• Nenhum resultado encontrado

CURSO DE HISTÓRIA, ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS E OS

3 CONHECENDO OS DADOS DA ANÁLISE

3.1 CURSO DE HISTÓRIA, ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS E OS

PROFESSORANDOS

Ao longo dos cinco anos referentes ao recorte da análise, podemos constatar uma diminuição progressiva do número de matrículas dos estudantes no Curso de História. De um total de trezentos e cinquenta e nove matrículas contabilizadas no ano de 2005, ano inicial da análise, passamos para um total de duzentas e vinte sete matrículas realizadas no ano de 2010, ano final de nossa análise, o que representa uma diminuição de cento e trinta e duas matrículas, ou 36,8% a menos no total de matrículas de alunos, em um período de cinco anos.

Em relação às matrículas contabilizadas nas disciplinas de Estágio Supervisionado, ao longo do mesmo período, observamos uma variação entre os anos em análise. O ano de 2007 apresenta o maior número de matrículas realizadas nas disciplinas de Estágio Supervisionado (oitenta e quatro em um universo de trezentos e dezesseis estudantes matriculados no Curso de História), totalizando 26,6% dos alunos.

O ano de 2005, que apresenta um número total de matrículas de estudantes maior do que os demais anos, contabilizou um número reduzido de matrículas em disciplinas de estágio, para um total de trezentos e cinquenta e nove alunos matriculados, apenas 10,9% realizaram disciplinas de Estágio Supervisionado no mesmo período, ou seja, trinta e nove estudantes.

O ano de 2005 apresenta números absolutos em matrículas nas disciplinas de Estágio Supervisionado superiores apenas aos anos de 2009 e 2010, no qual foram realizadas vinte e seis e trinta e cinco matrículas, respectivamente. Contudo, em números relativos, podemos observar que o ano de 2005 está abaixo do ano de 2010, que apresenta um total de duzentos e vinte e sete alunos matriculados no curso e trinta e cinco nas disciplinas de Estágio Supervisionado, o que representa 15,9% do total de estudantes matriculados em estágios.

Fonte: Autoria própria

O número total de turmas de Estágio Supervisionado abertas no período foi de trinta e nove, e em todas coletamos dados para nossas análises. O ano de 2007 contabilizou o maior número de turmas nesse tipo de disciplina, com onze turmas, ou 28,2% do total das turmas do período. Os anos de 2009 e 2010 contabilizaram o menor número de turmas de Estágio Supervisionado oferecidas, quatro por ano, ou seja, 10,5% do total de turmas oferecidas no período da análise.

O ano de 2007 foi o que teve maior número de turmas e matrículas em Estágio Supervisionado no período da análise. No entanto, constatamos que no ano de 2006 temos uma média maior de alunos por turma, (10,1%) em relação ao ano de 2007 (9,2%), que apresenta tanto em número de turmas como em número de matrículas, índices maiores que os demais anos da análise.

Do total das trinta e nove turmas de Estágio Supervisionado analisadas, temos vinte e uma turmas oferecidas para o estágio no Ensino Fundamental e dezoito turmas oferecidas para estágio no Ensino Médio. O ano de 2007 apresenta o maior número de turmas oferecidas no Ensino Médio, equiparando-se ao ano de 2006 no que se refere à oferta de turmas de estágio para o Ensino Fundamental. Os anos de 2005, 2006, 2009 e 2010 apresentam as menores ofertas para o Ensino Médio, duas turmas por ano, e os anos de 2009 e 2010 as menores ofertas no Ensino Fundamental, contabilizando também um total de duas turmas por ano.

Os anos de 2008, 2009 e 2010 apresentam uma maior proporcionalidade em relação ao número total de turmas oferecidas e a variação por nível de ensino, contabilizando um total de oito turmas e quatro estágios por nível de ensino no ano de 2008 e quatro turmas e dois estágios por nível de ensino nos anos de 2009 e 2010. A maior defasagem foi verificada no ano de 2006, quando foram oferecidas sete turmas de Estágio Supervisionado, cinco delas no Ensino Fundamental e apenas duas no Ensino Médio.

Fonte: Autoria própria

Ao longo do período desses cinco anos, referentes ao recorte cronológico da pesquisa, foram produzidos trezentos e nove relatórios relativos aos Estágios Supervisionados, sendo cento e noventa deles do Ensino Fundamental e cento e dezenove deles do Ensino Médio.

