• Nenhum resultado encontrado

Os conceitos e as atitudes foram possíveis de serem identificados graças ao emprego dos instrumentos usados na pesquisa que permitiram todas as verificações dentro de uma realidade social, da qual fazem parte os integrantes da pesquisa de campo, tendo em vista que as definições já existentes e as produzidas neste estudo, e são parte do levantamento das circunstâncias sobre o cotidiano de uma Unidade Escolar Semi-Integral.

Constam como considerações vinculadas aos aspectos gerais, pressupostos básicos que gradativamente se delineiam no decorrer dos vários eventos e seus respectivos temas destacados pelos professores e que se relacionam. Para a construção do presente trabalho dissertativo, partiu-se das ações idealizadas e planejadas para a divulgação do pensamento pedagógico dos professores.

As contribuições derivadas dos participantes deste estudo são extensas e foram exaustivamente relacionadas como pressupostos analisáveis e são amplamente integrantes da metodologia desta investigação científica.

Os instrumentos usados para chegar às definições e os conceitos levantados e que também fazem parte do material histórico e bibliográfico, serviram para compor os capítulos anteriores a este, e configuram-se, também, neste e nos demais.

Contudo, a entrevista, contribuiu como uma das categorias de análise muito importante, pois permitiu o entendimento da formação do professorado e os relatos desses. Tudo isto foi primordial para saber o andamento do trabalho educativo com a Temática “História e Cultura Afro-Brasileira” em uma Escola de Referência.

Entre as perguntas feitas no ato das entrevistas, estão: Quais livros leram? O poder público oferece ou ofereceu formação continuada para os docentes sobre a referida temática? Há interação entre o grande grupo com equilíbrio para trabalhar a temática, tanto em sala de aula quanto entre os professores e com os vários seguimentos da Unidade Escolar? Os docentes na prática pedagógica efetivam as relações étnico-raciais?

Perante o exposto, é interessante frisar que, embora a entrevista se constitua, juntamente com o questionário, as fontes enriquecedoras sobre a realidade investigada, vale ressaltar o relato oral que foi também uma possibilidade de conhecimento da complexidade da realidade da Escola Semi-integral, porque forneceu uma grande expressividade referente ao cotidiano dos docentes em variadas ocasiões.

Conclui-se, assim, que as entrevistas parcialmente estruturadas e realizadas ao longo da investigação instigaram a busca por fontes relevantes de interesse sobre o tema e que embasam a presente pesquisa.

É interessante frisar que, embora a entrevista se constitua juntamente com o questionário as principais fontes investigativas e que o relato oral foi também uma possibilidade de conhecimento fortemente expressado pelos docentes em variadas ocasiões. Conclui-se, assim, que as entrevistas parcialmente estruturadas e realizadas ao longo da investigação, em busca de constituir uma fonte relevante de interesse.

Da mesma forma, os questionários foram tratados seguindo as recomendações de Oliveira (2003, p.50) com a sugestão: “A elaboração das questões deve estar fundamentada no problema formulado, na hipótese e teoria pertinentes ao tema pesquisado, devendo estar em relação direta com a realidade da pessoa que vai responder o questionário”. Assim, foram elaboradas perguntas abertas que permitiram respostas livres; e perguntas fechadas que delimitaram as respostas sobre o assunto investigado.

Enfim, tanto serviu de base para o conhecimento real à entrevista, como o questionário que garantiram a melhor visão para identificar as informações que foram elaboradas durante a aplicação desses instrumentos de levantamento de dados. E, por isso, foram de imensa

relevância para o planejamento dos diálogos que resultaram nas explicações descritas nas laudas deste estudo, tornando fidedignas as informações elaboradas a respeito do contexto deste complexo e panorâmico ambiente escolar.

4.3.1 Usando a multi/trans e interdisciplinaridade na metodologia da pesquisa

Três palavras fizeram parte desta metodologia: multidisciplinaridade; transdisciplinaridade e interdisciplinaridade; elas configuram, individualmente ou em conjunto, as referentes possibilidades que ligadas à praxis, transformam os efeitos dos ensinamentos que se tornam permanentes na vida dos educandos, porque a Escola é um espaço de imensa importância social, pois tudo o que acontece exteriormente é inserido neste ambiente. Estes pontos foram amplamente levados em considerações no decorrer da pesquisa de campo e na catalogação das informações.

Ressalta-se, também, nas definições de Vigotski (1998, p.6-7), que em seus estudos toma por base a conjunção social/histórica/cultural, uma abordagem abrangente que envolve fatores determinantes para o desenvolvimento das pessoas.

Certamente esta disposição não é levada em consideração à luz dos olhos de alguns na instituição educativa. E o motivo que determina este fator é a falta de formação continuada dos que trabalham com a educação. Sobre este aspecto, Pereira (2007, p.83) fala da “escola da vida” e entrever na escola oficial o ponto de partida para:

Reconhecer as tensões existentes entre a “escola do governo” e a “escola da vida” implica uma etapa de um empreendimento mais amplo que deve pensar a escola como decorrência da vida, portanto, como lugar de atitudes que superam as circunstâncias da cena política para atender às expectativas maiores da sociedade organizada. A escola da vida é a escola das pessoas interessadas na formulação de propostas humanistas que impeçam os governos de tomar medidas contrárias à justiça social.

A contribuição da escola oficial e dos que nela trabalham, e por vezes poderiam propagar o exposto. Priorizando o que está escrito no Plano Nacional de Educação, em suas metas, tão explicitas para o tratamento com a demanda afrodescendente.

Finalmente, cabe aqui lembrar os esquemas de trabalho que a escola elege por prioridade e, em especial, os que dependem da postura de alguns educadores que não primam em fazer a diferença na vida do seu aluno que é, de modo geral, atuante.

4.4 OS ENFOQUES SOBRE: OS PROFESSORES E O DIRETOR DA ESCOLA NO