• Nenhum resultado encontrado

6.1 IDENTIFICAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DELINEADAS PARA O SUCESSO DO

6.1.7 Coordenação do curso de graduação

Em seus depoimentos, os coordenadores ressaltam a importância do professor ser comprometido com as atividades inerentes a sala de aula, principalmente no que se refere ao cumprimento da agenda de ações acadêmicas planejadas e comunicadas para a comunidade acadêmica.

Além disso, ressaltaram a necessidade do professor cumprir as diretrizes pedagógicas emanadas da direção da Faculdade, pois todas foram discutidas e elaboradas em conjunto com as Coordenações dos Cursos e Coordenações Acadêmicas e de Área, sempre de acordo com o perfil do aluno e com vistas ao melhor desempenho na formação do egresso.

Enfatizaram ainda que tais atividades são inerentes à sala de aula e, porquanto, geridas pelos coordenadores de Curso. Tal constatação evidencia-se no depoimento que segue:

Penso que o comprometimento docente independe do regime de dedicação, logo o professor horista que tem apenas 4 horas alocadas em sala de aula não pode pensar que deverá vir apenas no horário de aula na instituição, pois existem algumas atividades extra-sala de aula que são exigidas que um professor comprometido realize independente da sua carga horária... (Coordenador do Curso de Administração com Ênfases em Gestão de Sistemas de Informação e Marketing) [...] muito embora o MEC faça estas três classificações com relação ao regime de dedicação do professor, entendo que o professor comprometido independe do regime de trabalho deste na instituição, ele tem que jogar no time da instituição e em nenhuma hipótese jogar contra a instituição que lhe paga pelos serviços acadêmicos prestados. (Coordenador do Curso de Administração com Ênfases em Administração Geral e Comércio Exterior)

Destaque-se também a necessidade de cumprir os prazos estabelecidos no calendário acadêmico para realização das atividades planejadas e publicação dos resultados das avaliações realizadas, que hoje talvez seja a maior reclamação do corpo discente. (Coordenador do Curso de Administração com Ênfases em Gestão de Sistemas de Informação e Marketing)

Neste contexto, observa-se que o coordenador do Curso de Administração com Ênfases em Gestão de Sistemas de Informação e Marketing ressalta que um professor comprometido independe do regime de dedicação em que está enquadrado, principalmente por tratar-se de alicerce fundamental para o sucesso de qualquer projeto pedagógico. Também destaca que o professor tem que participar das atividades acadêmicas extraclasse que são inerentes às suas funções em sala de aula, principalmente na participação nas reuniões pedagógicas e capacitações para o qual é convocado, buscar a extensão como estratégia para a melhor formação do egresso e cumprir o calendário acadêmico definido e divulgado entre os acadêmicos.

Para validar esta análise, segue alguns trechos do depoimento do coordenador:

Penso que o comprometimento docente independe do regime de dedicação, logo o professor horista que tem apenas 4 horas alocadas em sala de aula não pode pensar que deverá vir apenas no horário de aula na instituição, pois existem algumas atividades extra sala de aula que são exigidas que um professor comprometido realize independente da sua carga horária, tais como participar efetivamente dos conselhos de classe, atividades de planejamento pedagógico no início de cada semestre, as reuniões de avaliação ao final de cada semestre e as capacitações proporcionadas pela instituição, com certeza são atividades que independem do regime de trabalho na Instituição. Também acho que os professores que se enquadram nos regimes de dedicação parcial ou integral, apesar de muitas vezes não terem uma carga horária específica para determinadas atividades, deveriam trabalhar a extensão com a proposição e execução de viagens e visitas técnicas e

projetos de treinamento e capacitação para alunos e comunidade em geral. Mas principalmente com relação as atividades acadêmicas – conselhos de classe, capacitação, planejamento semestral, cursos que podem ser realizados no decorrer do semestre, publicação de notas, entregas dos diários de classe nos prazos estabelecidos, isto tudo independe de carga horária e regime de trabalho. (Coordenador do Curso de Administração com Ênfases em Gestão de Sistemas de Informação e Marketing)

Neste contexto, o coordenador do Curso de Administração com Ênfases em Administração Geral e Comércio Exterior aprofunda a análise ressaltando a necessidade de fazer o professor entender que é parte de uma equipe, e que esta somente é vencedora se todos os seus integrantes fizerem a sua parte para o alcance dos objetivos traçados pela Instituição.

