• Nenhum resultado encontrado

Visando extrair recomenda¸c˜oes para publica¸c˜ao de dados abertos e dados abertos conectados, alguns documentos oficiais e artigos cient´ıficos foram analisados e comparados com as BPLDs do W3C (W3C, 2014), buscando contemplar o objetivo e responder o problema abaixo:

Tema: Uma revis˜ao de literatura sobre processos de publica¸c˜ao de dados abertos e dados abertos conectados aplic´aveis ao setor p´ublico

Objetivo: Fornecer uma vis˜ao geral de trabalhos sobre publica¸c˜ao de dados abertos que contemplam recomenda¸c˜oes para a publica¸c˜ao de dados abertos conectados.

Problema (high level question): “Como os processos de publica¸c˜ao de dados abertos est˜ao apresentando recomenda¸c˜oes compat´ıveis com as melhores pr´aticas para publica¸c˜ao de Dados Conectados1?”

4.1.1 Quest˜oes de pesquisa

Decorrente da quest˜ao de pesquisa principal, quest˜oes espec´ıficas foram elaboradas de acordo com os aspectos que foram analisados para cada processo, conforme descrito na Tabela 6:

Tabela 6 – Quest˜oes espec´ıficas utilizadas na investiga¸c˜ao da revis˜ao de literatura

Quest˜oes de pesquisa: Descri¸c˜ao: RQ 1: Os processos de

publica¸c˜ao de dados aber- tos est˜ao contemplando as BPLDs estabelecidas pelo W3C?

Esta quest˜ao provˆe uma vis˜ao geral para o en- tendimento de como as BPLDs est˜ao sendo con- templadas pelos processos de publica¸c˜ao de dados abertos, em que intensidade e ainda, se existem pr´aticas que n˜ao est˜ao sendo contempladas pelos processos.

RQ 2: Quais BPLDs esta- belecidas pelo W3C est˜ao sendo mais consideradas pe- los processos de publica¸c˜ao de dados abertos?

Esta quest˜ao permite compreender qual(is) BPLDs est˜ao sendo mais contempladas pelos processos. A sua resposta pode indicar a existˆencia de recomen- da¸c˜oes que s˜ao muito relevantes para qualquer pro- cesso de publica¸c˜ao de dados.

1

Este tipo de pergunta se caracteriza como explorat´oria, buscando o entendimento/esclarecimento das recomenda¸c˜oes compat´ıveis com as Melhores Pr´aticas para publica¸c˜ao de Dados Conectados.

RQ 3: Que recomenda¸c˜oes para publica¸c˜ao de Dados Abertos e Dados Abertos Conectados podem ser ex- tra´ıdas dos processos anali- sados?

Esta quest˜ao visa, a partir dos processos, extrair recomenda¸c˜oes e orienta¸c˜oes para que o publica- dor de dados possa, de fato, atender as BPLDs ao longo do seu projeto de publica¸c˜ao de dados aber- tos conectados.

RQ 3.1: O que os processos de publica¸c˜ao recomendam a ser feito para contemplar a pr´atica de “Preparar Par- tes Interessadas?”

Identificar o que ´e recomendado para a prepara¸c˜ao de partes interessadas nas atividades de publica¸c˜ao de dados abertos ou dados abertos conectados.

RQ 3.2: O que os processos de publica¸c˜ao recomendam a ser feito para contemplar a pr´atica de “Selecionar Con- juntos de Dados?”

Identificar o que ´e recomendado para a escolha de conjuntos de dados para serem publicados como dados abertos ou dados abertos conectados.

RQ 3.3: O que os processos de publica¸c˜ao recomendam a ser feito para contemplar a pr´atica de “Modelar os Da- dos?”

Identificar o que ´e recomendado para a modela- gem de dados para serem publicados como dados abertos ou dados abertos conectados.

RQ 3.4: O que os processos de publica¸c˜ao recomendam a ser feito para contemplar a pr´atica de “Especificar uma licen¸ca apropriada?”

Identificar o que ´e recomendado para a utiliza¸c˜ao de vocabul´arios para dados que ser˜ao publicados como dados abertos ou dados abertos conectados.

RQ 3.5: O que os proces- sos de publica¸c˜ao recomen- dam a ser feito para contem- plar a pr´atica de “Estabele- cer bons identificadores uni- versais (URIs)?”

Identificar o que ´e recomendado para a especifica- ¸c˜ao de identificadores universais em dados para se- rem publicados como dados abertos ou dados aber- tos conectados.

RQ 3.6: O que os processos de publica¸c˜ao recomendam a ser feito para contemplar a pr´atica de “Utilizar voca- bul´arios padr˜ao?”

Identificar o que ´e recomendado para a utiliza¸c˜ao de vocabul´arios para dados que ser˜ao publicados como dados abertos ou dados abertos conectados.

RQ 3.7: O que os processos de publica¸c˜ao recomendam a ser feito para contemplar a pr´atica de “Converter e en- riquecer dados?”

Identificar quais t´ecnicas ou recomenda¸c˜oes devem ser adotadas para a convers˜ao e o enriquecimento de dados que ser˜ao publicados como dados abertos ou dados abertos conectados.

RQ 3.8: O que os processos de publica¸c˜ao recomendam a ser feito para contemplar a pr´atica de “Prover acesso automatizado aos dados?”

