• Nenhum resultado encontrado

Fozhan Qianshou Fa (Buda Mostrando as Mil Mãos)

No documento (Versão em Português) LI HONGZHI (páginas 97-100)

II. Falun Zhuangfa (Postura Parada Falun)

III. Guantong Liangji Fa (Penetrando os Dois Extremos Cósmicos)

IV. Falun Zhoutian Fa (Circulação Celestial Falun) V. Shen tong jia chi Fa (Fortalecendo Poderes Divinos) VI. Alguns requisitos básicos e pontos a serem observados

na prática de Falun Gong

I. Fozhan Qianshou Fa (Buda Mostrando as Mil Mãos) Princípio: ‘Buda Mostrando as Mil Mãos’ tem por objetivo

alongar e abrir todos os canais de energia do corpo. Após os exercícios, os iniciantes podem adquirir energia em curto espaço de tempo; permite que os praticantes diligentes elevem rapidamente seus níveis. Como este exercício requer que todos os canais de energia se abram desde o início, o praticante começa a praticar de um nível bastante elevado. Os movimentos deste exercício são bastante simples; um grande caminho geralmente é bem simples e fácil de aprender. Apesar de os movimentos serem simples, todas as coisas desenvolvidas pela prática são controladas no microcosmo Ao fazer o exercício, o praticante sente seu corpo quente e nota a presença de um forte campo de energia. Isso resulta do alongamento e abertura de todos os canais de energia do corpo. O objetivo é abrir todas as regiões onde a energia está bloqueada, permitir que a energia circule livre e facilmente, mobilizar a energia dentro do corpo e debaixo da pele para que circule vigorosamente, absorvendo assim uma grande quantidade de energia do universo. Ao mesmo tempo, ele capacita o praticante a entrar rapidamente no estado ‘campo de energia qigong’. Este exercício é praticado como um exercício básico do Falun Gong e é geralmente praticado primeiro. Ele é um dos métodos para fortalecer o cultivo.

Tou Qian Bao Lun (Segurando a roda em frente à cabeça):

Comece de jieyin (figura 2-1). Lentamente, partindo do baixo ventre, erga as mãos ao mesmo tempo em que vai separando as mãos. Quando as mãos alcançarem a altura da cabeça (figura 2- 2), as palmas devem estar voltadas para o rosto, na altura das sobrancelhas. As pontas dos dedos de uma mão apontam para as pontas dos dedos da outra mão, a uma distância de cerca de quinze centímetros. Os braços tomam a forma de uma roda, e o corpo inteiro deve estar relaxado.

Fu Qian Bao Lun (Segurando a roda em frente ao abdômen):

Sem desfazer a postura dos braços em forma de roda, mova as mãos lentamente para baixo até a região do baixo ventre (figura 2-3). Mantenha uma distância de cerca de dez centímetros entre as mãos e o baixo ventre. Mantenha ambos os cotovelos à frente, permitindo um espaço entre as axilas; palmas das mãos voltadas para cima. Os dedos de uma mão apontam para as pontas dos dedos da outra mão, a uma distância de dez centímetros. Os braços tomam a forma de uma roda.

Tou Ding Bao Lun (Segurando a roda acima da cabeça):

Partindo da postura anterior (figura 2-3), mantendo o formato de roda, erga as mãos lentamente. Sustente a roda acima da cabeça, com os dedos de uma mão voltados para os da outra mão a uma distância de vinte a trinta centímetros; palmas das mãos voltadas para baixo. Os braços mantêm a forma de uma roda (figura 2-4). Os ombros, os braços, os cotovelos e os punhos devem estar relaxados.

Liang Ce Bao Lun (Segurando a roda nos dois lados da

fortalecer poderes divinos. Os movimentos parecem simples, porém, por meio da prática desta série de exercícios, muitas coisas são cultivadas; abrange muitas coisas. Durante a prática desta série de exercícios, todos os movimentos devem parecer naturais, é preciso fazer a prática consciente que é você mesmo que está praticando. Não oscile; é normal pequenas oscilações do corpo. A prática desta série de exercícios se faz do mesmo modo que as outras séries de exercícios de Falun Gong. O término desta série de exercícios não significa o fim da prática, já que o Falun nunca pára de girar. A duração de cada postura pode variar de pessoa para pessoa; quanto mais tempo durar, maior e melhor é o efeito.

