• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO I – A NÁLISE E R EFLEXÃO C RÍTICA DO D ESENVOLVIMENTO DE

1.2. No contexto da Unidade de Saúde Pública

Realizamos o estágio na USP do ACeS Douro I - Marão Douro Norte, no período compreendido entre 08 de setembro e 26 de outubro de 2014. Nesta unidade, procuramos desenvolver as competências do EEECSP, destacando-se as seguintes atividades.

Projeto “Cool & Safe”

O projeto “Cool & Safe” foi desenvolvido no âmbito do Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Infeção VIH/SIDA 2012-2016. Este programa foi elaborado a partir de um processo de reflexão interna e de consulta aos parceiros dos setores público e privado, numa perspetiva de dar resposta à infeção a nível nacional e prevenir novas infeções e mortes relacionadas com a SIDA, bem como ausência de casos de discriminação. Até ao final de 2016, tem como objetivo atingir as seguintes metas: reduzir em 25% o número de novas infeções por VIH; diminuir de 65% para 35% os diagnósticos tardios de infeção pelo VIH; diminuir em 50% o número de novos casos de SIDA; diminuir em 50% o número de mortes por SIDA; aumentar para 95% a proporção dos indivíduos que dizem usar preservativo em relações sexuais ocasionais; eliminar a transmissão da infeção por VIH da mãe para o filho (DGS, 2012b). Para concretizar as metas, definiram-se áreas prioritárias: prevenção da infeção pelo VIH; populações vulneráveis; diagnóstico da infeção; tratamento das pessoas que

Capítulo I – Análise e reflexão crítica do desenvolvimento de competências

18

vivem com a infeção; estigma e discriminação; investigação; cooperação e relações internacionais (DGS, 2012b).

O projeto “Cool & Safe” dirigido aos estudantes do ensino superior da UTAD propõe o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, no sentido de promover fatores de proteção e prevenir comportamentos de risco associados à infeção VIH/SIDA e outras infeções sexualmente transmissíveis; também tem como objetivo diminuir o consumo de tabaco, álcool e outras substâncias psicoativas; bem como a prevenção de acidentes de viação. Uma das estratégias principais consiste na produção de materiais de informação, educação e comunicação e para o desenvolvimento desta estratégia (durante o decurso do estágio), criamos um jogo de cartas (Apêndice D), porque consideramos que é um instrumento lúdico, dinâmico e atrativo e fomenta interação com os estudantes. Foi necessário recolher informação específica sobre as temáticas supra enumeradas no sentido de atingir os objetivos do projeto “Cool & Safe”. A criação deste jogo decorreu ao longo do estágio, sendo que cada carta integrava questões relacionadas com as temáticas e respetivas opções de resposta; a As regras do jogo são similares ao jogo do monopólio, após o lançamento do dado, o estudante tinha oportunidade de progredir num mapa que continha figuras alusivas às temáticas e que de acordo com o resultado do lançamento e se a resposta do estudante estiver, permite a continuidade em jogo. Assim, os estudantes podem envolver-se ativamente na aquisição de conhecimentos, e de uma forma simples, os profissionais de saúde tem oportunidade de motivar para a adoção de comportamentos saudáveis e incentivados para a proteção e promoção de estilos de vida saudáveis, como a educação sexual, importante dimensão da promoção e proteção da saúde e do processo global de educação.

Na USP de Vila Real desenvolvemos um estágio de menor duração e, por conseguinte, não foi possível acompanhar algumas atividades em todas as fases do seu desenvolvimento. Foi- nos possível perceber de forma muito clara, a organização e funcionamento desta unidade. Compreendemos a importância dos planos do domínio da saúde pública e da monitorização do estado de saúde da população, vertido na função de observatório de saúde e na recolha e análise sistemática de informação para realização do diagnóstico de saúde da população, que se consubstancia no plano local de saúde. A pertinência deste documento é evidenciada na relação com as unidades funcionais do ACeS e as instituições da comunidade, no sentido de monitorizar os problemas de saúde e sistematizar e avaliar as intervenções preconizadas. Foi também importante perceber a importância da vigilância epidemiológica, quer das doenças

transmissíveis (doenças de declaração obrigatória, doenças evitáveis pela vacinação e toxinfeções alimentares), quer no âmbito da saúde ambiental, através da vigilância sanitária da qualidade da água (consumo humano, balnear, piscinas, mineral natural e de nascente) e da segurança alimentar nas cantinas e refeitórios escolares.

Sublinhamos a importância da participação dos EEECSP nesta unidade, para o desenvolvimento de programas de intervenção no âmbito da prevenção da doença, promoção e proteção da saúde da população em geral, de grupos específicos e ainda de programas de saúde como o Programa Nacional de Vacinação, Plano Pós-Eliminação da Poliomielite, Programa de Vigilância e Controlo das Meningites na Comunidade, Plano de Contingência das Ondas de Calor, Programa de Avaliação das Condições de Segurança, Higiene e Saúde nos Estabelecimentos de Educação e Ensino, Programa de Saúde Ocupacional, e da sua contribuição para o desenvolvimento de programas de intervenção prioritários para a região.

Da apreciação geral, podemos salientar que este estágio realizado nas unidades funcionais UCC Mateus e USP de Vila Real, nos proporcionou um percurso promotor de enorme crescimento profissional, em resultado do investimento na diversidade e multiplicidade de áreas em que foi necessário aprofundar conhecimentos para uma intervenção profissional mais diferenciadora e qualificada. As atividades realizadas nestes contextos de atuação dos enfermeiros especialistas e supervisionados por estes profissionais, facilitaram o processo de apropriação das competências específicas do enfermeiro especialista.

Documentos relacionados