• Nenhum resultado encontrado

II. DEMOCRACIA REPRESENTATIVA

2. REPRESENTAÇÃO POLÍTICA

3.4 Democracia Representativa no Brasil

No direito brasileiro, iniciando com as ordenações Afonsinas (1446), passando as Manuelinas (1514) e depois as Filipinas (1603), o Brasil já apresentava uma inclinação pela adoção das práticas representativas.

Contudo, até 1822 não podíamos nos referir em Estado Brasileiro pois, até então, o Brasil não era dotado de soberania, sendo apenas uma colônia de Portugal em que o domínio e o controle político era por ele exercido em sua

totalidade.

Com a declaração de independência por D. Pedro I, o Brasil passou a ser uma monarquia, tendo sua primeira Constituição, outorgada, em 1824, a qual determinava um governo monárquico, hereditário, constitucional e representativo, que, em seu artigo 3º prelecionava:

“Art. 3. O seu Governo é Monarchico

Hereditario, Constitucional, e

Representativo”134.

No mesmo texto constitucional, o modelo representativo também aparece nos artigos 11 e 12. In verbis:

“Art. 11. Os Representantes da Nação Brazileira são o Imperador, e a Assembléa Geral.

Art. 12. Todos estes Poderes no Imperio do Brazil são delegações da Nação”135.

Na prática, porém, havia uma centralização do poder nas mãos do monarca, relativizando o sistema constitucional e representativo descrito na Carta Imperial, posto que o Rei gozava do Poder Moderador, que lhe dava superioridade em relação aos demais Poderes Constituídos.

Devido ao excessivo autoritarismo do Imperador, iniciaram-se movimentos em busca de uma maior autonomia provincial. No Segundo Reinado, pela primeira vez no Brasil, adotou-se o Regime Parlamentarista que retardou o advento da República.

A Proclamação da República fez surgir, em 1889, a criação da Assembléia Nacional Constituinte, que promulgou, em 1891, a "Constituição

134 Constituição Política do Imperío do Brazil de 1824. 135

Provisória da República", texto constitucional que previu, de forma pioneira, o Regime Republicano, com a separação entre Igreja e Estado, o sufrágio universal, eliminou a vitaliciedade dos senadores, criou o sistema bicameral e dissolveu o Conselho de Estado, característico do Sistema Parlamentarista, bem como promoveu uma política de naturalização em massa.

O texto constitucional sofreu forte influência da doutrina estadunidense consistente no federalismo e das constituições Argentina, Suíça e a Brasileira de 1824.

Na Constituição de 1891, a representação estava prevista no artigo 1º, seguidos pelos artigos 28 e 30. In verbis:

“Art 1º - A Nação brasileira adota como forma de Governo, sob o regime representativo, a República Federativa, proclamada a 15 de novembro de 1889, e constitui-se, por união perpétua e indissolúvel das suas antigas Províncias, em Estados Unidos do Brasil. Art 28 - A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo eleitos pelos Estados e pelo Distrito Federal, mediante o sufrágio direto, garantida a representação da minoria.

Art 30 - O Senado compõe-se de cidadãos elegíveis nos termos do art. 26 e maiores de 35 anos, em número de três Senadores por Estado e três pelo Distrito Federal, eleitos pelo mesmo modo por que o forem os Deputados”136.

No século XX, com o desenvolvimento das práticas políticas no mundo, o Brasil entendeu que havia necessidade de se romper com políticas oligárquicas, para dar espaço à concretização de doutrinas de direito social. Com a Revolução de 30, concedeu-se exercício discricionário ao Poder Legislativo e Executivo para se restabelecer a organização do país, com a promessa de elaboração e promulgação de uma nova Constituição, o que ocorreu em 1934, após grandes movimentos sociais, dentre eles, a Revolta Constitucionalista de 32 em São Paulo.

Abria-se a Constituição de 1934 com a prática representativa no artigo 1º, seguido do artigo 23, in verbis:

“Art 1º - A Nação brasileira, constituída pela união perpétua e indissolúvel dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios em Estados Unidos do Brasil, mantém como forma de Governo, sob o regime representativo, a República federativa proclamada em 15 de novembro de 1889.