Kou Jue (Verso recitado uma vez antes do exercício): Sheng Hui Zeng Li69, Rong Xin Qing Ti70

(xangrruei dzanglí, rônxin tingtí)

Si Miao Si Wu71, Fa Lun Chu Qi72

(súmiau súvú fáalun tútchí)

Preparação: Relaxe o corpo inteiro, mas não muito solto. Mantenha os pés separados na mesma largura que a dos ombros, fique de pé naturalmente, dobre ligeiramente as pernas; mantenha joelhos e quadris relaxados, traga o queixo um pouco para dentro, encoste a ponta da língua levemente no céu da boca, deixe uma pequena abertura entre os dentes, feche lábios e olhos suavemente, mantenha uma expressão serena no rosto. Junte as mãos – jieyin (figura 2-1).

69

N.T.: Eleva a sabedoria e reforça poderes.

70

N.T.: Harmoniza o coração e torna leve o corpo.

71

N.T.: Como em um estado maravilhoso e iluminado.

72

N.T.: O Falun começa a subir.

Kou Jue (Verso recitado uma vez antes do exercício63):

Shen Shen He Yi64, Dong Jing Sui Ji65 (xânxân râí dondjing sueidjí)

Ding Tian Du Zun66, Qian Shou Fo Li67 (dingtien dudzun tchienchau fuolí)

Preparação: Relaxe o corpo inteiro, mas não muito solto.

Mantenha os pés separados na mesma largura que a dos ombros, fique de pé naturalmente. Dobre ligeiramente as pernas; mantenha joelhos e quadris relaxados. Traga o queixo um pouco para dentro. Encoste a ponta da língua levemente no céu da boca. Deixe uma pequena abertura entre os dentes. Feche lábios e olhos suavemente. Mantenha uma expressão serena no rosto. Durante a prática você terá a sensação de ser grande e alto.

Liang Shou Jieyin (Junte as mãos):

Posicione ambas as mãos com as palmas viradas para cima. As pontas dos polegares se tocam levemente; os quatro dedos de uma mão, unidos, se sobrepõem aos da outra mão. Os homens colocam a mão esquerda sobre a direita; as mulheres a mão direita sobre a esquerda. As mãos na região do baixo ventre, juntas, tomam uma forma ovalada (figura 1-1). Leve os

63

N.T.: Kou Jue - Cada exercício tem seu próprio verso específico que é recitado em voz alta ou simplesmente escutado na música destinada aos exercícios. A pronúncia em chinês dos versos, e os vídeos dos movimentos, podem ser obtidos gratuitamente na Internet: www.falundafa.org.br

64

N.T.: Unir corpo e mente.

65

N.T.: Mover-se calmamente seguindo os mecanismos de energia.

66

N.T.: Tão elevado como o céu e incomparavelmente nobre.

67

cotovelos ligeiramente a frente, de forma que os braços não toquem o corpo na lateral do corpo ou região das axilas.

Mile Shen Yao (Maitreya alongando as costas):

Partindo de jieyin (postura de mãos juntas, figura 1-1), erga progressivamente as mãos mantendo jieyin, ao mesmo tempo em que vai esticando progressivamente as pernas. Quando as mãos começam a passar pela frente do rosto, comece a separar de jieyin e virar progressivamente as palmas das mãos para cima, ao mesmo tempo que continua erguendo as mãos. Quando as mãos chegam acima do topo da cabeça, as palmas viram-se pouco a pouco para cima. Quando as mãos chegam ao topo da cabeça, as palmas estão voltadas para cima, os dedos de uma mão voltados para os da outra mão a uma distância de vinte a vinte e cinco centímetros entre mãos (figura 1-2). Alongue o corpo todo – a cabeça esticada para cima, os dois pés pressionando o chão para baixo, e ambas as palmas da mão empurrando vigorosamente em direção ao Céu - de forma a alongar todo o corpo de dois a três segundos. Em seguida, relaxe o corpo inteiro de uma só vez; relaxe joelhos e quadris.



No documento (Versão em Português) LI HONGZHI (páginas 97-100)