o Quadro 11, pode referir-se que a maioria dos professores faz reflexões, no que diz respeito ao facto do EECN no 1º CEB contribuir positivamente, para as escolas do 1º CEB, de um modo geral, destacando positivamente o facto do EECN proporcionar partilha de experiências entre professores e hábitos de trabalho.

De entre todas as reflexões destacam-se claramente a “Partilha e Interesse dos Pais”, como sendo a que tem o maior valor percentual, uma vez que foi a consideração feita por quatro professores dos catorze questionados.

Segundo o Professor A, o EECN não contribui, somente, de um modo individual, para o desenvolvimento de alguns factores no aluno do 1º CEB, ou nos professores destes, contribui também para a escola do 1º CEB, de um modo geral, levando mesmo ao desenvolvimento de projectos escolares:

A nível da escola penso que é propício para o desenvolvimento de projectos. (Professor A)

A partilha de experiências entre professores e a aquisição de novos hábitos de trabalho também são fruto da introdução do EECN nas escolas do 1º CEB, tal como refere o Professor B:

A realização de actividades experimentais de Ciências da Natureza, que resultaram sempre bem pelos aspectos de descoberta permanente e propiciadora de experimentação, levou-me a comunicar aos colegas e a mostrar os registos efectuados de modo a cooperar e a partilhar experiências importantes. (Professor B)

Também os pais/encarregados de educação, que fazem parte, de um modo geral, da escola, tomam conhecimento que EECN foi implementado em determinada escola:

Os pais e encarregados de educação tiveram conhecimento, primeiro pelo interesse demonstrado pelos alunos e depois pela observação de fotografias e filme realizados. (Professor B)

3.2. TEMA B

3.2.1.Contexto do Aluno

Após a concretização do EECN na sala de aula, os professores levantaram algumas reflexões, no que diz respeito ao “Contexto do Aluno”. No entanto, todas elas recaíram na subcategoria “Adequação das Actividades e/ou Tópicos” realizados. Estas reflexões acerca da concretização do EECN em sala de aula, ao nível do aluno, só foram proferidas pelos professores

B e F. Cada um destes professores, fez alusão a esta questão uma única vez. Estes dois

neste campo, uma vez que estão adequadas para os alunos desta faixa etária. Salientam-se algumas dessas reflexões:

[É possível a introdução de actividades experimentais de Química] (…) A Química reflecte experiências do quotidiano possível de realizar com acessibilidade. (4,B,9)

É possível a introdução de actividades experimentais de Química] (…) (…) ainda que se limitem a

experiências simples. (4,F,10)

3.2.2. Contexto do Professor

Agruparam-se nesta categoria os testemunhos dos professores que traduzem as percepções destes acerca da “Concretização do EECN”. Estas recaem nas seguintes subcategorias: Acessibilidade dos Materiais; Formação de Professores; Programas Curriculares; Documentação Adequada de CN; Estratégias de Ensino/Práticas Pedagógicas e Apreciação das Actividades desenvolvidas.

Após a implementação das actividades, os professores reflectiram, na sua maioria, em questões relacionadas com a formação de professores, mais concretamente com a falta de (in)formação, por parte dos professores, acerca do EECN, nas escolas do 1º CEB.

O Quadro 12, revela que na maioria os professores preocupam-se em primeiro lugar com a sua formação, seja ela inicial ou contínua, em seguida com as suas práticas ou estratégias a implementar aquando da concretização do EECN e finalmente com as preocupações com os programas curriculares. Subactegoria Professor Acessibilidade dos Materiais Formação de Professores Programas Curriculares Práticas pedagógicas /Estratégias de Ensino Frequência de Indicadores Frequência de Indicadores Frequência de Indicadores Frequência de Indicadores A 2 1 1 B 2 C 1 D 1 1 E 1 F 1 2 G 3 TOTAL 0 9 2 5

Quadro 12 - Frequências registadas, para cada uma das subcategorias, dentro da categoria “Contexto do Professor”, por parte dos professores na 3ª parte dos questionários (Tema B).

