• Nenhum resultado encontrado

AUTOR/ANO/ INSTITUIÇÃO

3.2 OS CURSOS DE LICENCIATURA NO CONTEXTO DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA: ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO

Visão: Ser excelência na formação de técnicos de nível médio e professores para a educação básica e em inovação e extensão tecnológica

(IF FARROUPILHA/PDI 2014-2018, 2014b, p. 23) Conforme já abordado nos subcapítulos que antecedem esta escrita, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, de acordo com sua Lei de Criação nº 11.892/2008, tem a incumbência de ofertar Educação Profissional, Educação Básica integrada ao Ensino Profissional e Educação Superior, sendo que nesse último nível se insere a formação de professores(as) voltada à atuação na Educação Básica e Educação Profissional Técnica de nível médio.

Assim, os Cursos de Licenciatura ofertados no Instituto Federal Farroupilha são organizados, tendo por base os princípios e normas da legislação nacional, descritas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9394/96), nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para a formação de professores Resolução CNE/CP nº 02/2015, demais resoluções e pareceres do Conselho Nacional de Educação (CNE) que se referem à oferta de Cursos Superiores de Graduação - Licenciaturas, envolvendo a formação de professores e professoras, bem como as normativas institucionais, principalmente a Resolução do Conselho Superior - CONSUP/IF Farroupilha nº 013, de 28 de maio de 2014, que define as Diretrizes Institucionais Gerais e Diretrizes Curriculares Institucionais da Organização Didático- Pedagógica para os Cursos Superiores de Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IF FARROUPILHA, 2014a).

Conforme preconizado na Resolução nº 02/2015 (BRASIL, 2015), que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada, os Cursos de Licenciatura do Instituto Federal Farroupilha se estruturam a partir de sólida formação teórica e prática, em que se integram as dimensões específicas e pedagógicas do currículo.

De acordo com as orientações do documento da Setec (2009b) e também previstas na Resolução CONSUP IF Farroupilha nº 13/2014, em seu artigo 113, o currículo dos Cursos de Licenciatura deve estar organizado a partir de três núcleos de formação: Núcleo Comum que se subdivide em Núcleo Básico e Núcleo Pedagógico; Núcleo Específico e Núcleo Complementar, os quais são perpassados e articulados pela Prática Profissional ao longo de todo processo formativo.

Nessa organização, o Núcleo Comum deve contemplar conhecimentos relativos à formação de professores, independente do curso ou área de formação. Esse núcleo se subdivide em dois grupos de conhecimentos, sendo eles: o Núcleo Básico e o Núcleo Pedagógico. O Núcleo Básico abrange conhecimentos para a formação de professores e/ou da área específica, conforme as Diretrizes Curriculares do Curso, visando atender às necessidades dos conhecimentos necessários aos(às) futuros(as) licenciados(as), bem como garantir uma unidade formativa nos Cursos de Licenciatura. Já o Núcleo Pedagógico abrange os conhecimentos específicos relativos ao campo da educação que perpassam a formação e a prática docente, visando à compreensão dos fundamentos teóricos, políticos e históricos da educação.

O Núcleo Específico abarca os conhecimentos da área de formação do curso, incluindo a transposição didática dos conteúdos na perspectiva da atuação docente.

O terceiro e último Núcleo, o Núcleo Complementar, deve contemplar as atividades acadêmico-científico-culturais, incluindo os componentes curriculares eletivos que serão ofertados no decorrer do curso, visando contemplar a atualização constante da formação do professor e da professora.

A prática profissional precisa permear todo o currículo do Curso de Licenciatura, sendo desenvolvida no IF Farroupilha por meio da Prática enquanto Componente Curricular (PeCC) e do Estágio Curricular Supervisionado, perpassando todos os núcleos de formação, com a seguinte organização:

Figura 3 – Desenho Curricular dos Cursos de Licenciaturas IF Farroupilha, baseado no documento Setec (BRASIL, 2009b)

A organização da estrutura curricular dos Cursos de Licenciatura está explicitada na matriz curricular, presente no Projeto Pedagógico de Curso (PPC), dada a natureza e especificidade da área de formação de professores, tendo como base o currículo referência (DE CONTO et. al., 2016) de cada curso, respeitada a organização curricular dos núcleos e respectivas cargas horárias, previstas nas DCN para formação de professores (Resolução CNE/CP nº 02/2015), artigo 13. De acordo com o que prevê essa Resolução, os Cursos de Licenciatura deverão ter, no mínimo, 3.200 (três mil e duzentas) horas de efetivo trabalho acadêmico, com duração de, no mínimo, 8 (oito) semestres ou 4 (quatro) anos.