Desta forma, enfatiza ainda que o professor também deve estar disponível para atendimento extraclasse aos discentes, participar das atividades interdisciplinares e dos projetos de extensão e pesquisa, sendo este último caso particularmente importante pela relevância imposta pelo Ministério da Educação e Cultura para o referido indicador.

[...] com relação a esta pergunta vou ao enco ntro do que já disse o professor Fernando sobre a carga horária, muito embora o MEC faça estas três classificações com relação ao regime de dedicação do professor, entendo que o professor comprometido independe do regime de trabalho deste na instituição, ele tem que jogar no time da instituição e em nenhuma hipótese jogar contra a instituição que lhe paga pelos serviços acadêmicos prestados. Então é fundamental a sua participação nas atividades interdisciplinares, nas reuniões de planejamento e, no caso dos professores que tiveram alguma deficiência detectada na avaliação discente do corpo docente, a participação nos cursos de capacitação oferecidos pela instituição, afinal estamos investindo no aperfeiçoamento dos serviços educacionais prestados. Destaque-se também a necessidade de cumprir os prazos estabelecidos no calendário acadêmico para realização das atividades planejadas e publicação dos resultados das avaliações realizadas, que hoje talvez seja a maior reclamação do corpo discente. Ressalte-se também a necessidade dos professores participarem de projetos de extensão e pesquisa, pois o Ministério da Educação e Cultura pontua os cursos de graduação também com base nas publicações realizadas pelo corpo docente em determinado período, logo o professor comprometido deve publicar em nome da instituição um número mínimo de artigos, sendo evidente que quanto mais, melhor. A participação nos conselhos de classe e nas atividades extraclasse inerentes ao Curso que envolve parcerias e projetos sociais desenvolvidos para as comunidades carentes, desenvolvidas quase sempre nos finais de semana. Observo também a necessidade do professor ter uma certa disponibilidade para atender os alunos da Faculdade fora do horário de aula, pois considero esta facilidade fundamental para a melhor formação dos egressos do curso. (Coordenador do Curso de Administração com Ênfases em Administração Geral e Comércio Exterior)

Segundo o coordenador do Curso de Administração com Ênfases em Gestão de Sistemas de Informação e Marketing, outro ponto de destaque é a importância do professor conhecer a missão, os objetivos e o perfil do egresso definido no projeto pedagógico, principalmente pelos impactos positivos que este conhecimento pode ter no desempenho docente em sala de aula.

É importante também que o professor conheça o perfil do egresso definido no projeto pedagógico, assim poderá melhor direcionar a disciplina para o alcance dos objetivos planejados para o Curso. Lembro que foram inúmeras as reuniões acadêmicas para discussão do projeto do Curso com vistas ao reconhecimento e também construção e implantação da reforma curricular, onde realmente procuramos desenvolver um perfil para o egresso de acordo com a realidade social, econômica e cultural da região de atuação da Faculdade. Assim os professores que forem sendo contratados por quaisquer que sejam as razões e que não participaram da elaboração do novo projeto do Curso, terão que conhecer a missão, objetivos e perfil do egresso, ou seja, terão que buscar saber exatamente o que a instituição espera deles em sala de aula com relação ao perfil do aluno que esperamos formar aqui. (Coordenador do Curso de Administração com Ênfases em Gestão de Sistemas de Informação e Marketing)

O coordenador do Curso de Administração com Ênfases em Administração Geral e Comércio Exterior destaca ainda que o novo currículo prioriza também desenvolver determinadas habilidades e competências nos egressos do curso e, por conseqüência, é vital para o sucesso do projeto pedagógico que o professor participe das reuniões pedagógicas que discutem e disseminam as informações para os docentes do curso. Destaca ainda que é fundamental criar nos professores um espírito de equipe, onde todos trabalham pró- ativamente para a consecução dos objetivos organizacionais.

[...] esta Instituição não funciona como um cabo de guerra, ou seja, o projeto pedagógico de um lado e os professores ministrando aulas para na direção oposta. Temos aqui um rumo e este se dá através do projeto pedagógico, então a missão do curso, as habilidades e as competências que desejamos desenvolver nos alunos devem ser conhecidas pelos professores. Logo, o comprometimento do professor passa num primeiro momento pelo conhecimento e cumprimento do projeto pedagógico do Curso. (Coordenador do Curso de Administração com Ênfases em Administração Geral e Comércio Exterior)

6.2 DEFINIÇÃO DOS INDICADORES ESSÊNCIAS PARA AVALIAÇÃO DO