• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO III AS DICIPLINAS SEMIPRESENCIAIS: METODOLOGIA, COLETA

3.2 DESCRIÇÃO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA E DOS AVA

3.2.2 O curso de Pedagogia e o AVA da IES-2

A IES-2 é destinada à formação de quadros profissionais de nível superior em ensino, pesquisa e extensão. Oferece cursos de graduação, cursos sequenciais e de pós-graduação lato sensu - e um de stricto sensu -, nas modalidades presencial, a distância e semipresencial, de acordo com as determinações da Portaria nº 4059/2004.

Conforme exposto na matriz curricular, o curso de Pedagogia destina-se à formação de professores para o exercício da docência em Educação Infantil, anos iniciais do ensino fundamental, cursos de educação profissional na área de serviços e apoio escolar, cursos em outras áreas que requeiram conhecimentos pedagógicos. Conforme descrito no projeto pedagógico (2013), as disciplinas que compõem a matriz curricular do curso de Pedagogia estão organizadas por semestres. O curso tem duração de quatro anos e funciona nos turnos matutino e noturno. Sua criação data do primeiro semestre de 2005 e objetivou atender a uma demanda de formação de educadores preparados para atuar na escola de ensino regular e também em outros mercados emergentes. Destina-se a formar o professor da primeira fase da educação básica para trabalhar também com pessoas com necessidades educacionais especiais, na alfabetização de adultos e na alfabetização em educação popular. Os egressos podem, ainda, atuar como gestores em escolas de ensino regular, em escolas inclusivas, empresas e hospitais.

A matriz curricular do curso é constituída por 47 disciplinas obrigatórias, que correspondem a um total de 2.880 h, mais quatro disciplinas optativas que completam a carga horária total, de 3.220 h. As turmas possuíam em média 50 alunos.

Quatro disciplinas foram oferecidas no curso de Pedagogia na modalidade semipresencial em 2014/1 e as denominaremos de D2, D3, D4, e D5. As disciplinas foram semestrais, com carga horária de 60h, oferecidas para o curso de Pedagogia e para os alunos dos cursos de licenciatura e bacharelado. Os conteúdos das aulas foram distribuídos em 12 módulos, com duração de 14 semanas. Destas, estavam previstas 12 para as atividades e 02 para as avaliações. Os módulos lançados no AVA foram divididos em dois grupos: Grupo 01 (Módulos 1 ao 6) e Grupo 2 (Módulos 7 ao 12). Os módulos do Grupo 1 são comuns a todos, com os exercícios adaptados a cada curso. Do Módulo 7 ao 12 são abordados conteúdos específicos das disciplinas de cada curso. A cada Módulo apresentado e desenvolvido no AVA, foi vinculada uma atividade sobre o conteúdo abordado. A atividade compôs as duas médias semestrais, conforme cronograma de avaliação da instituição.

Os conteúdos foram planejados, selecionados e organizados pelos professores, com auxílio da coordenação e dos programadores (com conhecimento de informática), que

preparam o material e realizam a postagem no AVA. Entre os principais objetivos das disciplinas, podemos listar, conforme planos de ensino:

Desenvolver nos discentes a capacidade de utilizar ferramentas de educação a distância a partir do desenvolvimento da capacidade de análise e senso crítico para realização de suas atividades acadêmico/científicas por meio das técnicas da metodologia científica (D5);

Proporcionar o estudo como canal de comunicação visando a inclusão social em diversos campos profissionais (D2);

Apresentar a disciplina, discutindo suas raízes históricas, seus principais conceitos e suas áreas de aplicação. Desenvolver e estimular a autoaprendizagem. Estimular o uso de tecnologias de informação (D4); Conhecer as necessidades da sociedade moderna na qual emerge o pensamento e as contribuições da teoria para a compreensão da relação indivíduo-sociedade e das diferentes situações sociais cotidianas (D3). Os materiais didáticos foram disponibilizados no AVA, ambiente em que os alunos tinham acesso à agenda do curso, ao fórum de notícias, ao fórum “fale com a coordenação de curso” e outras ferramentas diretamente atreladas à execução da disciplina. Havia ainda os fóruns tira-dúvidas, os fóruns temáticos avaliativos sobre temas específicos da disciplina, a biblioteca digital, com indicações de fontes para pesquisa, os links para envio de tarefas e atividades virtuais, além de outros recursos.

Os alunos têm acesso às disciplinas ofertadas na modalidade semipresencial por meio do “Portal Educacional”, nomenclatura utilizada pela instituição para se referir a um software particular, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual de aprendizagem em que alunos e professores interagem entre si durante o período em que ocorre cada disciplina. É possível acessar a página principal desse sistema por um navegador de acesso à internet. Nessa página os alunos têm acesso à disciplina cursada por meio de identificação “nome do usuário” e da senha individual. Após a identificação, os alunos visualizam a disciplina e os recursos disponibilizados no AVA, denominados de “ferramentas da disciplina”. Elas permitem o acesso aos conteúdos no AVA.

