• Nenhum resultado encontrado

Dados mestre Explicação de tópicos adicionais

No documento TSCM60 - Parte 1 - Aluno (páginas 158-163)

SÍNTESE DA LIÇÃO

Nesta lição você aprenderá como exibir dados mestre de mensagem. Além disso, o conceito de dados mestre comuns será introduzido. Por fim, você aprenderá como completar

documentos incompletos. Exemplo empresarial

A sua empresa vende e fornece vários produtos a clientes. Você é um membro da equipe de projeto que está implementando os processos de vendas e distribuição em SAP ERP. Uma vez que alguns documentos de vendas podem ficar incompletos após a criação nas

operações diárias de sua empresa, você deseja aprender como estes documentos podem ser tratados em SAP ERP. Além disso, você deseja verificar se é possível simplificar a atualização de dados mestre. Por este motivo você se familiariza com o conceito de dados mestre comuns.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Após a conclusão desta lição, você estará apto a:

Exibir dados mestre de mensagem

Explicar o conceito de dados mestre comuns Completar documentos

Dados mestre de mensagem

As mensagens são informações enviadas ao cliente por diversos meios, tais como e-mail, EDI ou fax. Os exemplos incluem a impressão de uma cotação ou de uma confirmação da ordem, confirmações de ordens por meio de EDI ou faturas por fax. As mensagens podem ser

enviadas para diversos documentos de distribuição e vendas (ordem, entrega, documento de faturamento etc.).

Tal como ocorre com a determinação do preço, a determinação de mensagens é efetuada com a técnica de condições. Nos dados mestre de mensagem você define o meio de

transmissão (por exemplo, impressora ou fax), a hora da criação da mensagem e a função do parceiro (quem receberá a mensagem) para um tipo de mensagem.

A mensagem pode ser enviada imediatamente na gravação ou utilizando um programa padrão (RSNAST00) executado regularmente. O layout de uma mensagem é definido por um formulário em SAPscript. O formulário é atribuído a um tipo de mensagem.

O gráfico a seguir explica a relevância dos dados mestre da condição.

146 © Direitos autorais . Todos os direitos reservados.

Este material é de uso exclusivo dos cursos virtuais oferecidos pela SAP Brasil, e não pode ser reproduzido

Figura 45: Relevância de dados mestre de mensagem

Dados mestre comuns

Se você não precisar que os dados mestre (dados mestre de cliente/material e de condição) sejam diferenciados de acordo com canais de distribuição, é necessário

configurar um canal de distribuição representativo. Os dados mestre do canal de distribuição representativo aplicam-se a todos os canais de distribuição para os quais você configurou essa referência no customizing.

Desta forma você pode facilitar a entrada e atualização dos dados mestre. Além disso, você pode atualizar estatísticas para canais de distribuição sem ter que criar dados mestre para os vários canais de distribuição.

O gráfico a seguir ilustra o conceito de utilização de canais de distribuição representativos.

Lição: Dados mestre - Explicação de tópicos adicionais

© Direitos autorais . Todos os direitos reservados. 147

Este material é de uso exclusivo dos cursos virtuais oferecidos pela SAP Brasil, e não pode ser reproduzido

Figura 46: Dados mestre comuns - Canais de distribuição

Se você não precisar que os dados mestre (dados mestre de cliente ou da condição) sejam diferenciados de acordo com setores de atividade, poderá configurar um setor de atividade representativo. Os dados mestre do setor de atividade representativo aplicam-se a todos os setores de atividade para os quais você configurou essa referência.

Desta forma você pode facilitar a entrada e atualização dos dados mestre. Além disso, você pode atualizar estatísticas para setores de atividade sem ter que criar dados mestre para os vários setores de atividade.

O gráfico a seguir ilustra o conceito de utilização de setores de atividade representativos.

Figura 47: Dados mestre comuns - Setores de atividade Capítulo 3: Dados mestre em Vendas e distribuição

148 © Direitos autorais . Todos os direitos reservados.

Este material é de uso exclusivo dos cursos virtuais oferecidos pela SAP Brasil, e não pode ser reproduzido

Verificação de dados incompletos

Quando você cria documentos nos processos de vendas e distribuição, é possível que alguns dados estejam em falta nos registros mestre correspondentes (por exemplo, o peso do material) e portanto não possam ser copiados no documento. Caso não consiga atualizar os campos respectivos manualmente por não saber os valores corretos, o documento deve permanecer incompleto. Entretanto, a gravação de documentos incompletos pode ser permitida se o sistema for configurado adequadamente. Dependendo de quais campos estejam incompletos, a execução de determinadas funções subsequentes (por exemplo, a criação de entregas referentes a ordens do cliente) pode não ser permitida enquanto o documento estiver incompleto.

O usuário pode obter uma síntese dos campos incompletos em um documento utilizando o log de dados incompletos. Os respectivos campos podem ser acessados diretamente do log de dados incompletos se o usuário desejar completá-los.

Nota:

No customizing é possível decidir quais campos o sistema deve verificar se estão completos durante a criação do documento.

Você pode utilizar diversas transações de listas para identificar os documentos incompletos. O gráfico a seguir ilustra o conceito de verificações de dados incompletos.

Figura 48: Log de dados incompletos

Lição: Dados mestre - Explicação de tópicos adicionais

© Direitos autorais . Todos os direitos reservados. 149

Este material é de uso exclusivo dos cursos virtuais oferecidos pela SAP Brasil, e não pode ser reproduzido

Capítulo 3: Dados mestre em Vendas e distribuição

150 © Direitos autorais . Todos os direitos reservados.

Este material é de uso exclusivo dos cursos virtuais oferecidos pela SAP Brasil, e não pode ser reproduzido

Capítulo 3

Exercício 19

Processamento de documentos de vendas

No documento TSCM60 - Parte 1 - Aluno (páginas 158-163)