• Nenhum resultado encontrado

indignado também reclama do menino com um professor, que os lembra de que ele também pertence ao grupo. As reclamações só cessam quando se ouve a palavra "changetonumber4" do teacher 4, e o computador passa para outro integrante do grupo. Em outro ponto da sala, o aluno N* não demonstrou interesse em se juntar a seu grupo para pesquisar e criar o superhero. Durante todo o período da aula ele permaneceu isolado de todos e, mesmo com o incentivo de T. 4 e dos demais professores, continuou sozinho e não participou de nenhuma atividade. Ele afirmou que o grupo o excluiu, por outro lado os participantes de seu grupo disseram que ele não quis participar.

Durante a atividade, enquanto alguns grupos estão empenhados em fazer o superhero, várias crianças reclamam do site que ―não tem armadura‖, que ―não dá

para colocar capa no superhero‖, etc. O menino C* parece frustrado e está bastante

irritado. Ele e o grupo decidem abrir a pagina do

Cartoon Network, mas no momento que o fazem,

uma das professoras pede que eles voltem para o site determinado para a atividade. Eles o fecham contrariados e voltam ao site anterior, mas o menino parece não aceitar e enfurecido argumenta que o site é ruim e que não tem ―nada‖. P.C.A.1 diz que todos da turma estão trabalhando naquele site proposto e que não tem porque só o grupo deles trabalhar num site diferente. Ele então diz que não irá mais participar, fazendo um gesto feio com a mão e virando-se em sua cadeira, dando as costas para a professora. Sabendo do ocorrido, P.C.A.1 chama a atenção do aluno pelo seu comportamento desrespeitoso. Passado alguns minutos a aula se encaminha ao fim, as crianças salvam seus trabalhos e se encaminham para o recreio.

140

As observações feitas por T. 7 e T. 13 reafirmaram o problema de comportamento em sala de aula e casos de exclusão de determinados alunos em atividades. De acordo com o grupo 1, tais questões ―vem se repetindo apesar das várias estratégias utilizadas ao longo do semestre para evitá-la‖ (GRUPO 1, relatório de estágio, 2015, p. 169).

Em relação à utilização de mídias na atividade, a escolha do

site www.bitstrips.com (imagem 13 abaixo) não se mostrou muito

adequada à proposta de criar um super-herói. O site escolhido permitia criar bonecos ―comuns‖ (sem superpoderes) e montá-los a partir da escolha de diversos itens: tipo de cabelo, cor de olhos, vestimentas, feições, entre outras. Uma grande parte dos alunos iniciou a tarefa assim mesmo, não se importando muito com o fato de seus avatares não serem super-heróis, enquanto que um pequeno grupo se recusou a realizá-la, alegando que não era possível ―botar capa - os super-heróis vestem capas‖, assim como acrescentar acessórios e atributos que os caracterizariam como super-heróis.

Além da escolha do site, um segundo ponto questionável observado na atividade foi o rateio do número de participantes por equipamento, organizado em quatro alunos por laptop. Refletimos que para tal atividade, em vez de 4x1 (quatro alunos por equipamento), um número mais reduzido de alunos por equipamento (2x1 por exemplo) poderia trazer mais benefícios à aula. Nosso argumento, baseado em observação direta em sala de aula, apontou para duas adversidades que poderiam ser evitadas com a formação de grupos menores: a primeira refere-se ao tempo gasto no início da aula para que todos os quatro participantes dos grupos decidissem sobre a construção de um super-

141

herói, com o prejuízo de sobrar menos tempo para a construção do super-herói em si; a segunda adversidade em relação ao tamanho de cada grupo é que havia muitas mãos para operar apenas um laptop. Como eram muitos alunos no revezamento 4x1, o tempo alocado para cada um deles foi reduzido e logo, o tempo de espera para a próxima rodada aumentado.

A nosso ver, a atividade não foi ao encontro com o planejado por T. 4. Um número considerável de alunos em pouco tempo perdeu o foco e interesse na atividade. A conversa logo seguiu por alguns alunos que se sentiram desmotivados com a atividade e a impossibilidade de criar super-heróis. Outros se juntaram à conversa uma vez que tinham que esperar a sua vez para poder utilizar o computador. Teacher 4 encontrou certa dificuldade para gerenciar a aula em função do comportamento dos alunos.

4.4.2 Relato de aula # 2 Data da aula: 16/09/2015

Turma de alunos: 5° ano A do ensino fundamental. Número de alunos: 25

Grupo de professores em Formação: T.4, T.7 e T.13

Participantes na observação da aula de T. 4: Teacher 7, T. 13, P.C.1. e P.C.A.1

Tempo de aula: 50 minutos.

Recursos utilizados: laptops conectados à internet. Grupos formados por 2 alunos compartilhando 1 laptop. No intervalo que se deu entre as aulas houve uma reunião com grupo de professores em formação e professores P.C.1 e P.C.A.1 na qual foram discutidos os resultados da aula recém dada. Foi o momento de T. 4 ―digerir‖ sua aula, de percorrer todo o processo dinâmico que se desenrolou nos 50 minutos de aula.

Na reflexão sobre a aula, T. 4 reconheceu que ela não havia se encaminhado da maneira que havia planejado, pois esperava da atividade maior interesse e engajamento dos alunos, o que não ocorreu. Em decorrência disso, os alunos começaram a se dispersar e perder o foco na realização da atividade e houve momentos em que T. 4 precisou contar com o auxílio de seus pares para atender aos chamados da turma com 23 alunos.

142

Ao dividir suas reflexões com o grupo reunido, foi sugerido a T. 4 a possibilidade de serem realizadas algumas alterações no plano de aula para torná-la mais engajadora e dinâmica. Assim, foram propostas as seguintes alterações: propôs-se a T. 4 utilizar outro site para a tarefa,

o www.createyourownsuperhero por ser mais condizente com a

proposta de criação de super-herói, e também sugerido a redução de número de alunos por laptop de quatro para um para dois alunos por equipamento nessa segunda aula.

As sugestões de mudanças foram bem aceitas por T. 4 e o plano de aula alterado. Percebemos com isso a importância do estágio supervisionado e o processo de reflexão sobre a reflexão na ação citado por Schön (1983) na formação inicial docente.

Conforme dito anteriormente, para a segunda aula Teacher 4 realizou duas modificações no plano de ensino: substituiu o site utilizado anteriormente para o createyourownsuperhero.com (imagem 14 abaixo), e dividiu os alunos em grupos de dois por laptop. Desconsiderando as diferenças inerentes a cada turma, os dois ajustes (mudança de site e formação de pares) se mostraram eficazes para tornar a segunda aula mais interessante e dinâmica, constatado pela maior participação e engajamento dos alunos, assim como uma maior motivação na realização da tarefa com o uso do site da Marvel. O relato abaixo nas vozes de T. 7 e T. 13 expressam os resultados das alterações no plano de aula:

[os alunos] em seguida iniciam a elaboração da

atividade através do site

―createyourownsuperhero.com‖, escolhido para substituir o site usado na turma anterior. A mudança se mostrou acertada, pois as crianças estavam muito motivadas e empolgadas com todas as possibilidades que havia à disposição para desenvolverem sua criatividade.

No relato de Teacher 4 também temos conhecimento das diferenças entre as duas aulas:

As aulas tiveram grande divergência entre si, [um fator] foi o site utilizado na segunda aula: com o primeiro grupo eu utilizei o primeiro link (em anexo no Plano de Aula), pois planejava salvar os

143