• Nenhum resultado encontrado

A pesquisa baseou-se numa abordagem descritiva, com método qualita- tivo, que parte de uma prática existente em um universo conhecido, após um amplo processo de reflexão sobre os problemas delineados, destacando um deles como elemento a ser trabalhado, transformando-o em objeto de discussão e de interação social. Em seguida, retorna-se à realidade da qual o problema foi extraído, desta vez, mais estruturado e fundamentado, de modo consciente e intencionalmente transformador, numa proposta de trabalho ativo, reflexivo e reativo – sendo por isso também crítico – com o objetivo de encontrar coletivamente as respostas que elucidam os proble- mas levantados, como forma de transformação da realidade.

Pode-se observar que a ideia partiu de situações concretas, percorreu o abstrato na sua teorização e retornou ao concreto, aplicando-se à reali- dade. Na perspectiva problematizadora, este método de pesquisa encon- trou fundamentação epistemológica no pensamento dialético.

Para tanto, foi definido como instrumento de pesquisa um questionário online, para mapear a situação real do problema, a teorização e análise docu- mental. A opção pela análise de documentos se apoiou no pressuposto de que os PPC fornecem informações relevantes, podendo, por essa razão, refle- tir saberes, compreensões e práticas do coletivo do curso e da instituição. Em outras palavras, é apropriado o uso de documentos quando a pesquisa supõe estudar o problema a partir “da própria expressão dos indivíduos, ou seja, quando a linguagem dos sujeitos é crucial para a investigação”. Pode, ainda, ratificar e validar informações obtidas por outras fontes por fornecerem infor- mações sobre a natureza do contexto (LUDKE E ANDRÉ, 1986, p. 39). O objetivo da aplicação do instrumento online e da análise dos projetos peda- gógicos foi mapear a trajetória de construção dos PPC e, principalmente, conhecer os procedimentos adotados para a escolha dos documentos referen- ciais e legais que fundamentaram a elaboração desses projetos de curso. O instrumento online permitiu obter respostas que possibilitaram a com- paração de dados coletados com os documentos colhidos. O instrumento online foi elaborado e aplicado pelos Grupos de Pesquisa do Currículo Refe- rência II e teve como parâmetro as questões levantadas neste trabalho. A opção pelo questionário facilitou o tratamento e análise da informação de caráter mais informativo que reflexivo.

O instrumento online foi encaminhado aos Coordenadores de Curso das Instituições Públicas de Educação Profissional que se dispuseram a respon- der de modo voluntário. A aplicação do questionário e coleta dos dados teve a colaboração dos outros grupos de pesquisa do Currículo Referência com os quais os resultados foram socializados.

A partir dos dados coletados na análise documental e do resultado do ques- tionário aplicado, teve início o trabalho de organização e codificação dos dados. Os projetos foram numerados e mapeados segundo a análise do cor-

O universo da pesquisa foi definido utilizando-se uma amostragem não probabilística, tomando como base 32 (trinta e dois) Projetos Pedagógicos de Curso, dos 111 (cento e onze) cursos constantes na planilha disponibili- zada pela SETEC/MEC, em janeiro de 2012, para esse estudo. Nessa base de dados foram identificados 47 (quarenta e sete) tipos de Cursos Técni- cos de Nível Médio, distribuídos em novem (09) Eixos Tecnológicos relacio- nados no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Destes, quarenta e quatro (44) cursos eram subsequentes e três (03) concomitantes e da área do PRO- EJA. Deste rol de cursos, fez-se uma delimitação elegendo um curso de cada eixo e de cada tipo, observando-se ainda a distribuição regional. Prio- rizaram-se os cursos ofertados nas Instituições de Ensino Federais, naquela que tinha a maior oferta de cursos na Rede e-Tec Brasil. Com base nesses critérios, constituiu-se uma amostra que está detalhada no Quadro 4.

Quadro 4. Projetos escolhido segundo: eixo tecnológico, tipo, região, oferta

Região Esfera Eixo tecnológico Projeto/nome do curso

Norte

Federal RNT Técnico em Aquicultura Federal H&L Técnico em Eventos Federal I&C Técnico em Informática Federal G&N Técnico em Marketing Federal ASS Técnico em Meio Ambiente Federal CPI Técnico em Metalurgia

Nordeste

Estadual G&N Técnico em Administração

Estadual ASS Técnico em Agente Comunitário de Saúde Federal RNT Técnico em Agropecuária

Federal PAL Técnico em Alimentos Federal INF Técnico em Edificações Federal CPI Técnico em Eletrotécnica Estadual H&L Técnico em Eventos

Federal I&C Técnico em Informática para Internet (continua)

Quadro 4. Projetos escolhido segundo: eixo tecnológico, tipo, região, oferta

Região Esfera Eixo tecnológico Projeto/nome do curso

Sul

Federal RNT Técnico em Agricultura Federal PAL Técnico em Agroindústria Federal CPI Técnico em Automação Industrial Federal I&C Técnico em Informática Federal ASS Técnico em Meio Ambiente Federal G&N Técnico em Secretariado

Sudeste

Federal ASS Técnico em Agente Comunitário de Saúde Federal RNT Técnico em Agropecuária

Federal CPI Técnico em Automação Industrial Federal INF Técnico em Edificações

Federal H&L Técnico em Hospedagem

Federal I&C Técnico em Informática para Internet Federal H&L Técnico em Lazer

Federal I&C Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Federal ASS Técnico em Meio Ambiente

Federal G&N Técnico em Serviços Públicos Federal G&N Técnico em Serviços Públicos

Centro- Oeste

Federal PIN Técnico em Açúcar e Álcool

TOTAL 32

Estes foram os projetos aos quais se dirigiu uma análise criteriosa, para identificar a quais parâmetros foram eles relacionados para sua elaboração.

Indicadores para elaboração