• Nenhum resultado encontrado

5.1 Dados quantitativos obtidos do Questionário de Satisfação EU-

5.1.5. Dados qualitativos obtidos do Questionário EU-Dap

As questões 2 e 3 do questionário de satisfação EU-Dap correspondem a dimensão qualitativa do instrumento e perguntavam aos educandos pelo menos dois aspectos que mais gostaram e que menos gostaram no programa. A distribuição das respostas, de acordo com a questão e as séries, pode ser identificada na tabela 9:

Tabela 10 - Distribuição do total de respostas para os itens 2 e 3 do questionário de satisfação EU-Dap.

ITENS QUALITATIVOS 6a. 7a. 8a. Total

Questão 2. Você pode dizer duas coisas

que mais gostou no programa? 281 82 143 506 Questão 3. Você pode dizer duas coisas

que menos gostou no programa 93 28 27 148 O total de respostas obtidas para a questão 2 para todas as series foi de 506 respostas positivas ao programa, enquanto que o total de respostas obtidas para a questão 3 foi de 148 respostas negativas. A partir das frequências das respostas, foi realizada uma categorização a partir da análise de conteúdo (Bardin, 2011), para cada série, destacando os pontos positivos e os pontos negativos na opinião dos educandos participantes.

A tabela 10 expressa a categorização realizada a partir das frequências das respostas, de acordo com as respectivas series, dos aspectos positivos do programa.

Tabela 11 - Categorias e distribuição das respostas, de acordo com a série dos educandos, em relação aos aspectos positivos do programa.

CATEGORIAS DE ASPECTOS

POSITIVOS 6a. 7a. 8a. Total

Conhecimento sobre drogas 77 39 21 137

Metodologia de dinâmicas 65 20 43 128

Desenvolvimento de Habilidades 44 11 8 63

Novas aprendizagens 34 12 15 61

Aulas específicas 18 16 11 45

Interação entre os colegas 7 7 14

A categoria mais expressiva entre os aspectos positivos do programa foi „Conhecimento sobre drogas‟. Nesta categoria se expressa os posicionamentos dos educandos em relação a ampliação do conhecimento sobre a temática de drogas após a implementação do programa. Esta categoria expressa as informações dos educandos através das palavras “falar sobre as drogas”, “aprender sobre as drogas”, “efeitos das drogas”, “efeito do álcool”, “consequências do uso do álcool”, “consequências do uso do cigarro”, e teve um total de 137 respostas nos questionários aplicados.

Em seguida, a categoria com mais expressividade na etapa qualitativa do questionário foi „Metodologia de dinâmicas‟, com total de 128 respostas. Nesta categoria se expressa a apreciação positiva dos educandos em relação ao modo de execução do programa na sua dimensão lúdica, através de dinâmicas e brincadeiras. Esta categoria pode ser descrita através do termo “brincadeiras”, bem como o modo das atividades serem desenvolvidas, através de “atividades de grupos”. As expressões “teatro” e “encenação” compõe também o quadro de metodologias de dinâmicas.

A terceira categoria mais expressiva nos aspectos positivos do programa foi „Desenvolvimento de habilidades‟. Esta categoria sintetiza as informações dos educandos através das palavras “aprender a como se prevenir”, “prevenir das drogas”, “aprender a dizer não”, “como resolver problemas”, “como lidar com situações”, “aprender a fazer escolhas”, num total de 63 respostas. Esta categoria emergiu a partir de duas dimensões: as habilidades de recusa e prevenção ao uso de drogas (através de expressões como “prevenir das drogas” e “aprender a dizer não”) e habilidades de estratégias de enfrentamento e tomada de decisões (com respostas como “como lidar com situações”, “pensar antes de agir”, “como agir com alguém novo na escola”).

A quarta categoria, „Novas aprendizagens‟ apareceu em todas as series também, com total de 61 respostas. Esta categoria expressa as opiniões positivas dos educandos em relação a experimentar o programas, através das palavras “aprender muitas coisas”, “gostei de aprender coisas novas”, “possibilidade de um programa diferente”, “curiosidades”, “oportunidade de um programa na escola”.

A quinta categoria com expressividade em relação aos aspectos positivos do programa foram „Aulas específicas‟. Esta categoria expressa as informações dos educandos sobre aulas especificas que eles consideraram como positivas do programa, num total de 45 respostas. Foram elas: Aula 1 Abertura do Unplugged (12); Aula 2 Fazer parte ou não de um grupo (14); Aula 5 Fumando a droga cigarro Informe-se (9); Aula 8 Novo no pedaço! (3); Aula 10 Estratégias de enfrentamento (2); Aula 11 Solução de problemas e tomada de decisões (4). No entanto, apesar desta categoria ter emergido nas respostas dos educandos participantes da pesquisa, o instrumento utilizado encontrou limitações, já que não é possível identificar as razões pelas quais os educandos identificaram tais aulas como mais interessantes.

