• Nenhum resultado encontrado

Parte II Temas dos projetos realizados no âmbito do estágio

3. TEMA III Acne: etiologia e tratamento

3.1.4. Cuidados com a pele acneica

Os produtos de dermofarmácia e cosmética e os cuidados com a pele acneica devem ser considerados agentes adjuvantes no tratamento da acne, nomeadamente a nível do controlo de efeitos secundários da terapia farmacológica e na regulação do equilíbrio hidrolipídico da pele, sendo nesta área que se destaca o aconselhamento farmacêutico [99].

Os utentes devem ser informados da necessidade do uso de produtos não comedogénicos na rotina dos cuidados cutâneos: usar um creme apropriado duas vezes por dia, realizar proteção solar diariamente de manhã e lavagem facial duas vezes por dia [99]. O creme é fundamental para a conservação do bom estado da pele, principalmente ao nível da manutenção do filme hidrolipídico. A hidratação com um produto adequado é essencial para obter uma pele sem brilho e com a tez uniforme [107]. A lavagem permite reduzir a quantidade de sebo produzida e eliminar impurezas como AG livres, conferindo conforto [107,108]. A higiene deve ser realizada com um gel de limpeza adequado: o rosto deve ser humedecido em primeiro lugar, massajado ligeiramente com um gel apropriado em movimentos circulares e lavado abundantemente com água de seguida [107,108]. A lavagem da pele também se pode realizar sem enxaguamento com uma água micelar [109,110]. No caso de elevada exposição solar, a proteção solar deve ser renovada a cada duas horas, de modo a prevenir o agravamento das lesões e o aparecimento de manchas ou cicatrizes [107]. De modo a uniformizar a pele e promover a sua renovação, a esfoliação da pele deve ser feita duas vezes por semana com um produto adequado, tendo o cuidado de humedecer primeiro a face e no final lavar abundantemente com água [107]. Por fim, deve ser realizada uma vez por semana uma máscara que tem como objetivo uma ação mais profunda na manutenção do filme hidrolipídico da pele, a eliminação de impurezas e remoção do excesso de sebo [107,109].

De modo a cumprir estes cuidados, determinadas marcas destacam-se com gamas específicas para pele oleosa, com imperfeições, acneica ou com tendência acneica, com uma elevada variedade de produtos. A URIAGE® Eau Thermal apresenta a gama Hyséac destinada a pele mista e oleosa,

tendo como objetivo obter uma pele limpa, sem imperfeições e sem brilho [107]. A marca Eau Thermale AVÉNE® tem a gama Cleanance para pele oleosa e com tendência acneica [109]. A gama

Sébium da BIODERMA® foca-se nas imperfeições da pele oleosa e acneica [110]. A LA ROCHE-

POSAY® tem a gama Effaclar para pele oleosa e acneica [111]. Por fim, a marca VICHY® apresenta

a gama Normaderm destinada a peles com imperfeições [108].

3.2. Objetivos e métodos

Os objetivos dentro desta temática consistiram em promover a educação para a saúde, fornecendo conselhos e esclarecimentos aos doentes que sofram de acne. Isto através da elaboração de um panfleto informativo sobre a acne e os cuidados a ter com a pele (Anexo 19) e da realização de uma formação interna para a equipa da Farmácia Lusa sobre a etiologia e tratamento da acne, abordando os produtos disponíveis. A formação interna na Farmácia Lusa sobre a etiologia e tratamento da acne foi efetuada recorrendo a uma apresentação em PowerPoint e focada nos MNSRM e produtos de dermofarmácia e cosmética de várias gamas disponíveis na farmácia (Anexo 20).

3.3. Resultados

Os utentes com pele acneica a quem entreguei os panfletos reagiram muito bem e agradeceram a atenção. A maior parte não conhecia todos os cuidados a ter com a sua pele.

A equipa da Farmácia Lusa considerou a a formação importante, de modo a relembrar os conceitos que estão envolvidos na etiologia da acne e no seu tratamento. Julgaram particularmente relevante a passagem de informação sobre os produtos de dermofarmácia e cosmética, desta vez não realizada por um delegado de informação médica.

3.4. Discussão e conclusão

No início do tratamento da acne com peróxido de benzoílo, os utentes devem de ser devidamente instruídos quanto ao seu modo de utilização para não se manifestarem os efeitos adversos [99]. Quanto à terapia com retinoides, os doentes devem ser informados acerca da eventual irritação e até mesmo da possibilidade de um agravamento transitório dos sintomas nas duas semanas iniciais [99]. Por isso mesmo, o tratamento deve ser iniciado com doses baixas [99]. De realçar que se ocorrer eritema, descamação ou ardor de um modo muito intenso, o tratamento deve ser interrompido e só reiniciado após melhoria [99]. O benefício da terapêutica combinada entre vários fármacos leva à complementaridade de mecanismos de ação, redução do risco de resistência aos AB e melhoria nos resultados do tratamento da acne devido à oportunidade de personalização da terapêutica [101].

Apesar da controvérsia sobre os efeitos da dieta nas crises de acne, estudos recentes sugerem que a acne poderá estar associada a dietas com elevada quantidade de laticínios (nomeadamente leite e gelados) e alimentos com alto valor glicémico [101,112]. Poderá ser necessário efetuar alguma restrição na ingestão desses alimentos de modo a evitar crises de acne, mas ainda são necessários mais estudos que comprovem esta ligação.

Uma pessoa com pele oleosa e tendência acneica deve ter certos cuidados acrescidos com a sua pele, nomeadamente não lavar a cara demasiadas vezes ao longo do dia, apesar do prurido causado pelos AG [96]. Não há associação descrita entre uma má higiene e o aparecimento da acne, mas uma limpeza excessiva pode levar a irritação e consequentemente a um agravamento das lesões [96]. A pessoa deve ser educada a criar uma rotina de lavagem e hidratação da pele com os produtos adequados duas vezes ao dia, realizando uma máscara e uma esfoliação adequada uma e duas vezes por semana, respetivamente. Os produtos cosméticos e de maquilhagem utilizados por pessoas com pele acneica ou com tendência para a acne devem ser não comedogénicos [94]. Os cuidados descritos a ter com uma pele acneica são essenciais para promover o conforto e bem-estar da pessoa com a sua pele. De entre todas as escolhas que o mercado oferece, é possível selecionar os produtos que mais se adaptem a cada caso.

39 Ana Catarina de Almeida Ferreira

4. TEMA IV – Estudo de caso

Documentos relacionados