• Nenhum resultado encontrado

5.1 — Metáforas orientacionais – CRISE ECONÓMICA É QUEDA No cartoon abaixo, representa-se a figura de um homem de negócios que se

CRISE ECONÓMICA É QUEDA

Figura 5

Fonte: http://finance.zacks.com/hedge-against-falling-stock-prices-7530.html A presente metáfora visual, ilustrativa de CRISE ECONÓMICA É QUEDA, retrata um executivo em queda livre. Esta queda simboliza uma perda vertiginosa das ações da sua empresa na bolsa, desvalorizando abruptamente todo o seu património.

O gráfico em pano de fundo, que assinala uma tendência de queda dos proventos da empresa, é absolutamente coerente com a queda física do sujeito. Esta queda é irreversível, até pela força da gravidade, sendo que decorre de forma abrupta, conforme espelhado na expressão facial assustada do sujeito afetado, pondo em risco a sua integridade física. Assim sendo, o mapeamento

CRISE ECONÓMICA É QUEDA

Figura 6

Fonte: https://www.greenbiz.com/blog/2012/02/29/mind-gap-between-public- expectations-corporate-performance

Para representação da imagem metafórica CRISE ECONÓMICA É QUEDA, elege-se, em modo visual, a figura escolhida de um jovem atlético que tenta realizar uma proeza física, o que ilustra o risco que se corre no plano económico, nos dias de hoje conforme identificado pela legenda do próprio site.

Trata-se de uma simbolização relativa ao facto de que mesmo o mais forte e ágil, ou seja, no domínio económico, o investidor mais experimentado, quando se movimenta em ambientes de grande risco, pode, de um momento para o outro, despenhar-se no precipício.

Registe-se que metáfora conceptual, confinada ao modo visual, não precisa de palavras para ilustrar o risco iminente de queda, quase impossível de evitar.

CRISE ECONÓMICA É QUEDA

A metáfora conceptual CRISE ECONÓMICA É QUEDA é ilustrada pela queda iminente da figura do desenho animado, o Pernalonga, num precipício ela também simboliza neste site sobre economia. Dado que esta figura do desenho animado é muito conhecida, ela também simboliza que a crise económica pode afetar qualquer pessoa, e não apenas os empresários ou os investidores da bolsa. Na expressão facial da figura pode ler-se um certo desânimo, muito provavelmente decorrente da inevitabilidade da situação em que se encontra. Não há mesmo forma de escapar à queda, pois a lei da gravidade é implacável, assim como não há forma de escapar à crise.

CRISE ECONÓMICA É QUEDA

Figura 8

Fonte: http://omarmomani.blogspot.pt/search/label/Van%20Gaal?updated- max=2015-12-24T07:55:00-08:00&max-results=20&start=20&by-date=false

A metáfora visual CRISE ECONÓMICA É QUEDA é representada neste exemplo retirado da blogosfera por um indivíduo de fato e gravata, suspenso no precipício com as calças a caírem, aparentemente puxadas por alguns pássaros. No topo

económica sob a égide de uma metáfora ontológica, que não vai permitir que o indivíduo em questão se consiga salvar.

Desta forma, é representada a irreversibilidade do processo que põe em risco económico tudo o que o sujeito conquistou, tomando como mapeamento do domínio-fonte o risco de vida que o sujeito está a correr neste momento.

CRISE ECONÓMICA É QUEDA

Figura 9

Este cartoon em modo visual, retirado de um site de economia é elucidativo da metáfora CRISE ECONÓMICA É QUEDA, ou seja, um movimento cinético descendente, sem hipótese de se tornar reversível. Na realidade, foi o que se passou em Portugal e noutros países, em que os pequenos investidores, representados na imagem por um magote de pessoas, se encontram em derrocada financeira, ilustrada na imagem pela queda no precipício. Na expressão facial dos mesmos está espelhada tristeza, nas expressões de olhos baixos, ou surpresa, nas bocas abertas e olhos esbugalhados.

Assim é possível plasmar através da imagem metafórica o facto de a crise económica ter abrangido muita gente que perdeu as suas poupanças investidas em papel comercial, devido à falência de Bancos e Instituições Financeiras, tal como aconteceu no caso do BES.

CRISE ECONÓMICA É QUEDA

Figura 10

Fonte: http://www.freeoboi.ru/eng/wallpaper/9675.html

Voltamos à representação em modo visual da queda no precipício, desta vez iminente, para representar CRISE ECONÓMICA É QUEDA conforme ilustração usada num site de economia. Registe-se que a figura humana se encontra a atravessar uma ponte extremamente frágil, o que indicia uma queda bastante provável. O cenário envolvente da figura humana é bastante escuro, o que, no plano semiótico, se reporta a uma situação negra, encontrando-se o precipício iluminado, o que representa muito provavelmente a única via possível para uma situação já de si de risco.

CRISE ECONÓMICA É QUEDA

Figura 11

Fonte: http://desmotivaciones.es/carteles/geronimo

Analise-se ainda a metáfora visual CRISE ECONÓMICA É QUEDA, num site espanhol de economia acima referenciado, que é sustentada pelo esquema imagético movimento de cima para baixo. Este esquema imagético é associado à ideia de que os movimentos abruptos de cima para baixo são prejudiciais. De facto, a figura ilustra um rapaz numa queda aparatosa, com uma expressão facial

CRISE ECONÓMICA É QUEDA

Figura 12

Fonte: http://ukpropertybubble.blogspot.pt/

A metáfora CRISE ECONÓMICA É QUEDA encontra-se ilustrada no site, sobre a bolha imobiliária acima identificado, em formato multimodal no modo visual, em que se representa um declive que corporiza as hipotecas do subprime, identificadas em modo linguístico como tal. No topo deste declive, encontra-se uma pilha de casas em equilíbrio muito instável, ou seja, em risco de queda iminente pela força da gravidade. Dado que a queda é inevitável, tal representa uma perda iminente das casas pelos seus proprietários conforme consta do modo verbal subprime mortgages.

5.2. Passemos agora a outra imagem metafórica CRISE ECONÓMICA É FARDO (SOBRE OS CONTRIBUINTES), conforme ilustrado em regime multimodal, no cartoon abaixo, retirado de um site espanhol de economia.