• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 4 − PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

4.1 METODOLOGIA DA COLETA DOS DADOS

4.1.1 O contexto da pesquisa

Realizamos a pesquisa em seis escolas da rede pública de ensino: duas municipais, duas estaduais e duas federais, localizadas em diferentes bairros do município de Belém. Nessas escolas, observamos em média 8 horas-aula de LP em cada uma das turmas de 4ª série do ensino fundamental; turmas essas indicadas pela direção das instituições. As aulas tinham a duração de 50 minutos. Mas, em algumas delas, esse tempo tendia a ser reduzido a, mais ou menos, 25 minutos. Por exemplo, em uma escola, o início da aula estava previsto para as 7h30 min.Todavia esta começava às 8h, pois a professora ou conversava com a colega ou ia à copa tomar café.

A escolha de escolas públicas de diferentes esferas administrativas (federal, estadual e municipal)ocorreu pelo fato de elas receberem a maior parte dos alunos na fase de escolarização.

O processo de seleção da série ocorreu da seguinte forma: primeiramente, definimos qual o nível de ensino e por que gostaríamos de pesquisá-lo. Escolhemos o fundamental menor em razão de as crianças estarem ainda começando a aprendizagem da leitura e da escrita, o que implica um trabalho voltado, principalmente, para a linguagem em uso e para a aprendizagem da grafia. Em segundo lugar, selecionamos a 4ª série porque ela constitui um período de transição para o ensino fundamental maior.

Para uma visão mais adequada de cada um dos universos pesquisados, apresentamos, a seguir, o perfil de cada uma das escolas, destacando as condições físicas, a localização, o público atendido, a quantidade de alunos na turma observada, entre outros. Antes disso, mostramos uma tabela com as siglas das escolas envolvidas na pesquisa.

Quadro 1 − Siglas das Escolas

EM1 Escola Municipal de Ensino fundamental 1

EM2 Escola Municipal de Educação infantil e Ensino fundamental 2

EE1 Escola Estadual de Ensino Fundamental 1 EE2 Escola Estadual de Ensino Fundamental 2 EF1 Escola Federal de Ensino Fundamental e Médio 1

EF2 Escola Federal de Ensino Fundamental e Médio 2

ƒ EM1

A EM1 está localizada no bairro do Guamá em uma área não urbanizada. Esse bairro possui poucas áreas de lazer e é um dos mais violentos de Belém, o que torna a escola um espaço onde convivem indivíduos oriundos tanto de lares estruturados quanto desestruturados.

Ela atende alunos provenientes de classe pobre e oferece o nível fundamental de ensino em quatro turnos: matutino, intermediário, vespertino e noturno. Nela, observamos uma turma do intermediário (11h15 min. às 14h30 min.) em 2006, composta por 30 alunos entre 9 e 22 anos.

Em relação ao espaço físico escolar, este é bastante restrito. A escola conta com uma quadra esportiva; uma biblioteca desorganizada; salas pequenas, mal iluminadas, com um quadro (metade negro e metade branco) e com muitas cadeiras, o que dificultava a movimentação dos alunos e da professora no seu espaço. Na sala de aula na qual a pesquisa aconteceu, havia cadeiras, quadro, ventiladores e algumas prateleiras onde ficavam alguns livros paradidáticos e didáticos.

ƒ EM2

Esta escola está localizada no bairro da Matinha em uma área urbanizada. Nesse bairro, residem famílias tanto da classe baixa quanto da média. Ela atende crianças oriundas de classe pobre de diferentes bairros. Muitas delas vivem em situação de risco, uma vez que moram com pessoas envolvidas em tráfico de drogas etc.

A escola oferece educação infantil e o ensino fundamental em quatro turnos: matutino, intermediário, vespertino e noturno, sendo este último direcionado à educação de jovens e adultos (EJA). Nela, observamos, no ano de 2007, uma turma de 4ª série do turno intermediário, composta por 32 alunos entre 10 e 16 anos, que apresentavam sérios problemas de comportamento.

