• Nenhum resultado encontrado

O CULTIVO SIMULTÂNEO DE ZHEN-SHAN-REN

No documento (Versão em Português) LI HONGZHI (páginas 72-74)

Nosso caminho de cultivo cultiva simultaneamente Zhen-Shan-Ren. Zhen implica em dizer a verdade, fazer coisas verdadeiras, retornar ao ser original e verdadeiro, e ao final, se tornar alguém verdadeiro. Shan implica em desenvolver um coração de grande bondade e compaixão, em agir com benevolência e salvar os outros. Nós, particularmente, enfatizamos Ren. Somente com Ren é possível cultivar para se tornar um ser de grande virtude. Ren é algo muito poderoso, que excede Zhen e Shan. Durante todo o processo de cultivo, você terá que cultivar Ren, conduzir bem o xinxing e exercitar o autodomínio.

Quinto Capítulo

Perguntas e Respostas

I. Falun (Roda da Lei) e Falun Gong

P: Qual é a essência do Falun? E de quê é constituído?

R: Falun é um ser inteligente composto de matérias de alta

energia. Ele pode transformar automaticamente energia em gong, mas ele não existe na mesma dimensão que a nossa.

P: Qual é a representação do Falun?

R: Comparamos a cor do Falun aproximadamente ao dourado,

porque não há equivalente em nossa dimensão. A cor de fundo do círculo interno é um vermelho muito vivo; a cor de fundo do círculo externo é laranja. Os dois símbolos taiji [yin-yang] que são vermelho e preto, pertencem à Escola Tao e os outros dois símbolos taiji vermelho e azul, pertencem à Escola do Grande Tao Primordial. Esses dois símbolos são de escolas diferentes. O [wan] é dourado. O praticante que tem o olho-celestial aberto em um nível baixo pode ver o Falun girando como um ventilador. Alguém que pode vê-lo claramente verá que ele é maravilhosamente bonito, levando o praticante a ser mais diligente no seu cultivo.

P: Onde inicialmente se localiza o Falun? E onde se localiza

13. Ao fazer o exercício, tranquilo, se você vir algumas imagens ou cenas, não dê atenção a isso e continue a praticar. Se você sofrer interferência de cenas assustadoras ou ameaçadoras, lembre-se imediatamente: “Tenho a proteção do Mestre de Falun Gong. Não temo nada” ou ainda chame o nome do Mestre Li, e continue a sua prática.

Não é fácil cultivar Ren quando você está em meio a um problema. Alguns dizem: “Se você não revida quando é golpeado, não devolve uma ofensa quando é ofendido, e se contém, até mesmo quando é ridicularizado perante sua família, parentes e amigos, então você não está sendo um Ah Q57?!” Eu digo que se você age normalmente em todos os aspectos, e se sua inteligência não é menor do que a dos outros, então ninguém dirá que você é um bobo só porque não dá tanto valor a questões pessoais. Ser capaz de sustentar Ren não é ser covarde nem é ser um Ah Q. É uma demonstração de uma firme vontade, de autodomínio e educação. Existiu uma pessoa chamada Han Xin 58 na história da China; ele sofreu a humilhação de ter que engatinhar por entre as pernas de um valentão. Isto foi uma demonstração de grande Ren. Existe um antigo ditado: “Quando uma pessoa comum é humilhada, ela puxa a espada para lutar”. Isso significa que uma pessoa comum, quando humilhada, puxa a espada para lutar, abre a boca para xingar ou levanta os punhos para bater no outro. Não é fácil para uma pessoa vir a este mundo passar sua vida. Mesmo assim, alguns vivem somente para o ego – não vale a pena e é também extremamente cansativo. Existe um ditado na China: “Se diante de um conflito, uma pessoa der um passo para trás, ela se achará diante da imensidão do mar e do infinito céu”. Ao encontrar uma dificuldade, dê um passo para trás, e você verá a situação de outra perspectiva.

Sendo um praticante você deve não somente agir com Ren como também ter uma atitude nobre para com as pessoas com as quais tem conflitos ou que lhe humilham frontalmente, inclusive ter gratidão para com elas. Como você conseguiria elevar o seu xinxing se elas não tivessem agido assim com

57

N.T.: Ah Q – Um ‘bobo’. Personagem de novela chinesa que se caracteriza por estar sempre contente, especialmente quando tiram vantagem dele.

58

N.T.: Han Xin – um comandante geral de Liu Bang, o primeiro imperador da Dinastia Han (206 A.C - 23 D.C).

você? Sem sofrimento, como sua matéria preta poderia ser transformada em matéria branca? Como você conseguiria aumentar seu gong? É um momento de sofrimento quando você está passando por tribulações, ainda assim, você deve exercitar o autodomínio, pois as tribulações se tornam cada vez mais fortes à medida que sua potência de gong aumenta. Isto é justamente para ver se você é capaz de aprimorar seu xinxing. No começo, provavelmente as tribulações o aborrecem ou enfurecem – você fica tão furioso que chega a doer o fígado ou estômago. Se, ainda assim, você não explode e é capaz de conter a raiva, isso é bom, pois você já começou a exercer o autodomínio, a exercitar Ren de forma intencional. Desta forma, aos poucos, você vai elevando continuamente o seu xinxing, vai verdadeiramente dando cada vez menos importância a tais questões; e isto leva a um aprimoramento ainda maior. Pessoas comuns dão muita importância aos insignificantes conflitos e problemas; elas vivem para o ego, elas não toleram nada, elas se atrevem a fazer qualquer coisa quando enfurecidas. Porém, como praticante de gong, você deve considerar aquilo que as pessoas comuns dão muita importância como coisas muito insignificantes, realmente insignificantes, pois seu objetivo é de longa duração, longo alcance e grandioso. Você viverá tanto quanto o universo. Então, pense de novo sobre essas coisas: não importa se você as tem ou não. Você poderá superar tudo isso se você pensar de forma ampla e grandiosa.

No documento (Versão em Português) LI HONGZHI (páginas 72-74)