• Nenhum resultado encontrado

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA AEROESPACIAL – DCTA

Como é possível verificar na Figura 22 abaixo, os Estados visitados foram São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás

4 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS DE PESQUISA

4.8 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA AEROESPACIAL – DCTA

4.8.1 Apresentação dos dados

Na sequência, encontram-se os resultados da pesquisa realizada com a finalidade de identificar as barreiras e os facilitadores, relativos a pessoas, processos, tecnologias e liderança, durante o processo de implantação do Programa de Gestão de Conhecimento no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial.

Quadro 36: Questionário DCTA PESSOAS

BARREIRAS FACILITADORES

QUESTIONÁRIO

Não existem procedimentos de GC institucionalizados para a captura e disseminação do conhecimento organizacional. Existem iniciativas localizadas em cada Instituto do DCTA.

O DCTA não conseguiu esclarecer sobre a importância e necessidade do procedimento. Para fora das equipes de pesquisa existem ainda certas restrições de compartilhamento de

conhecimentos. O que, em certos casos, por se tratar de pesquisa sigilosa, estas restrições são necessárias.

Não. As iniciativas de GC no DCTA são de grupos e de alguns assessores.

Não existe um programa institucional de capacitação em GC.

Sim. É considerado vital para o Centro.

Sim. Se o DCTA informar sobre a importância da autoavaliação e como será utilizado este procedimento.

Entre as equipes de pesquisa, sim. A Divisão de Gestão da Inovação – DGI está trabalhando em um projeto de implantação de um portal colaborativo e de criação de comunidades de prática para projetos de PD&I.

No DCTA existem diversos profissionais com mestrado e doutorado na área de GC.

PROCESSOS

Devido à complexidade e

abrangência do setor aeroespacial e de Defesa, o DCTA tem suas competências essenciais muito ampliadas.

A implantação de indicadores de desempenho para a C&T é muito complexa. Diversos fatores externos e sem possibilidade de

Sim. Acredito que o DCTA tem definido suas competências essenciais e estão alinhadas à missão e objetivos do Centro. Ainda não, embora haja

procedimentos para avaliação de desempenho em diversas

atividades do DCTA. O TCU está aumentando a cobrança na Continua

Continuação

BARREIRAS FACILITADORES

influência por parte do DCTA afetam o desempenho

institucional.

Como instituição pública, o DCTA é obrigado a seguir a legislação e, na maioria das vezes, essa legislação impede a melhoria dos processos visando alcançar melhor desempenho.

Não tem havido reposição de profissionais no DCTA. Um grande percentual de servidores está em período de aposentadoria e não tem havido aprovação para concurso de novos servidores. A estrutura organizacional do DCTA, dividida em Institutos é extensa, o que é certamente um importante fator dificultador para a formalização desse processo. Em termos de coleta e

compartilhamento de conhecimentos nas áreas de pesquisa, os pesquisadores têm uma interação espontânea dentro de sua área de atuação.

A estrutura organizacional do DCTA é o principal fator dificultador para um sistema de GC unificado.

efetivação de indicadores de desempenho.

Sim. Existe a preocupação de melhoramento contínuo dos processos.

Sim. Os profissionais envolvidos dominam os conhecimentos necessários à execução das atividades.

No geral, não. Esse processo é realizado em cada Instituto e Divisão do DCTA de maneira própria, não sistêmica. Sim. Embora sejam sistemas localizados e com objetivos específicos. Na DGI, estamos trabalhando para implantar um portal colaborativo e comunidades de prática.

Continuação

BARREIRAS FACILITADORES

TECNOLOGIAS

No geral, não existem barreiras consideradas. Apenas algumas específicas que não afetam demasiadamente a atividade de suporte.

Embora não possa ser considerada “barreira”, a preocupação com a divulgação de informações sigilosas é um fator importante para as atividades de GC no DCTA.

Não conheço nenhuma barreira para essas atividades no DCTA. A dificuldade legal para aquisição de softwares e hardwares. A lei de licitação exige o cumprimento de muitos aspectos.

Não conheço nenhuma barreira para essas atividades no DCTA. Não conheço nenhuma barreira para essas atividades no DCTA.

Sim. Em termos de TI, o campus DCTA é coberto por uma rede de comunicação de dados muito boa. Equipamentos, softwares e pessoal especializado dão suporte às necessidades do DCTA. Totalmente.

Totalmente. O DCTA está preparado para atuar em todas essas atividades.

Sim. Tanto em termos de software quanto em termos de hardware. Sim. Todos os setores do DCTA estão interconectados, tanto pela internet quanto pela intranet. Sim. Totalmente.

LIDERANÇA

Não percebo isso nas ações dos diretores. Nós, assessores,

procuramos agir e propor soluções para a implantação da GC no DCTA.

Embora haja o reconhecimento por parte da direção, ações para o alinhamento são realizadas pelos diversos Institutos do DCTA e, para que haja esse alinhamento, é necessária uma coordenação constante. Isto é o foco do nosso

Sim. Por ser um Centro de Pesquisa, esse reconhecimento existe.

Conclusão

BARREIRAS FACILITADORES

trabalho.

Existem no DCTA várias iniciativas de implantação de processos de GC, mas não especificamente na formalização da autoavaliação.

Não. As avaliações são realizadas pelos setores, mas sem a ligação com a GC.

Fonte: DCTA (2012).

4.8.2 Análise e identificação dos Fatores Críticos de Sucesso

Considerando-se que a organização não apresentou os dados do gráfico referente ao grau de maturidade inicial, torna-se inviável a análise com as barreiras e os facilitadores, resultado do questionário respondido por técnicos da organização, com o objetivo de extrair os fatores críticos de sucesso (FCS).

Quadro 37: Análise do questionário aplicado no DCTA

DIMENSÃO BARREIRAS FACILITADORES

PESSOAS Inexistência de procedimentos de GC. Pouca importância atribuída a GC. Restrições ao compartilhamento. Não existe capacitação prática de GC. Base de conhecimento de GC. PROCESSOS DE GC Muitas competências essenciais. Dificuldades na implantação de indicadores. Estrutura organizacional muito grande. Competências essenciais alinhadas a missão e objetivos. Existência de indicadores de desempenho. Continua

Conclusão

DIMENSÃO BARREIRAS FACILITADORES

TI Legalidade, dificuldade de licitação. Rede muito boa de comunicação.

LIDERANÇAS Falta de coordenação nas iniciativas de GC. A Liderança reconhece a importância de GC. Fonte: Elaborado pela Autora (2015).

Relata-se que a DCTA participou do primeiro encontro de sensibilização, fizeram a proposta que foi entregue à sua direção, mas não houve sequência para que possibilitasse o encaminhamento do processo de GC na organização.

4.9 INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA – ITA