• Nenhum resultado encontrado

Critérios para análise dos instrumentos de pesquisa de clima organizacional

3 MÉTODO

3.2 Critérios para análise dos instrumentos de pesquisa de clima organizacional

Puente-Palacios e Martins (2013) ao discorrerem sobre o meio de acesso indireto pelo qual o clima organizacional é identificado (através das percepções dos trabalhadores), conclui que os membros das organizações precisam ser solicitados a descreverem (não avaliar) as práticas da organização a que pertencem. Ao adotar tal entendimento, o pesquisador deve se mostrar atento ao tipo de informações que os itens dos instrumentos de pesquisa estão obtendo, se são avaliativos ou descritivos. Assim, conforme a natureza do construto clima organizacional, definida e delimitada neste trabalho, no capítulo da revisão de literatura, essa característica dos itens será critério para escolha do instrumento a ser proposto no produto técnico (Produto II) fruto desse estudo.

Os itens também serão analisados quanto a sua abrangência, pois devem se restringir aos aspectos da organização, visto que, o clima organizacional, como foi visto, também, na referida revisão de literatura desse trabalho, é o conjunto de características

47

que descrevem uma organização. Logo, serão observados na análise dos instrumentos

se as dimensões e os itens destes estão restritos ao âmbito da organização. Vale salientar que, se tratando somente de aspectos da organização, conforme entendimento presente na literatura, a gestão do clima organizacional se torna mais viável, pois reduz a dependência de variáveis externas.

A base teórica, mais precisamente a delimitação do construto, utilizada para fundamentar a escala de clima organizacional, também será foco de análise para critério da escolha do instrumento de pesquisa a ser utilizado no “Produto II” fruto deste trabalho. Esse critério se faz necessário devido à grande quantidade de estudos que conceituam clima organizacional como medida, ou de natureza similar ao do construto satisfação no trabalho ou como sinônimo de cultura organizacional, de modo que os instrumentos baseados nessas “confusões conceituais” tendem a refletir essas imprecisões na estruturação dos seus itens.

A qualidade dos instrumentos também é um dos critérios de análise e será feita através das suas características psicométricas, que aferem validade e fidedignidade aos instrumentos de medidas psicológicas. Tal critério é de grande relevância, quando se pretende diagnosticar clima organizacional, bem como executar práticas de gestão desse fenômeno, na medida em que traz maior credibilidade aos resultados advindos da pesquisa. Puente-Palacios e Martins (2013, p.273) dão suporte a esse entendimento, ao afirmarem que:

Para avaliar um fenômeno, é necessário atentar para a qualidade do instrumento de medida utilizado. Isso pode determinar o sucesso ou o fracasso do diagnóstico e das ações dele decorrentes [...] Medidas confiáveis e válidas de clima organizacional são bases fundamentais para um diagnóstico que se poderia chamar fidedigno. Se o instrumento não foi aferido, não se pode afirmar o que exatamente ele avalia.

Outro importante ponto a ser observado em relação ao instrumento de diagnóstico de clima organizacional é quanto às características da população e o contexto ao qual o instrumento foi validado. Considerando as especificidades da esfera pública, contexto em que a UFRN se insere, é preferível que, no seu processo de validação, o instrumento tenha contemplado este âmbito, visto que, algumas características psicométricas dos instrumentos de pesquisa podem mudar conforme alterações do perfil da população-alvo do estudo e do seu contexto, por exemplo.

Cumpre informar, como forma de fundamentação para o ponto de observação supramencionado, que:

48 A confiabilidade não é uma propriedade fixa de um questionário. Pelo contrário, a confiabilidade depende da função do instrumento, da população em que é administrado, das circunstâncias, do contexto; ou seja, o mesmo instrumento pode não ser considerado confiável segundo diferentes condições (KESZEI, NOVAK, STREINER apud SOUZA, ALEXANDRE E GUIRARDELLO 2017, p. 650).

Por fim, a exposição de método de análise e interpretação dos dados pelo autor do instrumento será tida, também, como critério de preferência na escolha do instrumento de pesquisa de clima organizacional. À luz do entendimento de Barth-Teixeira (2003) a análise evidenciará as relações existentes entre os dados obtidos e os fenômenos estudados, que no presente trabalho trata-se de clima organizacional, enquanto a interpretação é uma atividade que leva o pesquisador a dar um significado mais amplo às respostas.

Diante das experiências advindas da prática profissional do autor dessa produção acadêmica de mestrado, quanto a utilização e estudo de algumas ferramentas de pesquisa de clima organizacional, a ausência da orientação teórica de interpretação desses métodos para a utilização do instrumento acarreta, por vezes, dificuldades em categorizar resultados percentuais decorrentes das respostas dos participantes. Logo, a exposição de parâmetros facilita e auxilia a compreensão do fenômeno diagnosticado, sendo assim, critério de preferência adotado neste trabalho.

Quadro 1 - Critério para escolha do instrumento

ÂMBITO DE ANÁLISE

CRITÉRIOS PARA ESCOLHA DO INSTRUMENTOS DE PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

Itens do instrumento

Os itens do instrumento descrevem aspectos internos da organização.

Os itens do instrumento não devem induzir avaliação, apenas descrições.

Construto O construto satisfação no trabalho não deve estar sobreposto na fundamentação teórica a qual o instrumento se baseia.

Processo de validação

O instrumento precisa ter passado por processo de validação metodológica.

49 Preferencialmente, o instrumento deverá ter tido o seu processo de

busca de evidência de validade contemplando instituições públicas.

Método de análise de dados

Preferencialmente, o autor da escala de clima organizacional deverá apresentar método de análise dos dados. Fonte: Elaborado pelo autor (2020).

O quadro 1, logo acima, resume os critérios para escolha do instrumento de pesquisa de clima organizacional proposto na produção do “Produto II”, objetivo principal desse trabalho acadêmico, apresentando os seus âmbitos de análise, bem como breves descrições dos critérios.

50