Quanto ao espaço físico da instituição, esse é restrito. A escola conta apenas com uma pequena área na qual as crianças brincam no momento do intervalo e com uma biblioteca onde acontecem as aulas de leitura. Na sala de aula, havia cadeiras, um quadro (metade branco, metade negro) e um armário, no qual a professora guardava seus materiais.

ƒ EE1

Essa oferece o ensino fundamental e médio e está localizada no bairro do Souza em uma área urbanizada. Atende alunos de classe pobre, moradores de diferentes bairros. Nela, observamos, no ano de 2007, uma turma do turno matutino, composta por 41 alunos entre 9 e 15 anos, sendo 4 de inclusão: três com deficiência mental e 1 com surdez.

Quanto à estrutura física, a escola é pequena, composta por 9 salas de aula, uma quadra de esporte, uma biblioteca (que estava sempre fechada) e algumas salas destinadas ao serviço técnico. As salas eram formadas por um quadro (metade negro e metade branco) e muitas cadeiras, o que dificultava a locomoção dos alunos e da professora pelo espaço.

ƒ EE2

Esta escola está localizada no bairro da Nova Marambaia, constituído de vários conjuntos habitacionais e áreas de invasão. Atende a um público composto por crianças pobres, a maioria residente em áreas de invasão.

A escola oferece o ensino fundamental menor (1ª à 4ª séries) em três turnos: matutino, vespertino e noturno (destinado ao EJA). Nela, observamos, no ano de 2007, uma turma matutina, composta por 36 alunos entre 9 e 14 anos.

Quanto à estrutura física, ela é pequena, constituída de 6 salas de aula e 3 destinadas ao serviço técnico, além de uma área na qual funciona a cantina. Não conta com quadra esportiva, nem com biblioteca, nem com aparelho de TV e vídeo. Na sala de aula, havia mesa de professor, ventilador, quadro negro e cadeiras.

A escola funciona em um prédio alugado de péssima qualidade, com uma série de problemas, por exemplo: há infiltrações nos banheiros, as salas de aula são muito próximas umas das outras e não há um isolamento sonoro adequado.

ƒ EF1

A EF1 está localizada no Bairro do Souza, numa área urbanizada, numa das principais avenidas de Belém. É uma escola ligada à esfera federal de ensino, onde estudam preferencialmente filhos de militares pertencentes ao quadro da Aeronáutica.

Oferece o ensino fundamental e médio em dois turnos: matutino e vespertino. O turno da manhã é destinado preferencialmente aos filhos de militares, enquanto que o da tarde atende a um público diversificado. Nela, observamos, no ano de 2006, uma turma do turno matutino, constituída de 35 alunos entre 9 e 11 anos.

Quanto ao espaço físico, a escola conta com uma área ampla, possuindo cinco quadras esportivas, TVs, vídeos e biblioteca. A sala de aula era composta de cadeiras, ventiladores e um quadro (metade branco e metade negro).

ƒ EF2

Esta escola está localizada no bairro da Terra Firme numa área não urbanizada. É destinada preferencialmente a filhos de servidores e professores da Universidade Federal do Pará.

A escola oferece o ensino fundamental e médio em três turnos: matutino, vespertino e noturno, sendo neste último ofertado EJA. Nela, observamos, no ano de 2007, uma turma do turno matutino, composta por 24 alunos entre 9 e 10 anos.

Em relação ao espaço físico, ela conta com um espaço amplo, biblioteca, ginásio, campo de futebol e quadra de areia. Na sala de aula onde ocorreu a observação, havia cadeiras, ventiladores, um quadro branco e um negro.

A tabela abaixo sintetiza o que foi dito supra.

Quadro 2 − Características das escolas

Escolas N° de alunos Faixa etária Turno Bairro

EM1 30 9 a 22 anos Intermediário Guamá

EM2 32 9 a 16 anos Intermediário Matinha

EE1 41 9 a 15 anos Matutino Souza

EE2 36 9 a 14 anos Matutino Nova Marambaia

EF1 35 9 a 11 anos Matutino Souza

EF2 24 9 a 10 anos Matutino Terra Firme