• Nenhum resultado encontrado

6 AS UNIVERSIDADES PESQUISADAS

6.1 CONTEXTOS MACROINSTITUCIONAL E INSTITUCIONAL

Cada universidade está inserida e compõe o que aqui se convencionou chamar de “contexto macroinstitucional” e que se refere ao Sistema Federal de Ensino Superior. Este sistema impõe a cada universidade uma missão generalizada e universalizada (a partir da LDBN), além de definir sua posição perante as demais Instituições de Ensino Superior, sua vinculação ao Governo Federal e as normas mais gerais de ação. Os dirigentes das universidades e demais Instituições de Ensino Superior participam de determinadas associações de representação, que aqui serão convencionadas como “contexto institucional”.

6.1.1 Contexto macroinstitucional: a universidade e o Sistema Federal de Ensino Superior

A universidade faz parte do Sistema Federal de Ensino Superior, que é regido pela LDBN (Lei n. 9.394/1996) e pelo decreto n. 2.306/1997, sendo coordenado pela Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC). O sistema federal apresenta a seguinte organização (NEVES, 2002):

− Instituições universitárias Universidades

Universidades especializadas − Centros universitários

− Instituições não universitárias

Institutos superiores de educação

CEFETs (Centros Federais de Educação Tecnológica) e CETs (Centro de Educação Tecnológica)

Faculdades isoladas Faculdades integradas

Neste Sistema, a universidade é definida e identificada da seguinte forma (Decreto n. 9.394/1996- LDBN):

Art. 52: As universidades são instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano, que se caracterizam por:

I - produção intelectual institucionalizada mediante o estudo sistemático dos temas e problemas mais relevantes, tanto do ponto de vista científico e cultural, quanto regional e nacional;

II - um terço do corpo docente, pelo menos, com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado;

III - um terço do corpo docente em regime de tempo integral

As universidades federais são vinculadas diretamente ao Ministério da Educação (MEC), com dependência financeira, e supervisionadas pela Secretaria de Educação Superior (SESu). Vieira e Vieira (2003) destacam que um dos problemas das universidades reside na relação permanente de confronto entre os dois atores sociais. Os autores chamam a atenção para o fato de que não deveria existir intermediações nos tratos de questões fundamentais de cada universidade com o seu mantenedor institucional. Os reitores representam os dois lados: a comunidade universitária e o ministro da Educação, já que é por este nomeado (ainda que haja eleição para reitor).

No entanto, em certos casos, na prática, o sistema de indicação de nomes de reitores acaba por deixar fraca sua base de sustentação (comunidade acadêmica). A situação se agrava quando órgãos representativos se associam a sindicatos com claras conotações político- partidárias, deslocando os debates e reivindicações para posições de intermediação externa perante o MEC (VIEIRA & VIEIRA, 2003).

6.1.2 Contexto institucional: os órgãos de representação

em que os dirigentes são articulados em torno de órgãos de representação. É nessa direção que Cattani e Oliveira (2000) destacam o conflito entre dois conjuntos de atores sociais: de um lado, o Estado, representado por Poder Executivo, Ministério da Administração Federal e da Reforma do Estado (MARE)35 e Ministério da Educação (MEC); de outro, basicamente, a Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), o Conselho de reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), a Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC), a Associação Brasileira das Mantenedoras e a Associação das Universidades Particulares. A oposição entre tais atores se dá principalmente em função dos rumos que o Estado pretende para o ensino superior no Brasil.

Para os fins desta tese, serão considerados apenas a ANDIFES e o CRUB, órgãos dos quais as universidades federais são componentes. A ANDIFES, criada em 1989, é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com sede na capital da República, congregando as Instituições Federais de Ensino Superior, por seus reitores ou dirigentes máximos em exercício. Tem por objetivo promover a integração das Instituições Federais de Ensino Superior, sua valorização e defesa, e a representação do conjunto de suas filiadas, inclusive judicial.

De forma a atingir seus objetivos, seu estatuto (art. 3º) prevê as seguintes atividades: I- Promoção de estudos e projetos, inclusive de natureza interdisciplinar e interinstitucional, através de congressos, conferências, seminários, encontros e outros eventos;

II - Intercâmbio de informações e experiências com instituições de ensino e pesquisa, entidades culturais, científicas e tecnológicas nacionais e estrangeiras; III - Articulação com os diversos entes públicos nas esferas federal, estadual e municipal;

IV - Assessoramento às instituições federais de ensino superior no equacionamento de questões político-administrativas, jurídicas e técnicas, pertinentes à sua problemática interna e ao relacionamento com os poderes públicos.