No Instituto Federal Farroupilha, a matriz curricular dos Cursos está organizada a partir de um currículo referência25, ou seja, independente do Campus onde o Curso for ofertado, a organização dos conhecimentos a serem trabalhados parte do que está previsto no currículo referência institucional, elaborado coletivamente para os Cursos de Licenciatura.

Assim, Currículo Referência, no IFFar, condiz à matriz curricular de um curso superior de graduação comum a qualquer campus, sendo que as especificidades contextuais de um determinado curso podem ser contempladas nas disciplinas eletivas e atividades complementares, bem como na flexibilidade e autonomia inerente aos processos educativos (DE CONTO et. al., 2017, p. 12 – nota de rodapé).

A estrutura curricular dos Cursos de Licenciatura do IF Farroupilha está organizada de acordo com os diferentes núcleos, devendo abranger, no mínimo, as disciplinas presentes no currículo referência.

O Núcleo Comum é constituído pelo Núcleo Básico e Núcleo Pedagógico. O Núcleo Pedagógico é composto por 12 (doze) disciplinas, sendo 7 (sete) delas com 72 (setenta e duas) horas e 5 (cinco) com 36 (trinta e seis) horas, totalizando 684 (seiscentas e oitenta e quatro) horas destinadas aos conhecimentos do campo da educação, bem como os conhecimentos que perpassam a formação docente. Nesse núcleo se buscou ir além da formação desenvolvida na maioria dos Cursos de Licenciatura, ao contemplar conhecimentos e metodologias voltadas à educação profissional. O Núcleo Básico é composto por três disciplinas (Libras, Leitura e Produção Textual, Metodologia Científica), todas com carga horária de 36 (trinta e seis) horas,

25 O catálogo do currículo referência dos Cursos de Licenciatura do IF Farroupilha encontra-se disponível em:

<https://iffarroupilha.edu.br/component/k2/attachments/download/2560/62d2c5e17879f9470b012413aaf9d8fd>. Apenas os Cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoCs) – Ciências Agrárias e Ciências da Natureza não estão no Catálogo, devido à especificidade de sua oferta. Esses cursos são desenvolvidos a partir da metodologia da alternância, que implica em diferentes tempos e espaços formativos, de acordo com o Edital de sua origem: Edital SESU/SETEC/SECADI/MEC nº 02/2012. As LEdoCs tiveram três ofertas ligadas ao referido Edital, de 120 vagas cada uma, sendo 60 vagas para a ênfase de Ciências da Natureza e 60 vagas para a ênfase de Ciências Agrárias. Após o término da vigência do compromisso atrelado ao Edital, o IF Farrroupilha, por decisão do seu Conselho Superior, ofertou as LEdoCs, institucionalmente, com redução de 40 vagas para cada ênfase.

totalizando 108 (cento e oito) horas, voltadas aos conhecimentos necessários para o avanço do estudante, dando sustentação aos demais conhecimentos a serem trabalhados no curso.

O Núcleo Específico contempla componentes curriculares comuns a todos os Cursos de Licenciatura que são da mesma área de formação, com componentes curriculares de 72 (setenta e duas) e 36 (trinta e seis) horas, de acordo com a carga horária total do curso, envolvendo os conhecimentos específicos da área de habilitação.

Já o Núcleo Complementar contempla atividades acadêmico-científico-culturais de, no mínimo, 200 (duzentas) horas, incluindo componentes eletivos de formação complementar e o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), quando for o caso. Com o intuito de garantir a flexibilidade curricular e adequação às diferentes realidades e contextos locais, “[...] assegurou-se que todos os cursos ofereçam atividades complementares e componentes curriculares eletivos, com vistas a abordar as temáticas regionais e projetos locais” (DE CONTO, et. al. 2016, p. 13). As metodologias e as PeCCs também garantem a parte diversificada do currículo, podendo estar voltadas, a partir dos projetos integradores, à realidade local onde o curso é ofertado.