A sexta categoria, „Interação entre os colegas‟ teve a menor expressividade, aparecendo apenas nas 7as. e 8as. series, no total de 14 respostas. As respostas que expressam esta categoria são “formamos um grupo”, “nossa turma melhorou muito”, “participamos e aprendemos juntos”, “participação dos alunos” e “interação nas aulas”.

A próxima tabela sintetiza as categorias emergentes em relação ao item 3 do questionário de satisfação EU-DAP, referente a opinião dos educandos participantes de aspectos negativos em relação ao programa: Tabela 12 - Categorias e distribuição das respostas, de acordo com a série dos educandos, em relação aos aspectos negativos do programa.

CATEGORIAS DE ASPECTOS

NEGATIVOS 6a. 7a. 8a. Total

Aulas específicas 18 15 10 43

Bagunça na sala de aula 21 7 6 34

Críticas ao programa 14 2 4 20

Relação com o professor 8 2 5 15

Perguntas da Apostila 9 2 2 13

A categoria mais expressiva dos aspectos negativos foi „Aulas específicas‟ e sintetiza as opiniões dos educandos em relação às aulas mais desinteressantes do programa, no total de 43 respostas. Da mesma forma que a categoria voltada para os aspectos positivos, esta categoria expressou-se pela frequência de respostas em relação a cada aula: Aula 1 Abertura (8), Aula 2 Fazer parte ou não de um grupo (4), Aula 4 Suas crenças, normas e informações refletem a realidade? (8), Aula 5 Fumando a droga cigarro, informe-se (1), Aula 6 Expresse-se (3), Aula 7 Atenção no mundo e em sua vida (5), Aula 8 Novo no pedaço! (10), Aula 9 Drogas Informe-se (1); Aula 10 Estratégias de Enfrentamento (5), Aula 12 Estabelecimento de metas (1). Da mesma forma que esta categoria analítica se expressou nos aspectos positivos do programa, em relação aos aspectos negativos o instrumento não possibilitou identificar as razões pelas quais os educandos participantes escolheram tais aulas como menos interessantes.

A segunda categoria mais expressiva em relação aos aspectos negativos descritos pelos educandos participantes foi a „Bagunça em sala de aula‟, no total de 34 respostas. Esta categoria expressa as dificuldades apontadas pelos educandos na interação em sala de aula, tanto em relação a opinião de colegas que não colaboram com o desenvolvimento da aula, através das palavras “bagunça”, “falta de respeito dos colegas”, “alunos que não se comportam” e “ninguém coopera para fazer”, bem como as dificuldades dos professores em desenvolver a aula, como as expressões “ele não pode explicar direito por questão do barulho”.

A terceira categoria mais expressiva em relação aos aspectos negativos se refere a críticas gerais em relação ao programa, com total de 20 respostas. Esta categoria busca sintetizar as opiniões negativas dos educandos participantes, numa variedade de respostas que parecem indicar o desinteresse de determinados educandos, a partir de expressões “não gostei de nada no programa”, “achei entediante”; “achei tudo ruim”. Também se insere nesta categoria duas expressões que indicavam uma crítica às metodologias que faziam com que o educando compartilhasse algo de si para o grupo, como as expressões “perguntas pessoais” e “falar da vida pessoal”.

A quarta categoria, „Relação com o professor‟, expressa às opiniões negativas dos educandos participantes referentes ao professor que implementou o programa, no total de 15 respostas. As opiniões negativas dos educandos em relação aos professores partiram de expressões como “do professor falar a verdade”, “professor escolhido”, “falas do professor”, “o jeito do professor explicar”.

A quinta categoria, „Perguntas da apostila‟, expressa a opinião negativa dos educandos sobre algumas perguntas na apostila, no total de 13 respostas. As respostas que expressam essa categoria variam de “perguntas” e “perguntas mais difíceis”, demonstrando uma dificuldade de compreensão de alguns educandos nas perguntas presentes no material do programa.

A última categoria em relação às opiniões negativas dos educandos, “Tempo curto do projeto”, apareceu apenas nas 6as. series, com total de 11 respostas. Esta categoria expressa a opinião dos educandos sobre o tempo de duração do programa preventivo, através das palavras “poucas aulas”, “acabou rápido”, “ser curto”. Esta categoria acaba expressando positivamente a satisfação com o projeto, já que indicou que os educandos gostariam que o programa ou as aulas realizadas tivessem uma duração maior do que a esperada.

De acordo com as categorias emergentes das opiniões dos educandos participantes em relação ao programa, foi possível indicar uma quanittade maior de respostas com opiniões positivas, no total de 506 respostas comparadas às 148 respostas que indicaram opiniões negativas. Também é importante destacar que as categorias emergentes da dimensão qualitativa do questionário de satisfação EU-DAP encontraram ressonâncias com as discussões realizadas nos grupos focais com as diferentes series.

A próxima etapa da dissertação pretende aprofundar qualitativamente os dados descritos pelo questionário de satisfação, a partir das discussões suscitadas em cinco grupos focais realizados com os educandos.