• Nenhum resultado encontrado

2.3 Dados Abertos

2.3.3 Dados Abertos Conectados Governamentais

2.3.3.1 Ecossistema de Dados Abertos Conectados Governamentais

De acordo com ISA (2013), no ecossistema DACG as institui¸c˜oes governamentais s˜ao fornecedores de dados que disponibilizam dados abertos governamentais como servi¸cos DACG para diversos consumidores de dados - cidad˜aos, empresas e outros ´org˜aos gover- namentais. Ao inv´es de fazer o download e processamento de conjuntos de dados inteiros (em alguns casos, em arquivos enormes), DACG permite que um consumidor de dados obtenha informa¸c˜oes espec´ıficas do seu interesse, de determinada entidade governamen- tal, atrav´es da resolu¸c˜ao dos Identificadores Universais de Recursos (URIs). Os dados s˜ao fornecidos em diferentes formatos leg´ıveis por m´aquina, pronto para serem conectados e mesclados com outros dados. Este referencial te´orico nos permite estabelecer a seguinte proposi¸c˜ao de valor para DACG:

• DACG oferece recursos flex´ıveis de integra¸c˜ao de dados governamentais; • DACG leva a um aumento na qualidade dos dados governamentais; • O uso de DACG potencializa o desenvolvimento de novos servi¸cos; e • DACG reduz os custos de integra¸c˜ao de dados governamentais.

Entretanto, para tornar poss´ıvel esta proposi¸c˜ao de valor, provedores de DACG pre- cisam ter uma pol´ıtica de Identificadores Universais de Recursos (URIs) para que os consumidores possam contar com servi¸cos DACG confi´aveis e que outros fornecedores de dados possam se conectar com estas URIs ou reutiliz´a-las para identificar conceitos rela- cionados. O uso de URIs para identificar conceitos semelhantes em conjuntos de dados d´ıspares ´e um pr´e-requisito para desbloquear e potencializar o efeito positivo de rede de DACG (ISA, 2013). As Figuras 10 e 11 exemplificam este efeito positivo bem como o potencial de redu¸c˜ao de custos de integra¸c˜ao de dados.

Figura 10 – N´umero de conex˜oes de dados n˜ao-conectados (`a esquerda) e dados conectados (`a direita)

Fonte: ISA (2013)

As consequˆencias do investimento em DACG s˜ao relevantes. A rela¸c˜ao abaixo apre- senta alguns benef´ıcios relevantes para os governos ao considerarem a ado¸c˜ao de DACG (ISA, 2013):

• Efeitos positivos de rede: A publica¸c˜ao de DACG pode reduzir os custos da resolu¸c˜ao de problemas de interoperabilidade na troca de informa¸c˜oes, consequen- temente facilitando a integra¸c˜ao de dados;

• Amplia¸c˜ao da transparˆencia governamental e do acesso democr´atico a informa¸c˜ao governamental: Dados disponibilizados como DACG, como expla- nados, permitindo que o cidad˜ao consuma exatamente o dado que ele deseja ao

Figura 11 – Gr´afico com proje¸c˜ao de custos de uso de dados n˜ao-conectados e dados conectados

Fonte: ISA (2013)

menor custo poss´ıvel. Al´em disso, ao garantir servi¸cos de DACG confi´aveis, a ten- dˆencia ´e que os cidad˜aos n˜ao necessitem fazer mais downloads e diversas c´opias de dados governamentais, bem como ajudam a combater a corrup¸c˜ao e vantagens econˆomicas no acesso aos dados p´ublicos, onde agentes p´ublicos mal intencionados podem querer estabelecer vantagens para entregar as informa¸c˜oes espec´ıficas deseja- das pelos cidad˜aos. Pode ainda contribuir para a redu¸c˜ao de atividades econˆomicas danosas ao governo, como por exemplo, a atua¸c˜ao de empresas que comercializam dados e informa¸c˜oes (como imagens de sat´elite) impondo licen¸cas para que ´org˜aos governamentais sejam obrigados a comprar v´arias c´opias destas informa¸c˜oes, n˜ao podendo compartilhar tais dados entre si;

• Economia de escala: Consequente dos dois benef´ıcios anteriores. Al´em disso, o custo de produ¸c˜ao de dados abertos governamentais de forma conectada ir´a reutilizar de toda a infraestrutura j´a existente para a oferta de dados abertos governamentais, sendo necess´ario poucos investimentos adicionais;

• Garantia de estabilidade e persistˆencia aos dados: Proporciona que um de- terminado servi¸co de informa¸c˜oes estar´a sempre dispon´ıvel mediante princ´ıpios p´u- blicos, tendo o poder p´ublico como guardi˜ao. Desta maneira, novas atividades e neg´ocios poder˜ao ser desenvolvidos a partir de tais dados sem o risco de que os mesmos possam ficar indispon´ıveis ou venham a ser cobrados caso sejam fornecidos por alguma empresa privada.

A Figura 12 apresenta uma vis˜ao sistˆemica do ecossistema DACG destacando quatro atores principais que participam, interagem ou influenciam diretamente, conforme expli- cado nos t´opicos a seguir(DING; PERISTERAS; HAUSENBLAS, 2012; ISA, 2013):

54

• Os provedores de dados (data providers), ou seja, as institui¸c˜oes governa- mentais que abrem seus dados os disponibilizam como DACG (realizando todas as atividades que fazem parte das etapas de abertura (Open) e conex˜ao (Link ) desta- cadas na Figura 12.

• Consumidores de dados (data consumers), ou seja, cidad˜aos, empres´arios, empresas e p´ublico outras institui¸c˜oes governamentais que reutilizam os dados dis- pon´ıveis como DACG, realizando atividades como as destacadas na etapa de re´uso (Reuse) apresentada na Figura 12. Estes consumidores buscam, com DACG, gerar valor agregado para suas aplica¸c˜oes e servi¸cos que venham a desenvolver e disponibi- lizar para seus clientes. A distin¸c˜ao entre os fornecedores de dados e os consumidores pode n˜ao ser n´ıtida, pois uma institui¸c˜ao que fornece dados pode, no mesmo tempo, tamb´em consumir os dados de outra institui¸c˜ao. Esse entrela¸camento ´e comum num ecossistema DACG.

• Corretores (ou intermediadores) de dados (data brokers), ou seja, organi- za¸c˜oes de terceiros, sejam privadas ou p´ublicas, que estabelecem cat´alogos de dados e espa¸cos de intercˆambio (marketplaces) que facilitem o acesso ao DACG dispon´ı- vel. Em alguns casos, estes intermedi´arios tamb´em oferecem servi¸cos adicionais, tais como consultas avan¸cadas, visualiza¸c˜ao de dados, ou exporta¸c˜ao/convers˜ao de dados para diferentes formatos,

• Entidades reguladoras, nomeadamente os governos nacionais/regionais/locais bem como institui¸c˜oes internacionais, tais como a Comiss˜ao Europeia, que regu- lamenta o provimento de DACG atrav´es de pol´ıticas, leis e diretrizes.

O estabelecimento de ecossistemas desta natureza permite que haja uma coopera¸c˜ao natural entre publicadores e consumidores de DACG sem haver um grande esfor¸co regu- lat´orio ou de convers˜ao de dados para cada necessidade de consumo. Diversos produtores e consumidores (incluindo os protoconsumidores) de dados podem cooperar efetivamente para ofertar dados que podem ser reutilizados e combinados por outras pessoas ou em- presas (HYLAND; WOOD, 2011).