Isto equivale dizer que tivemos uma média de nove relatórios de Ensino Fundamental por turma oferecida e, praticamente, sete relatórios de Ensino Médio também por turma oferecida ao longo desses cinco anos. Ou ainda que, em um total de trezentos e nove relatórios apresentados em disciplinas de Estágio Supervisionado, 61,5% são referentes ao Ensino Fundamental, e 38,6% são referentes ao Ensino Médio. Observa-se, ainda, que 94% dos estudantes matriculados em disciplinas de Estágio Supervisionado concluíram a disciplina e apresentaram o relatório final.

Dos trezentos e nove relatórios analisados, cento e sessenta e cinco foram efetivamente utilizados como referência na pesquisa, ou seja, 53,4% do total. O ano de 2007 contempla o maior número de relatórios apresentados nas disciplinas de Estágio Supervisionado, contabilizando um total de oitenta e dois relatórios, ao passo que, o ano de 2009 apresenta o menor número, apenas vinte e três relatórios. Também foi no ano de 2007 que encontramos um número maior de relatórios a serem efetivamente utilizados em nossa análise, cinquenta e oito relatórios.

Do total de oitenta e dois relatórios apresentados referentes ao ano de 2007, cinquenta e oito relatórios foram selecionados para as referências utilizadas na pesquisa, isto equivale dizer que 70,8% dos relatórios deste ano serviram ao tipo de análise que nos propusemos a realizar. De um total de trezentos e nove relatórios existentes e analisados, e dos cento e sessenta e cinco relatórios efetivamente utilizados como referência para a pesquisa, 35,2% deles são relativos ao ano de 2007.

Já o ano de 2009 nos apresenta em números absolutos a menor taxa de utilização dos relatórios na pesquisa, contabilizando apenas onze relatórios. Contudo, podemos verificar que em números relativos, o ano de 2006 apresenta a menor taxa de utilização, com vinte e três relatórios do total de sessenta e três apresentados neste ano, ou 36,6% deles. No ano de 2009, chegamos ao total de 47,1% de relatórios utilizados, o que equivale dizer que, do montante de relatórios efetivamente utilizados, sua participação foi de 9,7%. Voltando ao ano de 2006, onde foram produzidos sessenta e três relatórios, 20,4% do total da produção ao longo dos cinco anos da análise, sua contribuição de vinte e três relatórios utilizados na pesquisa, corresponde a 14% do total dos relatórios efetivamente empregados na análise.

Fonte: Autoria própria

Dos cento e sessenta e cinco relatórios que efetivamente utilizamos em nossa pesquisa, noventa e cinco deles são referentes ao Ensino Fundamental e setenta relatórios produzidos a

partir das experiências de estágio no Ensino Médio. Isto equivale dizer que 57,6% dos relatórios que constam em nossa análise são oriundos de estágios realizados em turmas de Ensino Fundamental e 42,4% são o resultado do estágio em turmas de Ensino Médio.

Foram utilizados na pesquisa setenta relatórios de estagiários do gênero masculino, 42,4% do total, e noventa e cinco relatórios de estagiários de gênero feminino, perfazendo um total de 57,6% dos relatórios utilizados. Os cento e sessenta e cinco relatórios utilizados foram produzidos por cento e seis autores, cinquenta e três deles homens e cinquenta e três mulheres. Disto, constata-se que, ainda que o número de relatórios de homens utilizados na pesquisa tenha sido inferior ao número de relatórios de mulheres, o número de autoria é o mesmo, ou ainda que, a incidência de utilização de mais de um relatório por autor é 79,2% maior entre as mulheres quando comparado aos autores do gênero masculino, onde o número baixa para 32%.

Nenhum dos autores do gênero masculino possuía experiência prévia na docência que antecedesse ao Estágio Supervisionado, ao passo que, onze autores do gênero feminino, 20,8% do total, já possuíam algum tipo de experiência na docência, quando da matrícula na disciplina de Estágio Supervisionado. Dessas, seis tinham menos de trinta anos quando do início do estágio, e cinco tinham entre trinta e trinta e nove anos quando cursaram a disciplina.

Fonte: Autoria própria