• Nenhum resultado encontrado

Criação e dinamização de disciplinas para o trabalho colaborativo e disseminação

4. APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS

4.2. Ações implementadas no arranque do 1º ciclo de investigação-ação

4.2.3. Criação e dinamização de disciplinas para o trabalho colaborativo e disseminação

Tendo em vista a disseminação do uso do Moodle e o desenvolvimento de hábitos de trabalho colaborativo a investigadora criou algumas disciplinas de acesso restrito a professores:

• “Departamento de (…)” – a ser dinamizada pelos professores colaboradores PTE juntamente com os coordenadores dos vários departamentos disciplinares, podendo funcionar não só como um “dossier” de departamento – pelo repositório de documentos – mas também como suporte à comunicação (através da criação de fóruns) e partilha de recursos. Foram manualmente inscritos em cada disciplina os professores de cada departamento.

• “Centro Educativo de (…)”/“Jardim de Infância de (...)” – a ser dinamizada pelo coordenador de cada um dos centros educativos/jardins de infância do agrupamento, para o trabalho colaborativo entre professores desses estabelecimentos.

• “Sala de Professores” – a ser dinamizada maioritariamente pela direção da escola, funcionando como uma “placard virtual” de informações e avisos emitidos pela direção a todos os professores do agrupamento, manualmente inscritos na disciplina. Para facilitar a sua dinamização optou-se pelo formato social, à volta de um fórum, onde a cada mensagem enviada pelos membros da direção resultou o envio de e-mail aos subscritores. Nessa disciplina foram também disponibilizados pela investigadora inúmeros recursos que habitualmente se encontram em papel na sala de professores da escola sede, como o mapa de ocupação de salas, horários dos professores, bem como documentos orientadores do agrupamento. Tendo em vista a

abertura da participação dos restantes professores, foi criado um fórum denominado “Outros Assuntos”, onde todos os participantes poderiam “afixar” temas desejados.

Outras disciplinas já existentes, de apoio à utilização da plataforma Moodle, foram substancialmente renovadas na sua configuração e conteúdos.

• A disciplina “Equipa PTE” passou a ser dinamizada pela investigadora juntamente com a coordenadora PTE, na qual foram manualmente inscritos todos os professores colaboradores PTE, e cujas configurações não permitiam o acesso a outros utilizadores. Através da criação da atividade Fórum “Inscrições na Plataforma” solicitou aos professores colaboradores PTE que apoiassem o primeiro acesso de alunos e professores, explicando a lógica dos dados de acesso e mantendo atualizada uma listagem com os dados dos alunos inscritos. A subscrição a esse Fórum foi configurada como tendo carácter obrigatório, pelo que todos os colaboradores PTE receberam uma mensagem de email a cada novo tema ou resposta colocada no Fórum. Outros Fóruns foram criados com o mesmo modelo de obrigatoriedade de subscrição e consequente recepção de email: “Ferramentas Digitais” (para partilha de recursos e conhecimentos), “Administrar Disciplinas” (para questões relativas às suas disciplinas ou de outros colegas do seu departamento disciplinar) e “Notícias” (para questões de carácter mais geral e convocatórias de reuniões).

A disciplina foi organizada no formato Tópicos, onde, para além dos Fóruns, foram colocadas convocatórias e atas de reuniões. Uma hiperligação remetia os interessados em formação na plataforma Moodle à disciplina “Plataforma de e-leaning – Moodle”.

• A disciplina “Plataforma de e-learning – Moodle” já existia desde fevereiro de 2009, dinamizada pela coordenadora PTE, onde estavam disponíveis três apontadores para manuais/tutoriais sobre o uso do Moodle. Este espaço foi substancialmente renovado pela investigadora, que passou a dinamizá-lo, tendo inserido vários recursos com vídeos de ajuda (provenientes da Internet) para a administração de disciplinas no Moodle, e permitindo o acesso a todos os professores. Já em novembro a investigadora acrescentou mais dois tópicos a esta disciplina: “HotPotatoes” e “Quadros Interativos”, inserindo algumas hiperligações de interesse para o desenvolvimento de práticas com estes recursos.

Tal como referem Reis, Gomes e Reis (2008), após a configuração do Moodle com as

características da escola e para as suas necessidades reais, o passo seguinte é a comunicação e a sua promoção na comunidade. A investigadora, durante o 1.º ciclo de investigação, configurou a página de acesso à plataforma Moodle como página inicial do web browser de todos os computadores da escola.

4.2.4. 1ª Reunião da Equipa PTE

Na reunião foram transmitidas pela coordenadora PTE as várias funções dos professores colaboradores PTE por si definidas, registando-se, paralelamente e tal como já observado na reunião PTE do ano anterior, o fraco à vontade destes participantes com essas tarefas. A investigadora apresentou algumas estratégias para a dinamização da plataforma Moodle, mostrando-se disponível para apoiar os professores. Apresentam-se de seguida alguns excertos da ata dessa reunião, que teve lugar em setembro de 2010, presidida pela coordenadora PTE:

No que diz respeito ao colaboradores da Equipa PTE foram informados das suas funções, que tem como objetivo geral dinamizar o seu grupo disciplinar na área das Tecnologias de Informação e Comunicação, mais especificamente: Dinamizar a criação de um portefólio digital do grupo; Participar na elaboração da página Web do agrupamento; Articular com colegas de grupo a participação no jornal; Gerir as disciplinas do seu grupo de recrutamento existentes na plataforma Moodle; Dinamizar e coordenar o grupo no que diz respeito à utilização da plataforma Moodle, quadros interativos e outros recursos.(...) Mais uma vez comunicou a chave de inscrição da disciplina PTE que servirá como meio de comunicação entre os elementos da equipa . (…) A Coordenadora solicitou o envio de sugestões para a elaboração do PTE, sugestões estas que podem ser enviadas para a plataforma Moodle para a disciplina atrás referida. (…) Conforme acordado no ano letivo anterior, todos os meses realizar-se-ão sessões de formação para a Equipa PTE e colaboradores. (...) Para o mês de outubro a professora Luciana Brito propôs-se ministrar uma sessão sobre o HotPotatoes. Os restantes meses serão preenchidos à medida das necessidades e propostas dos docentes. (…) A professora Luciana Brito responsável por administrar, conjuntamente com a Coordenadora PTE, a plataforma Moodle, transmitiu aos colaboradores PTE as orientações relativas a esta plataforma. Semanalmente irá dar apoio a estes docentes, no sentido de os grupos disciplinares utilizarem o recurso de forma mais profícua.

Os professores colaboradores não apresentaram propostas para a dinamização de sessões de formação. Relativamente às formas de disseminar o uso do Moodle, a investigadora solicitou a palavra a fez uma breve apresentação da disciplina “Departamento de Matemática e Ciências Experimentais”. Explicou os seus objetivos e formas de dinamizá-la junto dos restantes

docentes do departamento. Relembrou da existência da disciplina “Plataforma de e-learning – Moodle” e apresentou a lógica dos dados de primeiro acesso à plataforma, informando que já se encontrava disponível na disciplina “Equipa PTE” um ficheiro com os dados de acesso de alguns alunos e solicitando aos colaboradores PTE que apoiassem alunos e professores nesse 1º acesso à plataforma. Os colaboradores PTE demonstraram alguma apreensão na dinamização das disciplinas dos seus departamentos. Não foi feita uma calendarização para outras reuniões da Equipa PTE.