• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO III AS DICIPLINAS SEMIPRESENCIAIS: METODOLOGIA, COLETA

3.2 DESCRIÇÃO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA E DOS AVA

3.2.1 O curso de Pedagogia e o AVA da IES-1

Conforme o projeto pedagógico da IES-1, esta é destinada à formação de quadros profissionais de nível superior em ensino e pesquisa, extensão. Oferece cursos e programas de graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, extensão e sequenciais nas modalidades presencial, a distância e semipresencial, de acordo com as determinações da Portaria nº 4059/2004.

Conforme exposto no Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia (PPCP), o curso em questão foi criado em 2004:

A construção do projeto implantado em 2004, e do presente projeto contou com a participação de professores, alunos e servidores na tentativa de atender as aspirações e as expectativas da comunidade maior em relação ao Curso que se quer, para se formar os educadores para atuarem na docência na Educação infantil e na docência dos anos iniciais de Ensino Fundamental (PPCP-IES-1, p.8).

Conforme explicitado no referido projeto, a formação em Pedagogia habilita o profissional a desenvolver atividades de docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos, além de outros espaços formais e não formais de educação, tais como a área cultural e a ambiental, a gestão de recursos humanos, a área de lazer e desporto, a área bancária, as organizações não governamentais, a atuação na assessoria e consultoria pedagógica, na área de comunicação e nos movimentos sociais (PPCP-IES-1).

As disciplinas que compõem a matriz curricular do curso de Pedagogia dessa IES estão organizadas por semestres, oito no total; ou seja, o curso é integralizado em quatro anos. A matriz curricular é constituída por 41 disciplinas que correspondem a um total de 2.880 horas, mais duzentas horas de atividades científico-culturais e 120 horas de grupos de estudos/atividades integradas às práticas educativas, como monitorias e estágios supervisionados, que totalizam 3.200h.

Em relação às disciplinas semipresenciais, o PPCP da IES-1 traz as seguintes informações:

A partir da publicação da Portaria 4.059/2004, os cursos superiores reconhecidos podem ter 20% da carga horária desenvolvida com metodologia semipresencial. A Portaria ainda define que o suporte tecnológico a ser utilizado deve ter como base as tecnologias da informação e da comunicação. Na [...], a oferta de disciplinas com essa metodologia vem sendo implementada, desde o ano de 2005, em uma parceria entre (...) com acompanhamento e avaliação constantes de forma a permitir reorientações na implementação de oferta e, assim melhoria na qualidade do processo de ensino-aprendizagem (PPCP, 2011, p.41).

A disciplina semipresencial D-1, selecionada para pesquisa, apresentou carga horária de 80 horas no ano de 2014/1, oferecidas na modalidade presencial e a distância por meio dos AVA. A disciplina, ministrada no período de fevereiro a junho, foi composta por três módulos e oferecida pelo curso de Letras para os alunos do período matutino do curso de Pedagogia. As aulas presenciais e as aulas nos ambientes virtuais ficaram sob a responsabilidade da mesma professora, com formação em Pedagogia.

Nas primeiras semanas as aulas aconteceram presencialmente; segundo relatado no planejamento do curso, com a finalidade de desenvolver os conteúdos da matéria e familiarizar os alunos ao acesso à plataforma do curso, bem como abordar os conteúdos da disciplina destacando seus aspectos principais e esclarecer dúvidas sobre as atividades realizadas no AVA. Conforme o cronograma exposto no AVA previam-se aulas presenciais

semanalmente, das 8h30min às 11h30min. A frequência dos alunos a essas aulas foi obrigatória.

De acordo como o plano de ensino, os principais objetivos da disciplina oferecida são: a) Conhecer o conteúdo básico de Libras, bem como as possibilidades de intervenção do professor no contexto escolar;

b) Compreender a importância do uso da língua de sinais na Educação Inclusiva como canal da comunicação e estratégias de ensino para o desenvolvimento do aluno com surdez.

