• Nenhum resultado encontrado

Limitações do estudo e sugestões para futuras investigações

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

5.2 Limitações do estudo e sugestões para futuras investigações

Uma das limitações evidentes deste estudo foi o reduzido impacto que, no início do ano letivo, o questionário de motivações e interesses teve na constituição da equipa de colaboradores PTE. Parecendo tratar-se de uma condição importante para o sucesso da adoção e disseminação do Moodle, o atraso na obtenção de resultados daquele instrumento e as enraizadas condicionantes de distribuição de serviço pelos professores não permitiram que se formasse uma equipa onde se registasse um elevado entusiasmo, interesse e competências no desenvolvimento das atividades de colaboração PTE. Assim, e apesar de se ter verificado o acréscimo no uso do Moodle, a investigação poderia ter decorrido com outro ritmo se desde o seu arranque a formação da equipa de colaboradores PTE fosse influenciada por tais premissas. Numa sugestão para futuras investigações, sublinha-se pois, e no caso de escolas que não possuam tal equipa, a formação da mesma baseada no voluntariado e em características como entusiasmo pelas TIC e pelo Moodle em particular, bem como competências técnicas.

Um dos principais resultados desta investigação – o prestígio da liderança escolar e o seu papel de disseminador do uso do Moodle – resulta, curiosamente, numa das limitações deste estudo: a parca disponibilidade de tempo por parte da direção escolar foi, de alguma forma, uma condicionante do desenvolvimento desta investigação. Tivesse a direção escolar iniciado mais cedo – no arranque do ano letivo – o seu uso do Moodle, e tivesse conseguido mantê-lo frequente e sistemático, poderiam ter-se também adiantado os impactos do mesmo, pela validação da importância da ferramenta junto da população de professores, colaboradores PTE e outros. Se verificada uma elevada intensidade de uso e interesse, poder-se-iam ter desenvolvido mais cedo e em maior número as sessões de formação informal sobre ferramentas digitais, o que teria tido um impacto mais elevado nas disciplinas dinamizadas para os alunos. Importa no entanto relembrar que, de alguma forma, a própria liderança foi participante nesta investigação, ou seja, também ela foi sujeita às ações encetadas por esta investigação de sensibilização para a mudança e sofisticação tecnológica.

A maior limitação a este estudo foi a fraca qualidade do acesso à plataforma Moodle. A 144

lentidão e as frequentes ausências de acesso condicionaram o desenvolvimento dos trabalhos e a confiança na ferramenta, trazendo alguma instabilidade ao rumo da investigação e acabando por ditar a sua conclusão. Não houvessem as condicionantes impostas pelo prazo de redação desta dissertação, e com um alojamento da plataforma cuja qualidade inspirasse confiança, é possível imaginar que as práticas propostas nesta investigação conduzissem à evolução da adoção do uso do Moodle na população de professores, à adoção cada vez mais consistente pela liderança escolar e consequente dinamização mais estruturada de atividades e espaços de comunicação entre professores (por exemplo através de Fóruns, pela criação e manutenção de repositórios como sendo os “dossiers virtuais” e pela utilização da atividade “Questionário” como forma de recolha sistemática de dados). Uma primeira sugestão será, pois, levar a cabo uma investigação-ação nos mesmos moldes, durante, por exemplo, dois anos letivos, com as ferramentas tecnológicas (incluindo salas de computadores para alunos) totalmente disponíveis e funcionais. A sugestão dos dois anos letivos prende-se com as dinâmicas e fluxos de trabalho dos tempos específicos da realidade escolar, aproveitando que, no final do ano letivo, os professores tradicionalmente reúnem-se em momentos de reflexão e balanço de práticas, que se pretendem reajustadas e corretamente implementadas desde o início do ano letivo seguinte.

O papel da TJE nesta investigação resumiu-se a influenciar as ações postas em prática, bem como nortear a interpretação dos impactos das mesmas. Tendo-se optado por desenvolver uma investigação-ação, tratou-se pois de uma investigação naturalística, onde o investigador fez parte do contexto escolar e cujas diversas ações dirigidas aos diversos participantes ocorreram em momentos muitas vezes distintos e quase sempre informais. Apesar da TJE prever a ocorrência da estocasticidade nas suas experiências, não pareceu possível realizar experiências com o rigor científico nos moldes das habitualmente realizadas na TJE, sobretudo pela enorme exigência de trabalho que se verificou na implementação das ações e na recolha de dados qualitativos em diário de bordo. No entanto, e tendo em mente quer a importância da TJE para a compreensão de fenómenos populacionais, quer as comunidades educativas como fonte provavelmente inesgotável de questões evolutivas e comportamentais, a realização de estudos que intersetem a Educação e a TJE de forma profícua parece ser do interesse de ambas as áreas do conhecimento. Ao nível da comunicação no jogo, poderá ser interessante estabelecer uma relação como a estudada por Centola (2010), que relacione, por exemplo, a recepção de emails

de pares oriundos de Fóruns do Moodle com a cópia ou adoção de comportamentos semelhantes. Noutro registo, e ao nível da recompensa, será interessante estabelecer alguma associação entre os índices de atividade de uma disciplina dinamizada no Moodle e mais-valias ou regalias para o seu dinamizador (como sendo na avaliação de desempenho docente ou outras associadas ao desempenho de tarefas escolares), e verificar o impacto dessa associação na população de professores. Em todos os casos, os gráficos gerados pelos Relatórios e Estatísticas do Moodle constituem dados preciosos, que permitem registar com rigor não só a evolução dos acessos às disciplinas mas mais especificamente as hiperligações acedidas, os momentos exatos de acesso bem como o próprio IP do acesso.

A iniciativa de adoção das TIC em contexto escolar constitui um excelente laboratório no qual se podem realizar experiências, quer no âmbito da Educação, quer na TJE: na presente dissertação os dados qualitativos obtidos apontam precisamente nesse sentido. A possibilidade de conseguir obter resultados quantitativos neste tipo de experiência constitui um desafio futuro.