• Nenhum resultado encontrado

4 AS REPRESENTAÇÕES SOBRE O AGIR

4.1 Contexto e procedimentos metodológicos

4.1.2 Contexto situacional

Com a finalidade de analisar as representações do agir do aluno em metáforas mobilizadas pelos professores, temos inicialmente que identificar e descrever as possíveis metáforas que emergem em relatórios, sem deixar de considerar a influência da situação de produção, ademais, para a análise da responsabilidade enunciativa das vozes e modalizações, necessitamos situar os parâmetros físicos nos quais as atividades de linguagem se realizam.

Ressaltamos, ainda, que devido ao fato de essas atividades de linguagem se desenvolverem no âmbito educacional, nas instituições de ensino da rede pública municipal de educação de Fortaleza, precisamos delimitar e especificar a área na qual esta pesquisa se realizou. Com esta finalidade, passamos para a seção seguinte.

4.1.2.1 Delimitação do universo

A Prefeitura Municipal de Fortaleza é constituída por diversos órgãos. Entre esses órgãos, temos as Secretarias Executivas Regionais (SER’s), em número de seis (06), além de uma Secretaria Executiva do Centro. Nessas secretarias, encontram-se os distritos correspondentes a cada setor administrativo, como: Distrito de Meio-Ambiente, Distrito de Saúde, Distrito de Assistência Social, Infraestrutura, entre outros. Inseridos nesses espaços também se encontram os Distritos de Educação, divididos em duas coordenações: Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Considerando que a pesquisadora é funcionária em uma dessas secretarias, no caso a Regional I – SER I, optou-se por sua escolha para o desenvolvimento desta investigação, tendo em vista que exerce suas funções – técnica em educação e professora – junto ao Distrito de Educação da referida SER. Inicialmente, a decisão aconteceu durante as atividades de

acompanhamento às escolas, devido aos inúmeros questionamentos e dúvidas que surgem no decorrer do trabalho. Posteriormente, o interesse em pesquisar particularmente os relatórios escritos por professores sobre os alunos ocorreu pela pretensão de se compreender quais as representações que os professores têm do agir desses alunos e de sua aprendizagem, possivelmente reveladas no discurso avaliativo.

Aproximando-nos da situação geográfica da referida regional, observamos que a SER – I abrange 15 bairros: Vila Velha, Jardim Guanabara, Jardim Iracema, Barra do Ceará, Floresta, Álvaro Weyne, Cristo Redentor, Vila Ellery, São Gerardo, Monte Castelo, Carlito Pamplona, Pirambu, Farias Brito, Jacarecanga e Moura Brasil. Nessa região, moram cerca de 360 mil habitantes. Localizada no extremo Oeste da cidade, foi nesta área que nasceu a capital50 do Ceará – Fortaleza. A área comporta 43 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, além de 20 creches, em um total de 63 instituições de ensino.

Para uma melhor visualização da Regional I, apresentamos, a seguir, o mapa com seus respectivos bairros:

Figura 1 – Bairros da Secretaria Regional I – SER I

FONTE: Prefeitura Municipal de Fortaleza – Secretaria Executiva Regional I

Devido ao extenso número de escolas, selecionamos 06 delas para a coleta dos nossos dados, o que corresponde a 10% do total que fazem parte da SER I. Escolhemos de forma aleatória, entre escolas que têm alunos matriculados tanto na Educação Infantil, quanto no

50 Disponível em: <http://www.fortaleza.ce.gov.br/index.?option=com_content&task=view&id=7804&Itemid=12> Acesso em: 30 abr. 2011.

Ensino Fundamental, visto que algumas possuem apenas a primeira etapa e outras, somente a segunda etapa da educação básica. Elegemos, também aleatoriamente, instituições localizadas nos seguintes bairros: Barra do Ceará, Vila Velha, Farias Brito, São Gerardo, Monte Castelo e Jacarecanga, assim, uma escola de cada bairro.

Dessa maneira, para a efetivação da pesquisa, contatamos, a priori, com a chefia do Distrito de Educação da SER I, no intuito de esclarecer sobre nosso estudo, explicar a metodologia e obter, consequentemente, a aprovação para a sua execução51. Procuramos, igualmente, a autorização para a investigação nas duas coordenações de Ensino Fundamental e de Educação Infantil, respectivamente. Do mesmo modo, tivemos um contato inicial com a direção e a coordenação de cada escola, com o desígnio de expor os detalhes do trabalho, e novamente adquirir o devido consentimento. Idêntico procedimento foi realizado junto às professoras, sobretudo, porque o corpus da pesquisa se constitui de relatórios produzidos por essas educadoras. Necessitamos, portanto, da anuência explícita52 para a análise dos referidos relatórios, e posteriormente, para a aplicação de questionários.

4.1.2.2Constituição do corpus

Nosso corpus é formado por trinta (30) relatórios, especificamente quinze (15) da Educação Infantil e quinze (15) do 1º ano do Ensino Fundamental, produzidos por professores em situação de avaliação dos alunos. Destacamos que, como a pesquisa ocorreu durante o ano letivo de 201053, selecionamos relatórios elaborados nos dois semestres referentes ao respectivo ano. Na constituição dos dados, utilizamos ainda um questionário54 composto de sete perguntas – duas questões objetivas e cinco subjetivas – com um grupo de doze (12) professores, seis (06) da Educação Infantil e seis (06) do 1º ano. Como expomos, esse questionário foi aplicado com a

51

Cf.: Apêndice D. 52

De acordo com a assinatura do Termo de Consentimento Livre Esclarecido. Cf.: Apêndice C. 53

Devido às greves, ocorridas em 2009, na rede municipal de ensino, o ano letivo de 2010 teve início em março ou abril e terminou somente em março ou abril de 2011. Havia quatro calendários que as escolas podiam seguir, considerando os dias que ficaram sem aulas por conta de paralisação de professores. Disponível em:

<http://www.fortaleza.ce.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=12977>. Acesso em: 01 nov. 2011.

54

intenção de apreender a situação de produção do relatório, no seu contexto físico e sociossubjetivo.

Os dados da SME referentes ao ano de 2010 demonstram que na SER I temos o quantitativo de 3.172 alunos matriculados na Educação Infantil, distribuídos em 140 turmas, o que corresponde a um professor para cada turma. Enquanto no 1º ano do Ensino Fundamental, há 2.089 alunos, divididos em 101 turmas e 90 professores, já que alguns deles ensinam tanto no turno matutino quanto vespertino a mesma série. Ao todo, contamos com 5.261 alunos, fato que deveria corresponder ao mesmo número de relatórios elaborados. Porém, cabe dizer que precisamos fazer um recorte para a viabilidade desta pesquisa, tendo em vista a impossibilidade de analisar e examinar um total de 5.261 relatórios, provavelmente produzidos durante o ano de 2010.

Em nosso recorte, como afirmamos, elegemos trabalhar com o quantitativo de 30 relatórios, pois compreendemos que esse número atende às expectativas amostrais de nossa investigação. Salientamos que nos relatórios transcritos, tanto os nomes das professoras quanto das escolas e dos alunos não são revelados, de modo a garantir o anonimato dos participantes.