• Nenhum resultado encontrado

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS – SEE

Como é possível verificar na Figura 22 abaixo, os Estados visitados foram São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás

4 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS DE PESQUISA

4.5 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS – SEE

4.5.1 Apresentação dos dados

As respostas da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais – SEE referente ao processo de implantação do Programa de Gestão de Conhecimento podem ser assim descritas.

Quadro 27: Questionário SEE/MG PROCESSOS

BARREIRAS FACILITADORES

QUESTIONÁRIO Com vistas à obtenção de vantagens comparativas, a formalização da GC na SEE poderá contribuir para maior agilidade na tomada de decisões. (por exemplo, os atores

responsáveis pela GC na pasta poderão estimular a realização de benchmarking, para manter atualizado o status quo das iniciativas relacionadas à educação, nacional e internacionalmente).

A prática da GC poderá facilitar no reconhecimento de quais são os temas e funcionários que merecem ser alvo de capacitações mais ou menos frequentes. Por fim, destaca-se que a GC poderá auxiliar na sistematização das informações obtidas por meio de grupos de trabalhos internos à própria pasta, bem como do conhecimento produzido juntamente com diversos outros órgãos públicos e/ou privados.

A alta administração possui uma linha clara de atuação, consoante à diretriz geral do governo de Minas para a SEE, para melhorar a educação do Estado, mobilizando sempre os atores e órgãos necessários à viabilização prática da estratégia de atuação da pasta. Os propósitos de atuação da SEE são bastante definidos. Os

funcionários atuam conscientes de suas responsabilidades, o que vem possibilitando alto desempenho institucional e o alcance de satisfatórios resultados educacionais.

Por meio de iniciativas próprias, em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG) e com a Fundação João Pinheiro (FJP), os funcionários da SEE são

frequentemente capacitados, com o objetivo de obterem

aprimoramento nas práticas ligadas à Administração Pública e em temas pedagógicos.

A SEE reconhece a necessidade de os atores, diretamente implicados na execução dos Programas e Projetos, estarem preparados para lidar com as Continua

Conclusão

BARREIRAS FACILITADORES

incertezas e imprevistos.

Conhecer estratégias preventivas e aquelas capazes de minimizar ou eliminar riscos e crises faz parte da rotina de trabalho da SEE. TECNOLOGIAS

Sendo o sistema educacional mineiro bastante extenso e complexo, a possibilidade de concentração de informações on- line em um único local pode auxiliar o desenvolvimento da GC.

A Intranet está sendo replanejada e pode representar outra ótima oportunidade de

compartilhamento de informação entre todos os órgãos da SEE, sobretudo, no momento em que esta pasta reconhece os méritos de desenvolver políticas relacionadas à GC.

Entre as iniciativas de TI destacam-se a utilização de Intranet, o sítio na WEB (www.educacao.mg.gov.br) e o Centro de Processamento de Dados. Este Centro cuida de todos os serviços on-line realizados pela pasta, tais como cadastramento escolar, controle de designação de professores, softwares voltados para a educação e o blog da SEE. Todas as pessoas que trabalham na SEE têm acesso à internet e a um e-mail institucional. As informações disponíveis no site da SEE são atualizadas de maneira altamente tempestiva. A alta gerência reconhece a necessidade de estimular a colaboração entre todos os funcionários da SEE Fonte: SEE (2014).

4.5.2 Análise e identificação dos Fatores Críticos de Sucesso

O Gráfico 5, da página 175, apresenta o nível de maturidade inicial da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais.

Gráfico 5: Análise do questionário aplicado na SEE/MG

Fonte: SEE (2014).

Analisando os critérios apresentados, podemos considerar: Tecnologia 22 pontos; Resultados de GC, 6 pontos; Processos de GC, 9 pontos; Pessoas, 13 pontos; Liderança, 12 pontos, Processo, 19 pontos; Aprendizagem e Inovação, 16 pontos. Totalizando 97 pontos, o que indica que a organização se encontra no nível reação. Demonstra que a organização ainda não tem o entendimento da importância dos processos de GC, para a busca dos seus princípios de busca da eficiência, melhoria da eficiência, qualidade e efetividade social e a eficiência com relação à legalidade, fator importante no serviço público.