Os alunos têm acesso à disciplina por meio da plataforma Moodle, que é a plataforma virtual utilizada pela IES-1. MOODLE é a sigla de "Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment"; trata-se de um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num AVA em que alunos e professores interagem durante o período em que ocorre cada disciplina.

O acesso ao AVA se dá por meio do uso de tecnologias digitais em rede, com acesso à internet. Na página virtual, os alunos têm acesso à disciplina cursada por meio de identificação “nome do usuário” e da senha individual. Após a identificação, os alunos visualizam os conteúdos e os recursos disponibilizados no AVA denominados de “ferramentas da disciplina”. São elas que permitem o acesso aos conteúdos do curso.

Em relação à estrutura do AVA, o material didático da disciplina foi organizado de acordo com as orientações da coordenação de curso e da coordenação pedagógica, que priorizam seções e subseções temáticas. Segue abaixo a composição do AVA:

Avisos: apresentam-se as datas de entrega das atividades, os avisos gerais sobre a disciplina, bem como informações sobre datas finais de postagem das atividades no AVA; Orientação da atividade: é o fórum para o aluno tirar dúvidas com o professor e ter orientação sobre as atividades propostas;

Fórum de discussão: nele ocorre a discussão sobre o conteúdo programático da disciplina a ser trabalhada. Nesta seção é realizada uma contextualização temática que leva a inferências e reflexões iniciais, visando à ativação do conhecimento prévio dos alunos.

Você sabia? - seção de curiosidades sobre palavras, expressões e temas relacionados ao conteúdo.

Plantão de dúvidas: fórum permanente para contato com o professor, para tirar dúvidas diversas (sobre a disciplina, provas, atividades, conteúdos e outros).

Vídeoaula: vídeo gravado pela professora da disciplina para apresentação de um conteúdo.

a) Cronograma: datas de início e finalização das atividades:

b) Plano da disciplina: contém informação sobre os objetivos, conteúdos, metodologia, critérios de avaliação, cronograma de horários e locais de realização das provas escritas para cada disciplina, além de informações referentes aos horários de atendimento dos professores nos plantões pedagógicos;

c) Material didático-pedagógico: corresponde a atividades e tarefas propostas para os alunos e arquivos de texto sobre os conteúdos da aula para leitura; compõe-se de slides e textos de estudo.

No AVA, as aulas da disciplina D1, disponibilizadas plataforma do curso, são compostas por ferramentas síncronas (chats) e assíncronas (fóruns e mensagens), de acordo com os conteúdos e as atividades propostas nos materiais didáticos. A organização do AVA e dos conteúdos aí disponibilizados foram elaborados pela professora que ministra a disciplina, com auxílio da coordenação e dos programadores que preparam o material e realizam a postagem. Alguns textos eram de autoria da própria professora. Ela criou uma apostila impressa com os conteúdos da disciplina para disponibilizar para os alunos.

As atividades propostas foram: elaboração de trabalhos de síntese, planos de ensino e planos de aula, elaboração de projeto, elaboração de blogs, slides para apresentação e vídeos pedagógicos. Os conteúdos foram apresentados principalmente por meio de textos impressos e de vídeos gravados pela professora. Houve também a criação de vídeos sobre o conteúdo e de vocabulário, frases e textos do cotidiano, para auxiliar os alunos na visualização e compreensão dos conteúdos.

O PPCP propõe que o aluno seja avaliado continuamente por meio de exercícios escolares, arguições, trabalhos, projetos, relatórios, painéis, seminários, pesquisas bibliográficas e de campo, estudos de caso, entrevista e monografia. Durante o semestre letivo foram realizadas avaliações para compor a nota final de cada disciplina. O PPCP prevê que as avaliações aconteçam de forma presencial e no AVA. A avaliação presencial teve valor de 60% e as atividades a distância valeram 40%. A composição das notas se faz em dois momentos – nota 1 (avaliação presencial dos conteúdos) e nota 2 (atividades diversas nas aulas presenciais e nos AVA). O grau máximo de cada conjunto é de 10 pontos. A nota final de cada disciplina é resultante da média dessas notas.

Documentos relacionados