§ 1º As atividades relativas a estudos setoriais poderão contar com a colaboração das pró-reitorias ou equivalentes, integrantes da estrutura das instituições de ensino, e seus respectivos foros.

35 O MARE foi extinto na passagem do primeiro para o segundo governo do presidente Fernando Henrique

Segundo o art. 4º de seu estatuto, a ANDIFES é constituída pelas Universidades Federais e pelas Instituições de Ensino Superior Federais isoladas, por seus reitores e dirigentes máximos em exercício, respectivamente, como membros efetivos, sendo facultado aos ex-reitores e ex-dirigentes máximos das instituições associadas sua participação, com direito a voz. Além disso, as demais instituições públicas de ensino superior podem vir a integrar a ANDIFES, por deliberação do Conselho Pleno.36

A entidade possui fóruns específicos, compostos pelos pró-reitores de suas áreas. Os fóruns são:

- Fórum de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE)

- Fórum Nacional de pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP) - Fórum de pró-reitores de Graduação (FORGRAD)

- Fórum de pró-reitores de Planejamento e Administração (FORPLAD) - Fórum Nacional de Extensão (FORPROEX)

Além dos fóruns, a ANDIFES prevê em seu estrutura grupos de trabalho e de discussão para cuidar de temas e interesses específicos.

O CRUB, criado em 30 de abril de 1966, é uma associação civil, sem fins econômicos, de natureza eminentemente educacional, que congrega, por seus reitores, as universidades brasileiras. Possui sede em Brasília e tem duração indeterminada. Tem por finalidade promover a integração das universidades brasileiras, fortalecendo a sua autonomia e buscando, permanentemente, o aperfeiçoamento da educação superior. Para tanto, é responsável por promover as seguintes atividades, nos termos do art 3º de seu estatuto:

I - intercâmbio de informações e experiências;

II - congressos, conferências, seminários, cursos e outros eventos;

III - assessoramento às universidades, mantendo constante articulação com órgãos públicos e outras entidades, na busca de soluções para os problemas da educação superior;

IV - formulação de propostas de integração da universidade com a sociedade, visando ao desenvolvimento do País e à aplicação do conhecimento, em benefício da população brasileira;

V - cooperação e intercâmbio com universidades, entidades culturais, científicas, tecnológicas e outras congêneres, nacionais e internacionais.

§ 2º O CRUB representará, nos termos do art. 5o, inciso XXI, da Constituição Federal, as instituições associadas, para a defesa dos interesses comuns às universidades brasileiras.

Ainda de acordo com seu estatuto, constituem o CRUB como associados efetivos (com direito a voto e voz), as universidades brasileiras, representadas por seus reitores ou por seu substituto legal, segundo estabelecido no estatuto da respectiva universidade; e como associados honorários (com direito a voz), os ex-reitores que tiverem integrado o CRUB e dele desejarem participar, devendo sua admissão ser aprovada pelo Conselho Deliberativo. Seus associados podem ser representantes das universidades públicas federais, públicas estaduais e municipais, comunitárias ou particulares.37

A Figura 1 representa a articulação entre os níveis institucionais.

Figura 1 – Articulação dos contextos institucionais

Como se pode observar, os diversos níveis institucionais articulam-se entre si em todos os sentidos, cada um com sua dinâmica própria. Os depoimentos de diversos dirigentes

Contexto Macroinstitucional

MEC/SESu-

Sistema Federal de Educação Superior

Contexto Institucional Órgãos de representação (ANDIFES; CRUB) Contexto Microinstitucional Universidades individualmente consideradas

apontaram para o fato de no governo federal anterior ao atual a articulação e a comunicação entre as instituições e seus órgãos representativos com o nível macro-institucional – no caso, o MEC/SESu – terem sido bastante dificultados. Atualmente, alegam os entrevistados, há um espaço maior para diálogo e negociações, o que lhes permite uma participação efetiva com os órgãos representativos, especialmente na ANDIFES. Um dos reitores entrevistados, por exemplo, é o segundo vice-presidente da entidade atualmente.