Prosseguindo a análise, e utilizando os critérios de avaliação da maturidade inicial apresentados na Quadro 27, da página 173, em relação às barreiras e facilitadores, que foram levantados com o auxílio de questionário junto à organização e apresentados na síntese do Quadro 28, na página abaixo, tem-se que:

Quadro 28: Análise do questionário aplicado na SEE/MG

DIMENSÃO BARREIRAS FACILITADORES

PESSOAS Base de

conhecimento. Início de preparar o RH ao processo de GC. PROCESSOS DE

GC Não existe o processo de GC implementado.

Existe a consciência da necessidade de implantar o processo de GC.

Conclusão

DIMENSÃO BARREIRAS FACILITADORES

TECNOLOGIA Não existe sistema integrado de tecnologia voltado à GC. Consciência da necessidade de integrar os sistemas.

LIDERANÇA Não foi

respondido. A alta gerência reconhece a necessidade de estimular a colaboração entre todos os funcionários da SEE. Fonte: Elaborado pela Autora (2015).

Critério Tecnologia - 22 pontos - tem a melhor avaliação, mas não atende as necessidades de GC, que é principalmente a integração das informações e acessibilidade a todo o corpo técnico.

Critério Resultado de GC - 6 pontos - mostra que o processo ainda se encontra no estágio inicial de implantação.

Critério Processos de GC - 9 pontos - reflete a necessidade de investir nas pessoas para que, com maior conhecimento da importância do processo de GC, possam avançar na sua implantação e colher seus benefícios.

Critério Pessoas - 13 pontos - sendo a Secretaria de Estado de Educação uma organização intensiva em conhecimento, mas sem o conhecimento da importância de GC, é importante mais investimento nas pessoas em termos de aquisição de conhecimento e critérios de valorização profissional para que os resultados possam ser reconhecidos e, principalmente ter mapeado o quadro de talentos.

Critério Liderança - 12 pontos - aponta uma das dificuldades do setor público, a rotatividade das lideranças, fazendo com que a condução do processo de implantação de um processo inovador, como é o de GC, possa ser conduzido com a agilidade que se faz necessário. O enfrentamento de uma greve durante o processo atrasou o processo de implantação do de GC.

Critério Processo - 19 pontos - mostra a importância do mapeamento dos processos já existente para identificação dos conhecimentos e sua nova engenharia, a fim de servir como base para processo de GC.

Critério Aprendizagem e Inovação - 16 pontos - confirma a Secretaria como uma organização intensiva em conhecimento, mas mesmo assim, a importância da flexibilização para que, principalmente

o aspecto inovação, tão complexo para organizações públicas, passe a ser um diferencial.

Após análise acima, podemos concluir como fatores críticos de sucesso liderança, orçamento e legalidade são aspectos diferenciados e inerentes a organizações públicas.

Quadro 29: SEE/MG FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO - Liderança - Orçamento - Arcabouço Legal Fonte: Elaborado pela Autora (2015).

Esses fatores críticos de sucesso são assim conceituados:

LIDERANÇA - esta área cobre questões de liderança como modelos de gestão e alinhamento de metas. A área lida com as funções dos gerentes, mas também de outros participantes ligados ao staff de suporte em atividades de gestão do conhecimento. (EHMS & LANGEN, 2002).

ORÇAMENTO – O Orçamento público é um instrumento de planejamento e execução das Finanças públicas. Na atualidade, o conceito está intimamente ligado à previsão das Receitas e fixação das Despesas públicas. No Brasil, sua natureza jurídica é considerada como sendo de lei, em sentido formal, apenas. Isso guarda relação com o caráter meramente autorizativo das despesas públicas ali previstas. O orçamento contém estimativa das receitas e autorização para realização de despesas da Administração Pública direta e indireta, em um determinado exercício, que, no Brasil, coincide com o ano civil.

ARCABOUÇO LEGAL - é um atributo jurídico de qualquer ato humano ou pessoa jurídica que indica se, é ou não, contrário à lei, se está, ou não, dentro do permitido pelo sistema jurídico, seja expressamente ou implicitamente. Se este atributo for positivo, diz-se que é legal, caso contrário é ilegal.