• Nenhum resultado encontrado

RELEVÂNCIA, INEDITISMO E ORIGINALIDADE DA PESQUISA

1 DELINEAMENTO DA PESQUISA 1.1 INTRODUÇÃO

1.6 RELEVÂNCIA, INEDITISMO E ORIGINALIDADE DA PESQUISA

estudo do EGC, é um fenômeno que requer uma compreensão interdisciplinar para ser estudado já que necessita uma série de aportes teóricos para ser conceituado.

Por outro lado, o campo da administração pública já é um campo interdisciplinar que se na articula em disciplinas como sociologia, economia, história, psicologia e ciência política.

A proposta do presente trabalho caracteriza-se como interdisciplinar ao considerar demandas no âmbito social e necessidades de desenvolvimento da gestão pública, por pretender estimular a criação de novos conhecimentos - com interesse na criação coletiva, na valorização de instrumentos que permitam o armazenamento, compar- tilhamento e utilização do conhecimento, e, por encorajar a inovação continuada com vistas à consecução de resultados comparativamente melhores.

Além disso, esta pesquisa segue o caminho de outras realizadas no Programa, como, por exemplo, a de Fábio Ferreira BATISTA, sobre o “Modelo de Gestão do Conhecimento para a Administração Pública Brasileira: como implementar a Gestão do Conhecimento para Produzir Resultados em Benefício do Cidadão”, a de Mohana Faria DE SÁ, sobre “Avaliação de Práticas de Gestão do Conhecimento de Parques Tecnológicos: Uma Proposta para apoio à Gestão Pública” e, finalmente, a de Esperidião AMIN Helou Filho, sobre “Um Modelo de Gestão Pública por Indicadores de Sustentabilidade em associação com Observatórios Urbanos”. Ver observação Fábio e pesquisar outras pesquisas no EGC.

1.6 RELEVÂNCIA, INEDITISMO E ORIGINALIDADE DA PESQUISA

Estudos sobre o processo de implantação de gestão do conhecimento no setor público, em especial, no setor público brasileiro, são contemporâneos. Pode-se distinguir como tema emergente ao se vincular o substantivo “maturidade” - etimologicamente do latim, maturitas -, razão pela qual a relevância da pesquisa pauta-se na busca da eficiência e da eficácia necessárias ao desenvolvimento da gestão do serviço público brasileiro.

Assim, avaliar a maturidade da gestão do conhecimento implementada em órgãos e entidades da Administração Pública brasileira significa aprofundar-se, de forma teórica e prática, na identificação dos modelos referenciais para a avaliação da maturidade da gestão do conhecimento - inicial e sua evolução durante o processo -, com vistas a propor inovações para a Administração Pública.

A relevância deste estudo está centrada no desenvolvimento de um instrumento que permita aos órgãos e entidades da Administração Pública avaliar a maturidade de gestão do conhecimento, sua evolução com indicadores de eficiência e de eficácia, bem como, seu resultado nas ações da gestão pública.

A verificação do ineditismo do tema deu-se por intermédio, inicialmente, da busca sistemática da literatura, a partir da base de dados da Scopus, considerada a maior fonte referencial de literatura científica revisada por pares, com mais de quarenta e seis milhões de registros, aproximadamente 19.500 títulos e mais de 5.000 editoras mundiais (ELSEVIER, 2013).

Ao serem cumpridas as etapas de busca sistemática, chegou-se ao limite, com o levantamento dos termos: ((TITLE-ABS-KEY(maturity)) AND ((("knowledge management")) AND ("public administration")) AND (Brazilian)). Como resultado, apresentaram-se dois artigos, ambos sem relações específicas com o tema ora escolhido. Tal descrição é minudenciada nos Procedimentos Metodológicos do presente trabalho e replicada no Quadro 1 na página 39.

Quadro 1: Pesquisa de termos - Scopus

Outra forma de pesquisa para caracterizar o ineditismo de um tema, esta mais aberta, é por meio do Scholar Google, pela busca específica (entre aspas) do tema e com utilização do pdf (portable document format) para evitar spans e especificar trabalhos de cunho acadêmico, conforme descrito no Quadro 2, abaixo.

A busca pelos termos “maturidade da gestão do conhecimento” na “Administração Pública brasileira” resulta em um único trabalho: uma dissertação, cujo termo “maturidade” não consta ao longo de toda a pesquisa. E, a busca dos termos “maturidade da gestão do conhecimento” resulta em três trabalhos, também sem vínculos específicos com o tema da presente pesquisa.

Quadro 2: Pesquisa de termos – Scholar Google Critérios de busca

 Geral: (  ) Pesquisar na WEB / ( ) Pesquisar páginas em português

 Período: (  ) A qualquer momento / ( ) Período específico  Classificar: (  ) Por relevância / ( ) Por data

 Incluir: (  ) Patentes / (  ) Citações Busca de termos Resultados “maturidade da gestão do conheciment o” pdf Três (3) resultados:

1) Artigo: Avaliação da gestão do conhecimento: modelos de mensuração.

JUNGES, F. M.; BORGES, M. L. Avaliação da gestão do conhecimento: modelos de mensuração.

In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. XXX., São Carlos, 2010.

Disponível em:

<http://www.projeto.unisinos.br/gp_gestaoconhecime nto/>. Acesso em: 18 maio 2013.

- Objetivo: analisar modelos de avaliação de GC. - Avaliação: não envolve Administração Pública. 2) Dissertação: Plano de Negócios: uma abordagem baseada na gestão do conhecimento.

MACHADO, E. Plano de negócios: uma abordagem baseada na gestão do conhecimento. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento). Universidade Federal de Continua

Conclusão Busca de

termos Resultados

Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

- Objetivo: incorporar a GC na elaboração do Plano de Negócios.

- Avaliação: maturidade abordada especificamente nas perguntas de pesquisa, sem base teórica.

3) Artigo: Asociaciones entre madurez de gestión del conocimiento y desempeño innovador: organización y personas, y interpretación.

ARIAS PÉREZ, J. E. Associations between the maturity of knowledge management and innovative performance: organization and people, and

interpretation. Revista Lasallista de Investigación, v. 9, n. 1, p. 86-95, 2012.

- Objetivo: Associar a maturidade da GC entre as pessoas e a organização.

- Avaliação: O foco do trabalho é no desempenho organizacional voltado à inovação.

Fonte: Scholar Google (2013).

Por conseguinte, com base nos resultados oriundos da busca sistemática, a originalidade da pesquisa está no acompanhamento e na avaliação de implantação de maturidade de GC, mas principalmente, na concepção de um framework para avaliar a maturidade da GC em organizações públicas. Essa proposta encontra fundamento em Khatibian et al. (2010), para quem novos modelos de maturidade devem ser desenvolvidos para verificar a maturação de processos e políticas de maneira mais específica.

Outrossim, tanto no âmbito acadêmico, mas, sobretudo no social, os resultados podem contribuir para o desenvolvimento da questão, seja com base na estratégia propositiva de possibilitar a elaboração de um instrumento de análise de evolução, com relação ao grau de maturidade da gestão do conhecimento, seja pelo entendimento multifacetado e multidisciplinar que técnicos podem expor, ou ainda, por eventuais insights que a pesquisa pode proporcionar aos gestores para viabilizarem melhor e com mais maturidade o serviço público.