Art 23 - A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos mediante sistema proporcional e sufrágio universal, igual e direto, e de representantes eleitos pelas organizações profissionais na forma que a lei indicar”137.

O novo texto constitucional constitucional caracterizou-se por criar um Estado social democrático, tendo como inspiração a Constituição de Weimar de 1919. Inovou em alguns aspectos como, a adoção de várias ideologias e promoção da proliferação dos partidos políticos. Todavia, o texto constitucional não vigorou por muito tempo, acreditando alguns historiadores que tal fato de deu em razão da diversidade de ideologias adotadas que acabou por causar uma instabilidade política.

137

Com a outorga da Constituição de 1937, que tinha por objetivos preservar a segurança social, o bem estar do povo, fortalecer o Poder Executivo na figura do Presidente da República (à época Getúlio Vargas), reformar o Sistema Representativo, com a eliminação de lutas partidárias, bem como do autoritarismo exagerado.

“Art 1º - O Brasil é uma República. O poder político emana do povo e é exercido em nome dele e no interesse do seu bem-estar, da sua honra, da sua independência e da sua prosperidade.

Art 46 - A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos mediante sufrágio indireto.

Art 50 - O Conselho Federal compõe-se de representantes dos Estados e dez membros nomeados pelo Presidente da República. A duração do mandato é de seis anos”138.

No entanto, como conseqüência da adoção destes objetivos, surgia uma ditadura cada vez mais absorvente, prepotente e manipuladora que sequer obedecia aos preceitos previstos no .

Com tal conduta, os movimentos sociais da época se fortaleceram em que objetivam a instalação de uma nova Assembléia Constituinte.

Surge a Constituição de 1946, com texto de ideologia avançada, assegurando as instituições democráticas, os direitos e as liberdades públicas.

“Art 1º - Os Estados Unidos do Brasil mantêm, sob o regime representativo, a Federação e a República.

Todo poder emana do povo e em seu nome

138

será exercido.

Art 56 - A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos, segundo o sistema de representação proporcional, pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Territórios.

Art 60 - O Senado Federal, compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito

Federal, eleitos segundo o princípio

majoritário”139.

Com o Golpe Militar de 1964, que objetivava "reconduzir o País às suas tradições cristãs, republicanas e democráticas", desencadeou-se um sistema baseado na supressão das liberdades individuais. Diante dessa nova ordem política, surge a Constituição de 1967.

“Art 1º - O Brasil é uma República Federativa, constituída sob o regime representativo, pela união indissolúvel dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.

§ 1º - Todo poder emana do povo e em seu nome é exercido.

Art 41 - A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos por voto direto e secreto, em cada Estado e Território. Art 43 - O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados, eleitos pelo voto direto e secreto, segundo o principio majoritário”140.

139 Constituição dos Estados Unidos do Brasil de 1946. 140

Com a Emenda Constitucional 25, criou-se a Assembléia Nacional Constituinte, no governo do Presidente José Sarney, com a dissolução do regime militar e reabertura do processo de democratização do Brasil, ocasião em que se promulgou a Constituição de 1988, que, sem dúvida, refletiu legitimamente à vontade do povo brasileiro, sendo denominada "Constituição Cidadã", elencando um conjunto de garantias, direitos e liberdades individuais.

É nesse , elaborado após 20 anos de ditadura militar, que a prática representativa vem descrita no Preâmbulo da Carta Constitucional, no artigo 1º, como princípio da república, bem como nos artigos 45 e 46:

“Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma

sociedade fraterna, pluralista e sem

preconceitos, fundada na harmonia social e

comprometida, na ordem interna e

internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

Art. 1º - A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal.

Art. 46 - O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito

Federal, eleitos segundo o princípio

majoritário”141.

3.5 Reforma Política – Principais Temas de Discussão: Fidelidade Partidária.