Importante destacar que a construção do Currículo Referência foi realizada pelos docentes e demais representantes que fizeram parte do Grupo de Trabalho (GT) Licenciatura, no período de 2012-2013, com o intuito de repensar os currículos dos cursos e construir uma identidade própria para os Cursos de Licenciatura do Instituto Federal Farroupilha, de forma coletiva e participativa. E mais do que isso,

o trabalho realizado no âmbito do GT Licenciaturas tinha esse duplo caráter: a autoformação dos profissionais participantes direta ou indiretamente e a construção de um currículo que superasse o modelo de formação que, de acordo com Souza (2007), ficou conhecido como 3 + 1 (DE CONTO; DRABACH, 2016, p. 16) Pensando nisso, no ano de 2012, iniciou-se um trabalho institucional com a criação de GTs para tratar especificamente dos Cursos do IF Farroupilha, dentre eles, o GT Licenciatura (instituído pela Portaria IF Farroupilha N° 1896, de 17 de dezembro de 2012), de caráter permanente, propositivo e consultivo composto por docentes e coordenadores(as) dos Cursos de Licenciatura, além dos membros da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), envolvendo também a participação dos(as) estudantes e demais servidores(as).

Dentre as atribuições do GT Licenciaturas, uma delas era “assessorar a Pró-Reitoria de Ensino no planejamento, implementação, desenvolvimento, avaliação e revisão da proposta pedagógica para as Licenciaturas da instituição” (IF FARROUPILHA, 2014, art.

11, inciso I). Foi esse GT que trabalhou durante o período de um ano e meio, aproximadamente, com discussões, planejamento, (re)construção da proposta pedagógica para as Licenciaturas da Instituição e construção do Currículo Referência para esses Cursos. Após um período de discussões e de formação comum a todos os integrantes do GT Licenciaturas, o grupo foi subdividido em Minigrupos, com vistas na construção dos Currículos Referência e reformulação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs). Assim, o GT foi subdividido em minigrupos por área do conhecimento (Minigrupo Pedagógico, Minigrupo Ciências Biológicas, Minigrupo Computação, Minigrupo Física, Minigrupo Matemática e Minigrupo Química), a fim de replanejar os currículos formativos de cada curso, garantindo sua integração e especificidade. Nesse período, as reuniões periódicas do GT continuaram a ser realizadas, constituindo-se em espaço de trocas e integração do trabalho desenvolvido no âmbito dos minigrupos.

Com a aprovação das Diretrizes Institucionais Gerais e Diretrizes Curriculares Institucionais para os Cursos Superiores do IF Farroupilha (Resolução CONSUP nº 013/2014) foram reformulados os currículos de todos os Cursos de Licenciatura do IF Farroupilha, passando a ter carga horária mínima superior à estabelecida pela Resolução CNE/CP nº 02/2015, artigo 13, ou seja, 3.200h (ao menos 2.200h dedicadas às atividades formativas estruturadas pelos núcleos; 400h de prática como componente curricular, distribuídas ao longo do processo formativo; 400h dedicadas ao estágio supervisionado, na área de formação e atuação na educação básica; 200h de atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos/as estudantes), embora a legislação26 em vigência na época não trouxesse essa obrigatoriedade.

Atualmente, os Cursos de Licenciatura do Instituto Federal Farroupilha com carga horária menor são os de Educação do Campo – Ciências da Natureza e Ciências Agrárias, somando um total de 3.232h, dada sua especificidade metodológica da Pedagogia da Alternância; e os que têm maior carga horária são os Cursos de Licenciatura em Matemática, com um total de 3.376h, conforme pode ser observado na tabela 3.

26

Na época ainda estava vigente a Resolução CNE/CP nº 02/2002 que instituía 2.800 horas como carga horária mínima para os Cursos de Licenciatura. No entanto, por entendimento do GT Licenciaturas, foi aprovada carga horária superior à mínima prevista pela legislação nacional.

Tabela 3 – Carga Horária Total dos Cursos de Licenciatura do IF Farroupilha

CURSOS DE LICENCIATURA