• Nenhum resultado encontrado

RQ 3.4: Recomenda¸c˜oes para “Especificar uma licen¸ca apropriada”

4.2 An´ alise dos Resultados

4.2.7 RQ 3.4: Recomenda¸c˜oes para “Especificar uma licen¸ca apropriada”

Segundo as BPLDs W3C (2014), ap´os a modelagem dos dados, devem ser estabelecidas as licen¸cas de uso. Segundo a OKF (2015b), na maioria das jurisdi¸c˜oes existem direitos de propriedade intelectual em dados que impedem que o seu uso, reutiliza¸c˜ao e redistribui¸c˜ao terceiros sem permiss˜ao expl´ıcita. Mesmo em locais onde a existˆencia de direitos ´e incerta, ´e importante aplicar uma licen¸ca para estabelecer clareza sobre suas condi¸c˜oes de uso. Assim, se ´e planejada a disponibiliza¸c˜ao de dados, deve ser adotado uma licen¸ca sobre eles.

Uma licen¸ca de uso de dados estabelece as condi¸c˜oes de uso do dado, por exemplo, se o mesmo pode ser utilizado para fins comerciais, se pode ser alterado, remixado com outros

dados ou se est´a dispon´ıvel somente para leitura. O W3C ressalta a importˆancia de que to- dos os dados dispon´ıveis na Web possam ter sua licen¸ca de forma explicita, possibilitando que o uso dos mesmos seja feito conforme suas condi¸c˜oes de uso estabelecidas.

Quanto `a publica¸c˜ao de dados conectados, s˜ao recomendados a utiliza¸c˜ao de licen¸cas abertas, como a Creative Commons10, que estimulem o uso e o re´uso dos dados. Destaca-se

que os usu´arios ficar˜ao mais motivados a utilizar tais dados quando suas licen¸cas estiverem claramente definidas.

O estabelecimento de licen¸cas foi ressaltado em oito processos analisados (CHILE, 2013b; ECUADOR, 2014; URUGUAY, 2012; BAUER; KALTENB ¨OCK, 2012; HYLAND; WOOD, 2011; VILLAZ ´ON-TERRAZAS et al., 2011; COMSODE, 2014b; OKF, 2015a). Os processos P4 e P15 ressaltam que a ado¸c˜ao de uma licen¸ca ´e essencial para que um dado publicado seja considerado aberto. O processo P9 ainda ressalta que a ado¸c˜ao de licen¸cas promove seguran¸ca jur´ıdica, habilitando a interoperabilidade com outros conjuntos de dados.

A seguir ser˜ao apresentadas as recomenda¸c˜oes identificadas nos processos que poder˜ao auxiliar a incorpora¸c˜ao desta BPLD em atividades de publica¸c˜ao de dados.

4.2.7.1 Adotar Licen¸cas N˜ao restritivas (4A)

Para os dados abertos (conectados), as licen¸cas a serem adotadas n˜ao podem esta- belecer restri¸c˜oes de uso, pois caso o fa¸ca estar´a violando as trˆes leis dos dados abertos (EAVES, 2009) e seus oito princ´ıpios (OGD, 2007).

Neste contexto, ´e recomend´avel que sejam atribu´ıdas licen¸cas n˜ao restritivas e atri- buitivas(reconhe¸cam a autoria da fonte original dos dados), como a CC-BY11 (Creative

Commons – BY) e por outro lado, desencoraja explicitamente a ado¸c˜ao de licen¸cas que possuam algum tipo de restri¸c˜ao como a CC-BY-NC12, CC-BY-ND13e CC-BY-SA14, por

entender que tais licen¸cas desencorajam o re´uso e o desenvolvimento de trabalhos deri- vados a partir destes dados. O processo P14 pondera ainda que o ´org˜ao publicador deve buscar a autoriza¸c˜ao legal para licenciar tais dados e caso n˜ao consiga, deve informar claramente os motivos pelo qual n˜ao pode estabelecer uma licen¸ca ao conjunto de dados COMSODE (2014b).

