• Nenhum resultado encontrado

Controle da equipe de desenvolvimento de produtos

DADOS DA PESQUISA

QUISA 4.1 Introdução

4.4 Fatores de risco no gerenciamento do tempo no processo de desenvolvimento de produtos

4.5.2 Controle da equipe de desenvolvimento de produtos

Neste propósito, procurou-se identificar as seguintes características: o período de tempo que a equipe de desenvolvimento dedica-se ao projeto, o progresso das atividades desenvolvidas, o cronograma estabelecido para as atividades, o estabelecimento de metas, a presença de um líder, e o envolvimento de outras pessoas na equipe.

No período de tempo dedicado ao projeto, os responsáveis da EL1, EL2 e EL3 afirmaram dedicar-se integralmente. Para 28% dos membros da EL1 o tempo dispensado ao projeto é integral, e para 72% o tempo dedicado é parcial. Na EL2 os membros, 80% afirmaram atuar integralmente e 20% parcialmente. Na EL3 todos os

membros afirmaram dedicar-se integralmente ao projeto. A tabela 37 apresenta o tempo dedicado ao projeto de desenvolvimento.

Tabela 37: Tempo dispensado ao projeto de desenvolvimento de produtos.

Categoria Fc Pc (%)

Integral 13 68

Parcial 06 32

Total 19 100

Fc = freqüência de citação em relação a 19 entrevistados Pc = percentual de citação em relação a 100%

Dados coletados no período de jun-jul/2002

Ao questionar sobre o progresso das atividades desenvolvidas procurou-se investigar as formas como controlam as atividades como: a freqüência dos relatórios, a extensão dos relatórios e freqüência de visita a equipe de desenvolvimento. O responsável pelo processo da EL1 e EL2 afirmaram que solicitam a informação após a realização das atividades, mas que de maneira informal, porém, quando raramente o fazem, é através de relatórios, e eles são breves. Na EL3 o responsável e a equipe afirmaram que pede para seja sempre informado, de maneira informal, sobre o andamento da atividade, e que não solicita relatórios. Sob o aspecto da freqüência da visita a equipe de desenvolvimento os três responsáveis pelo processo afirmaram que diariamente, já que o ambiente que ocupam é muito próximo, ou seja no mesmo prédio. Os membros da equipe da EL1, EL2 confirmaram o que seus responsáveis disseram sobre a forma informal de apresentação dos resultados e a raridade na apresentação de relatórios. A tabela 38 apresenta a freqüência e a extensão com que os relatórios são solicitados.

Tabela 38: Freqüência/extensão de solicitação de relatórios do responsável pelo processo à equipe de desenvolvimento.

Categorias Fc Pc (%)

Raramente/curto 14 73

Nunca 05 27

Total 19 100

Fc = freqüência de citação em relação a 19 entrevistados Pc = percentual de citação em relação a 100%

Para o cronograma de desenvolvimento das atividades foram levantadas as medidas tomadas em caso de não cumprimento do cronograma. Na EL1 e EL2 os responsáveis apresentaram a forma de negociação como meio de agilizar o processo. O responsável pelo processo, da EL3, solicita ‘maior empenho’ para o responsável pelo atraso. Os membros da EL1, 42% alegaram ser a negociação, os outros 58% afirmaram serem pressionados a um ‘maior empenho’ na atividade desenvolvida. Os membros da EL2 e EL3 consideraram o pedido de ‘maior empenho’ na realização das atividades.

A tabela 39 apresenta as medidas tomadas no caso de um não cumprimento do cronograma estabelecido.

Tabela 39: Medidas para o não cumprimento do cronograma

Categorias Fc Pc (%)

Negociação 05 26

Solicita maior empenho 14 74

Total 19 100

Fc = freqüência de citação em relação a 19 entrevistados Pc = percentual de citação em relação a 100%

Dados coletados no período de jun-jul/2002

O estabelecimento de metas, foi outra característica levantada, em que se procurou verificar a formulação de metas para as atividades que vêm desempenhando. Os responsáveis, da EL1, EL2 e EL3, afirmaram que sempre estabelecem metas. Entretanto entre os membros das equipes houve divergências sobre o assunto tratado. Dos membros da EL1, 85% afirmaram estabelecerem metas, para 15% não estabelecem. Na EL2, 40% dos membros estabelecem metas para suas atividades e 60% afirmam não estabelecer. Na EL3, 25% estabelece metas para suas atividades, e os outros 75% não estabelecem. A tabela 40 apresenta o estabelecimento de metas freqüentes pelos participantes da equipe de desenvolvimento de produtos.

Tabela 40: Estabelecimento de metas para o desenvolvimento das atividades.

Categoria FC Pc (%)

Estabelece 12 63

Não estabelece 07 37

Total 19 100

Fc = freqüência de citação em relação a 19 entrevistados Pc = percentual de citação em relação a 100%

A verificação do controle das atividades do líder de equipe não foi efetivada, pois foi constatado no bloco anterior - fatores de risco, que nenhuma empresa possuía um líder. Quanto ao aspecto envolvimento de outras pessoas na equipe de desenvolvimento contribuindo diretamente com as atividades de desenvolvimento de produtos, foi verificados que na EL1 o responsável pelo processo alegou trabalhar muito próximo com o fornecedor de embalagens. Na EL2 o responsável alegou ser o diretor da empresa a pessoa que mais lhe auxilia e na EL3 o responsável alegou não existir, e que o processo só depende da equipe. Os membros da EL1, ou seja, 86% consideraram que atua de forma direta apenas o pessoal do setor de Compras e Produção, e 14% alegaram ser os consumidores, pois, estes estão sempre dando informações para o desenvolvimento de novos produtos. Entretanto, 60% dos membros da equipe da EL2 afirmaram que sempre tem apoio de outras pessoas como o diretor da empresa, dos profissionais do setor de Compras/almoxarifado e da produção, 20% consideram não existir, e os outros 20% afirmaram ser os consumidores. Os membros da equipe da EL3 consideraram apenas os profissionais da produção. A tabela 41 apresenta o envolvimento de outras pessoas na equipe de desenvolvimento, auxiliando o processo.

Tabela 41: Envolvimento de outros profissionais no desenvolvimento de produtos.

Categoria Fc Pc (%)

Existe 17 90

Não Existe 02 10

Total 19 100

Fc = freqüência de citação em relação a 19 entrevistados Pc = percentual de citação em relação a 100%

Dados coletados no período de jun-jul/2002