Identificar o que ´e recomendado para o provimento de acesso automatizado aos dados que ser˜ao publi- cados como dados abertos ou dados abertos conec- tados.

RQ 3.9: O que os processos de publica¸c˜ao recomendam a ser feito para contemplar a pr´atica de “Anunciar os con- juntos de dados para o p´u- blico para o p´ublico?”

Identificar o que ´e recomendado para a divulga¸c˜ao de dados que ser˜ao publicados como dados abertos ou dados abertos conectados.

RQ 3.10: O que os proces- sos de publica¸c˜ao recomen- dam a ser feito para contem- plar a pr´atica de “Estabele- cer um contrato social para os dados publicados?”

Identificar o que ´e recomendado para a manuten- ¸c˜ao e disponibilidade de dados que ser˜ao publica- dos como dados abertos ou dados abertos conecta- dos.

Fonte: Autor desta disserta¸c˜ao, 2015.

4.1.2 Sele¸c˜ao de trabalhos

A partir do referencial comparativo estabelecido, por se tratar de uma pesquisa ori- ginada no Brasil, a investiga¸c˜ao analisou os processos de publica¸c˜ao de dados abertos governamentais de pa´ıses da Am´erica do Sul, sendo localizados apenas os documentos de cinco pa´ıses da regi˜ao (Brasil, Chile, Colˆombia, Equador e Uruguai).

A escolha da Am´erica do Sul como recorte geogr´afico justifica-se por ser o continente de origem dos pesquisadores envolvidos, o que facilita a compreens˜ao da aplicabilidade de pol´ıticas e iniciativas de publica¸c˜ao de dados governamentais. Al´em disso, os pa´ıses da regi˜ao est˜ao associados a um contexto socioeconˆomico e geopol´ıtico similar, o que facilita a comparabilidade dos pa´ıses.

Complementarmente, para enriquecer a an´alise, foram identificados outros artigos ci- ent´ıficos e documentos t´ecnicos oriundos do Brasil e de pa´ıses europeus que apresentam outros processos de publica¸c˜ao de dados abertos governamentais e dados abertos conec- tados.

Desta maneira, foram estabelecidos os processos de publica¸c˜ao de dados abertos ex- postos na Tabela 7 para servirem de objeto de estudo, relacionados abaixo:

Tabela 7 – Processos de publica¸c˜ao de dados abertos analisados

Cod. Origem Documentos (processos) Tipo

P1 Brasil Manual para Elabora¸c˜ao de Plano de Dados Abertos; Plano de Da- dos Abertos - Minist´erio do Planeja- mento, Or¸camento e Gest˜ao do Bra- sil; Kit de Dados Abertos; Carti- lha T´ecnica para Publica¸c˜ao de Da- dos Abertos no Brasil v1.0 (BRA- SIL, 2014b; BRASIL, 2014c; BRA- SIL, 2014a; BRASIL, 2011a)

Dados Abertos Governamen- tais.

P2 Chile Norma T´ecnica para Publicaci´on de Datos Abiertos en Chile (CHILE, 2013b)

Dados Abertos Governamen- tais.

P3 Colˆombia Gu´ıa para la Apertura de Datos en Colombia (COLOMBIA, 2012)

Dados Abertos Governamen- tais.

P4 Equador Gu´ıa de Pol´ıtica P´ublica de Datos Abiertos - Ecuador (ECUADOR, 2014)

Dados Abertos Governamen- tais.

P5 Uruguai Gu´ıa r´apida de publicaci´on em da- tos.gub.uy (URUGUAY, 2012)

Dados Abertos Governamen- tais.

P6 It´alia Geolinked Open Data for the Mu- nicipality of Catania (CONSOLI et al., 2014)

Dados Abertos Conectados Governamen- tais.

P7 Internacional LOP - Capturing and Linking Open Provenance on LOD Cycle (MEN- DON ¸CA et al., 2013)

Dados Abertos Conectados.

P8 Internacional TWC LOGD: A portal for linked open government data ecosystems (DING et al., 2011)

Dados Abertos Conectados Governamen- tais.

P9 Internacional Linked Open Data: The Essentials - A Quick Start Guide for Decision Makers (BAUER; KALTENB ¨OCK, 2012)

Dados Abertos Conectados.

P10 Internacional The Joy of Data - A Cookbook for Publishing Linked Government Data on the Web (HYLAND; WOOD, 2011)

Dados Abertos Conectados

P11 Gr´ecia Applying Linked Data Technologies to Greek Open Government Data: A Case Study (GALIOTOU; FRAG- KOU, 2013)

Dados Abertos Conectados Governamen- tais

P12 Internacional Managing the Life-Cycle of Linked Data with the LOD2 Stack (AUER et al., 2012)

Dados Abertos Conectados.

P13 Espanha Methodological Guidelines for Pu- blishing Government Linked Data (VILLAZ ´ON-TERRAZAS et al., 2011) Dados Abertos Conectados Governamen- tais. P14 Uni˜ao Euro- peia

Methodology for publishing datasets as open data - COMSODE; Docu- ments of Practice for Methodology for publishing datasets as open data - COMSODE (COMSODE, 2014b; COMSODE, 2014a)

Dados Abertos Governamen- tais.

P15 Internacional Open Data Handbook (OKF, 2015a) Dados Abertos Fonte: Autor desta disserta¸c˜ao, 2015.