As limitações a que os professores do 1º CEB estão sujeitos podem ser visualizadas através de algumas constatações feitas pelos mesmos:

A dificuldade reside na interpretação cientificamente correcta para as quais os professores do 1º CEB ainda não estão fundamentados. (Professor B)

É possível construir algum (material) mas existem limitações em termos de tempo. (Professor E)

A principal limitação foi a minha falta de formação específica ao nível do ensino experimental das ciências

(…) (Professor G)

(...) não tenho experiência suficiente, mas penso que as principais dificuldades com que os professores se

deparam serão: falta de informação e insuficiência de conhecimentos científicos (...) e muitas vezes pode levar à insegurança (…) dificuldades em fazer a organização do trabalho em grupo. (Professor A)

A Química em específico pode perfeitamente ser inserida nos inúmeros conteúdos que fazem parte do programa do Estudo do Meio. (Professor A)

[algumas limitações são] gerir o tempo e gerir os grupos. (Professor F)

O Professor D refere ainda, em relação à problemática dos programas curriculares que:

(…) se verificarmos as competências referem a Química, os currículos é que chamam a tudo “Estudo do

Meio”. (Professor D)

3.2.3. Contexto da Escola

Para o “Contexto da Escola”, aquando da implementação do EECN nesta, os professores, referem duas subcategorias, embora exista ainda uma terceira, à qual não correspondem quaisquer reflexões, por parte destes. São elas: Materiais e Espaços das Escolas; Contribuição do Estado/Autarquias (verbas) e Mobilização para as Escolas de Profissionais de CN.

O Quadro 13 pretende mostrar as frequências de indicadores proferidos pelos professores do 1º CEB, acerca das temáticas anteriormente referidas.

Pela observação do Quadro 6, é facilmente visível, que a problemática que está a preocupar mais os professores é a falta de materiais e espaços nas escolas para se poder concretizar o EECN nas escolas do 1º CEB.

Não se pode deixar de salientar que muitos professores têm ainda a concepção de que para fazer actividades de Ciências da Natureza, e principalmente de Química, no 1ºCEB, é necessário um espaço amplo e equipado com material adequado, do tipo de um laboratório de ciências. Para clarificar estas e outras dúvidas, os professores dos alunos das turmas da manhã da escola em estudo, ou seja, dos alunos que realizaram actividades no âmbito da Química, foram entrevistados, afim de completar as reflexões iniciadas na 3ªa parte do questionário.

Subcategorias Professores Materiais e Espaços Contributo do Estado/Autarquias Mobilização p/ Escolas de Professores de CN Frequência de Indicadores Frequência de Indicadores Frequência de Indicadores F 1 J 1 L 1 M 2 1 N 2 1 TOTAL 7 0 2

Quadro 13 - Frequências de indicadores registadas, para cada uma das subcategorias, dentro da categoria “Contexto da Escola”, por parte dos professores na 3ª parte dos questionários (Tema B).

Seguem-se alguns exemplos das reflexões efectuadas pelos professores inquiridos:

Os professores A, C e D centram todo o seu discurso na problemática de falta (ou não) de materiais e de espaços, nomeadamente de um laboratório, para a concretização do EECN, nas escolas do 1º CEB.

(…) outras justificações podem ser a falta de equipamento e espaço insuficiente (…) (Professor A)

Em alguns casos, as limitações prendiam-se mais com a falta de material. (Professor C)

[limitações] Materiais. (Professor D)

No caso dos professores E e F, estes fazem reflexões que passam, tanto pelos materiais e espaços, como pela mobilização para as escolas do 1º CEB, de professores de CN.

A Escola possui pouco material experimental. [É possível a introdução de actividades experimentais de

Química] Penso que é possível, muito embora para essa área sejam necessários materiais para os quais as Escolas

do 1º ciclo não estão decididamente apetrechadas. (…) [embora para essa área sejam necessários] conhecimentos mais específicos (…) (Professor E)

[limitações] (…) Espaço (…) Julgo que beneficiariam todos se um professor especializado dinamizasse

estas sessões. (Professor F)