Novamente ´e refor¸cado a importˆancia de se consultar a legisla¸c˜ao vigente sobre licen¸cas de uso, onde na experiˆencia do processo P14 foram utilizadas como referˆencia, algumas defini¸c˜oes estabelecidas pela legisla¸c˜ao Checa para a aplica¸c˜ao de prote¸c˜oes legais ou licen¸cas restritivas. O processo apresenta ainda alguns casos onde o setor p´ublico, em 10 Dispon´ıvel em https://creativecommons.org 11 Dispon´ıvel em https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ 12 Dispon´ıvel em https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ 13 Dispon´ıvel em https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ 14 Dispon´ıvel em https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/

especial o ´org˜ao publicador n˜ao teria autoridade para licenciar um conjunto de dados. S˜ao eles:

• Exista uma restri¸c˜ao explicitamente determinada pela legisla¸c˜ao vigente de prote¸c˜ao de dados (como a ocorrˆencia de dados pessoais ou dados que afetem a seguran¸ca nacional)

• Exista a obriga¸c˜ao de se manter tais informa¸c˜oes como confidenciais;

• Envolvam direitos de terceiros (por exemplo, dos direitos dos empregados contidos em contratos de trabalho; restri¸c˜oes contratuais na produ¸c˜ao do conjunto de dados que impe¸cam a distribui¸c˜ao ou re´uso).

Al´em disso, ´e recomendado que o setor p´ublico n˜ao busque exercer direitos econˆomicos sobre os conjuntos de dados (ou de alguma parte dos mesmos), pois a existˆencia de taxas ou royalties sobre o consumo dos dados provavelmente desencorajar´a o seu amplo uso. 4.2.7.2 Estabelecer quest˜oes-chave para defini¸c˜ao de licen¸cas (4B)

Para orientar a ado¸c˜ao de licen¸cas, o processo P14 recomenda que haja um esfor¸co para se responder trˆes perguntas relacionadas aos direitos de uso do conjunto de dados, que s˜ao (COMSODE, 2014a):

• O respectivo conjunto de dados (ou alguns dos seus itens) ´e protegido por algum direito sui generis de banco de dados ou copyright, ou seja, ele pode ser considerado um trabalho ou um banco de dados, conforme definido pela legisla¸c˜ao vigente? • O ´org˜ao publicador tem autoridade para estabelecer licen¸cas para o referido conjunto

de dados, ou por ventura existem limita¸c˜oes para o publicador aplique licen¸cas sobre um conjunto de dados?

• Qual licen¸ca espec´ıfica deve ser escolhida para o referido conjunto de dados? – Nota: A fim de esclarecer algumas quest˜oes e/ou problemas particulares, o

processo P14 utiliza termos e disposi¸c˜oes contidas na Lei Checa de Copyright (“CCA”). Logo, a legisla¸c˜ao vigente sobre o assunto da localidade da organi- za¸c˜ao publicadora deve ser consultada.

Considerando o entendimento deste processo, com base nas respostas para as quest˜oes acima ´e ent˜ao poss´ıvel fazer uma conclus˜ao sobre im/possibilidade de licenciar o referido conjunto de dados.

4.2.7.3 Apresentar op¸c˜oes de licen¸cas a serem adotadas (4C)

Ademais, para que haja o estabelecimento de uma licen¸ca de uso, devem ser apresen- tadas diversas op¸c˜oes para que o ´org˜ao publicador adote a que for mais conveniente ao conjunto de dados a ser publicado. Esta investiga¸c˜ao extraiu n˜ao apenas os argumentos para que o publicador estabele¸ca uma licen¸ca, mas tamb´em um conjunto de licen¸cas que podem ser adotadas conforme sugerido nos processos P2, P4, P9 e P13. Busca-se dis- tinguir a existˆencia de licen¸cas voltadas para conte´udos e informa¸c˜oes, como a Creative Commons, das licen¸cas orientadas para bases de dados, como a Open Database Licence (ODbL). Dentre as licen¸cas recomendadas pelos processos analisados encontram-se:

• Creative Commons: Esta licen¸ca permite aos usu´arios dos conte´udos que possam distribuir, remixar, corrigir e construir novos conte´udos a partir de um conte´udo original, mesmo que para fins comerciais, desde que as fontes originais recebam o devido cr´edito.

