• Nenhum resultado encontrado

O desenvolvimento socioeconˆomico, historicamente, ´e guiado pela disponibilidade e qualidade de dados e informa¸c˜oes dispon´ıveis para subsidiar a¸c˜oes de car´ater social e econˆomico. H´a de se considerar que desde os prim´ordios da humanidade que a neces- sidade de informa¸c˜oes para a tomada de decis˜ao consiste numa necessidade inerente ao conv´ıvio social ( ´AVILA et al., 2012). Neste contexto, a viabiliza¸c˜ao do desenvolvimento positivo, aquele que visa `a promo¸c˜ao da melhoria de uma determinada condi¸c˜ao, espa¸co geogr´afico, institui¸c˜ao ou comunidade, ´e pautado por um processo cont´ınuo de tomada de decis˜oes em n´ıveis estrat´egico, t´atico e operacional, onde a informa¸c˜ao consiste de subs´ıdio fundamental para a realiza¸c˜ao das melhores escolhas.

Considerando o papel do Estado como indutor do desenvolvimento socioeconˆomico e o impacto de suas decis˜oes e a¸c˜oes para toda a sociedade, a informa¸c˜ao p´ublica possui papel destacado como subs´ıdio ao desenvolvimento, apoiando a¸c˜oes n˜ao apenas do segmento governamental, mas tamb´em do setor produtivo, acadˆemico e da sociedade em geral. Um destaque especial para o papel da imprensa livre, que tem atua¸c˜ao importante na tarefa de comunicar os fatos, bem como denunciar a¸c˜oes inadequadas.

Na Tabela 2 ´e apresentado o relacionamento entre alguns tipos de informa¸c˜oes p´ublicas e as principais demandas e aplica¸c˜oes em diversos segmentos da sociedade.

Tabela 2 –Principais demandas de informa¸c˜oes governamentais

Segmento Tipo de Informa¸c˜ao P´u- blica

Finalidade Setor Produtivo Indicadores Sociais, Econˆomi-

cos, Demogr´aficos, Planos de Governo, Relat´orios Fiscais, Informa¸c˜oes Geogr´aficas (ima- gens a´ereas, vetores com dis- tˆancias entre localidades, ma- pas e cartogramas sobre dados socioeconˆomicos), etc.

Projetos de Consultoria; Ex- pans˜ao e/ou Manuten¸c˜ao de Neg´ocios; Desenvolvimento ou aprimoramento de produtos e servi¸cos

Setor Acadˆemico Indicadores Sociais, Econˆomi- cos, Demogr´aficos, Planos de Governo, Relat´orios Fiscais, Informa¸c˜oes Geogr´aficas (ima- gens a´ereas, vetores com dis- tˆancias entre localidades, ma- pas e cartogramas sobre dados socioeconˆomicos), etc.

Artigos Cient´ıficos; Trabalhos Acadˆemicos; Projetos de Pes- quisa; Monografias; Disserta- ¸c˜oes; Teses; Projetos de Pes- quisa e Extens˜ao; Projetos para capta¸c˜ao de recursos em institui¸c˜oes de fomento

Setor P´ublico Indicadores Sociais, Econˆomi- cos, Demogr´aficos, Planos de Governo, Relat´orios Fiscais, Informa¸c˜oes Geogr´aficas (ima- gens a´ereas, vetores com dis- tˆancias entre localidades, ma- pas e cartogramas sobre dados socioeconˆomicos), etc.; - Pes- quisas acadˆemicas, estudos e an´alises, relat´orios de tendˆen- cia, proje¸c˜oes de cen´arios.

Diagn´osticos governamentais, diagn´osticos sobre ´areas ou de- mandas espec´ıficas (ex: pro- blemas ambientais); Formula- ¸c˜ao de planos e programas de governo, execu¸c˜ao de a¸c˜oes, monitoramento e avalia¸c˜ao go- vernamental; Publicidade de a¸c˜oes governamentais; Proje- tos para capta¸c˜ao de recursos em institui¸c˜oes de fomento Imprensa Dados or¸cament´arios e finan-

ceiros; Pesquisas e indicadores socioeconˆomicos; Dados Popu- lacionais; Relat´orios de Moni- toramento e Acompanhamento de A¸c˜oes Governamentais

Mat´erias e investiga¸c˜oes jorna- l´ısticas; Publicidade de a¸c˜oes governamentais; Den´uncias de n˜ao-conformidades em a¸c˜oes governamentais

Sociedade em Geral

Dados or¸cament´arios e finan- ceiros; Pesquisas e indicadores socioeconˆomicos; Dados Popu- lacionais

Monitoramento e Controle So- cial do Governo; Elabora¸c˜ao de Projetos para capta¸c˜ao de re- cursos

Fonte: Autor desta disserta¸c˜ao, 2015.

Corroborando o que foi apresentado na Tabela 2, Janssen, Charalabidis e Zuiderwijk (2012 apud JANSSEN, 2011) pontuam que as organiza¸c˜oes p´ublicas est˜ao entre os maiores

criadores de dados em diversos dom´ınios. Estes dom´ınios variam entre o trˆansito, clima, dados geogr´aficos, informa¸c˜oes tur´ısticas, estat´ısticas, neg´ocios, or¸camento p´ublico, pla- nejamento e avalia¸c˜ao do setor p´ublico, bem como diversos tipos de dados sobre pol´ıticas p´ublicas especializadas em ´areas como alimenta¸c˜ao, educa¸c˜ao, sa´ude, seguran¸ca, dentre outras (JANSSEN; CHARALABIDIS; ZUIDERWIJK, 2012).

Neste contexto, a relevˆancia das informa¸c˜oes p´ublicas para a tomada de decis˜ao, espe- cialmente a de natureza estat´ıstica, costuma ser bem representada em todas as etapas do ciclo de planejamento e pol´ıticas p´ublicas. A Figura 3 explana este ciclo e as necessidades de informa¸c˜oes para cada etapa (JANNUZZI, 2012).

Figura 3 –Presen¸ca do recurso informa¸c˜ao no ciclo de planejamento e pol´ıticas p´ublicas

Fonte: Adaptado de Jannuzzi (2012)

Numa vis˜ao an´aloga a apresentada sobre o ciclo de planejamento conforme a Figura acima, a Tabela 2 tamb´em destaca o uso das informa¸c˜oes p´ublicas para outras finalidades e noutros segmentos. O setor produtivo faz uso de informa¸c˜oes em finalidades como a decis˜ao para implantar novos neg´ocios, novas unidades de neg´ocio ou expandir a atua¸c˜ao empresarial, onde as informa¸c˜oes s˜ao utilizadas nas etapas de diagn´ostico, formula¸c˜ao de projetos, execu¸c˜ao e avalia¸c˜ao. No segmento acadˆemico, este ciclo de uso da informa¸c˜ao tamb´em se faz presente, em especial na formula¸c˜ao e execu¸c˜ao de projetos de pesquisa. Cumpre destacar tamb´em o uso da informa¸c˜ao pela sociedade, seja no uso de ´ındices econˆomicos para decis˜oes relacionadas ao planejamento financeiro (aplica¸c˜oes financeiras, ´ındices de infla¸c˜ao), dentre outras finalidades.

Nesta dire¸c˜ao, tendo em vista a forte demanda por dados p´ublicos por toda a sociedade, historicamente vem sendo desenvolvidas iniciativas no campo t´ecnico e jur´ıdico visando aprimorar a oferta de informa¸c˜oes a sociedade, conforme ser´a explanada na se¸c˜ao a seguir.