Em relação à estrutura da plataforma dos cursos, o material didático da disciplina foi organizado, conforme fala dos professores na entrevista, de acordo com as orientações da coordenação pedagógica e da coordenação de curso, isto é, com prioridade a seções e subseções temáticas. As seções priorizadas no AVA foram:

Abertura: apresentam-se as disciplinas, o professor responsável por elas e os links para a escolha das disciplinas e de acesso aos conteúdos.

O conhecimento te espera: compõe-se de links para temas referentes aos conteúdos da disciplina.

Introdução: contém breve introdução, com a proposta do conteúdo programático da disciplina a ser apresentado no Módulo disponibilizado no AVA. Nessa seção é realizada uma contextualização temática que leva a inferências e reflexões iniciais, visando à ativação do conhecimento prévio dos alunos.

Conteúdos: foram divididos em subtemas, cujos links figuram no lado esquerdo do portal. Os subtemas não são lineares, de modo que o aluno pode acessar qualquer subtema sem ter de passar por outros.

Considerações Finais: trata-se de breve conclusão do módulo de aprendizagem e indica possíveis conexões com o módulo seguinte.

Referências: contém indicações das referências bibliográficas que fundamentaram a construção do material didático.

Todos os conteúdos e materiais das aulas das disciplinas semipresenciais foram apresentados no AVA por meio dos módulos de conteúdo, videoaulas, quadros de avisos, fóruns de dúvidas, fóruns de discussão e atividades online.

Levando-se em conta os objetivos das ações desencadeadoras da aprendizagem, foram definidas as principais funcionalidades para os instrumentos midiáticos:

I- Videoaulas: gravadas pelos professores para apresentação da situação-problema, explanação geral dos textos indicados para leitura, e orientação geral de estudos.

II- Fórum avaliativo: espaço para discutir coletivamente as dúvidas e as concepções científicas acerca de um determinado tema e/ou situação-problema apresentado pelo professor da disciplina (charge, quadrinho, imagem, texto), com questões sobre o conteúdo; possibilita o debate entre alunos/alunos e professor e alunos.

III- Fórum tira-dúvidas: espaço para tirar dúvidas sobre a disciplina, provas atividades, conteúdos e outros.

No plano de ensino das disciplinas D2, D3, D4, D5 foram detalhados os objetivos, os conteúdos propostos, os critérios de avaliação, as situações didáticas, os procedimentos metodológicos e referências de livros, vídeos, textos e de outros materiais disponíveis na internet.

No início do ano letivo foram previstas duas aulas inaugurais: uma no turno matutino para os alunos nele matriculados e uma aula no turno noturno. Conforme descrito nos planos de aulas, os objetivos desses encontros foram apresentar os professores para os alunos, expor

objetivos, metodologia e forma de avaliação e entregar o calendário em que constam as datas de atividades online, bem como das avaliações presenciais e locais do plantão tira-dúvidas.

Os planos de ensino dos professores preveem duas aulas iniciais presenciais em dias especificados para cada disciplina e plantões semanais para tirar dúvidas dos alunos, no laboratório de informática da instituição. O cronograma do curso estabelece o funcionamento dos plantões por meio uma aula semanal para cada disciplina semipresencial: o horário das 10h40min às 12h05min, para os alunos matriculados no turno matutino, e das 17h40min às 18h55min para os alunos matriculados no turno noturno. Nesses horários o professor responsável pela disciplina ficava no laboratório a disposição dos alunos para atendimentos individuais. A finalidade é oportunizar o encontro presencial com o professor da disciplina para esclarecimento de dúvidas sobre os conteúdos apresentados por meio das ferramentas do AVA. Os alunos chegavam a qualquer horário (nesse intervalo). A frequência aos plantões não foi obrigatória.

Conforme informado no PPCP da IES-2, as avaliações da disciplina são compostas da seguinte forma: 1) Atividades on line disponibilizadas no AVA: são compostas de proposições/perguntas realizadas por meio do AVA, na ferramenta Avaliações/exercícios, referentes aos módulos de cada grupo. Cada atividade vale 10,0 pontos. Em conjunto, deverão compor 40% do total da média final (NI e NII). 2) Avaliações presenciais são aplicadas no período matutino, para os alunos nele matriculados, e no período noturno para os alunos desse turno. O resultado compõe 60% da nota final.

No próximo item apresentamos os sujeitos da pesquisa das instituições campo, pontuando algumas questões sobre o contexto histórico e social.

Documentos relacionados