• UK Government License15: Criada para permitir que qualquer detentor informa¸c˜ao

do setor p´ublico britˆanico para tornar a sua informa¸c˜ao dispon´ıvel para o uso e re´uso sob seus termos.

• Open Database Licence - ODbL16: licen¸ca aberta para bancos de dados e dados que

inclui atribui¸c˜ao expl´ıcita e requisitos share-alike.

• Public Domain Dedication and License (PDDL)17: ´e um documento que destina

permitir que vocˆe um determinado dado seja compartilhado livremente, modificado e utilizado para qualquer finalidade e sem quaisquer restri¸c˜oes.

• Open Data Commons Attribution License18: Licen¸ca espec´ıfica para bancos de dados

que estabelece algumas atribui¸c˜oes para bancos de dados.

O processo P5 (URUGUAY, 2012, p. 13) tamb´em destaca a necessidade de ado¸c˜ao de uma licen¸ca e apresenta durante as atividades de publica¸c˜ao no seu cat´alogo nacional de dados abertos a “Licencia de datos abiertos de gobierno de Uruguay”, recomendada pela agˆencia de Governo Eletrˆonico uruguaia. Entretanto, outras licen¸cas abertas podem ser adotadas caso a institui¸c˜ao publicadora tenha requisitos espec´ıficos no dado a ser publicado que n˜ao sejam cobertas pela licen¸ca padr˜ao.

4.2.7.4 Sumariza¸c˜ao dos Resultados

Da an´alise desta BPLD, foram extra´ıdas apenas trˆes recomenda¸c˜oes, conforme descrito nesta se¸c˜ao. Oito dos quinze processos analisados estabelecem esta BPLD como relevante 15 Dispon´ıvel em http://www.nationalarchives.gov.uk/doc/open-government-licence/ 16 Dispon´ıvel em http://opendatacommons.org/licenses/odbl/ 17 Dispon´ıvel em http://opendatacommons.org/licenses/pddl/ 18 Dispon´ıvel em http://opendatacommons.org/licenses/by/

para a abertura e publica¸c˜ao de dados. Foi poss´ıvel extrair recomenda¸c˜oes relevantes de cinco processos, pois os processos P4, P9 e P15 apenas citaram a importˆancia desta pr´atica, sem apresentar uma recomenda¸c˜ao espec´ıfica.

A Figura 33 apresenta a rela¸c˜ao entre as recomenda¸c˜oes identificadas e a presen¸ca nos processos que a contemplaram.

Figura 33 – Identifica¸c˜ao de recomenda¸c˜oes para a BPLD “Especificar uma licen¸ca apropriada” nos pro- cessos de publica¸c˜ao de dados abertos analisados

Fonte: Autor desta disserta¸c˜ao, 2015.

Pela Figura 33 observa-se que esta BPLD ´e pouco explorada pelos processos analisados, sendo poss´ıvel `a extra¸c˜ao de apenas trˆes recomenda¸c˜oes. Apenas no processo P14 foi poss´ıvel se identificar recomenda¸c˜oes mais avan¸cadas, como o estabelecimento de quest˜oes- chave para a defini¸c˜ao de licen¸cas. Por outro lado, a pouca explora¸c˜ao desta BPLD pode sugerir o desenvolvimento de novas pesquisas que aprimorem o estabelecimento de licen¸cas para dados abertos e dados abertos conectados.

4.2.8 RQ 3.5: Recomenda¸c˜oes para “Estabelecer bons identificadores universais (URIs)”